terça-feira, 30 de abril de 2013

Fatos Históricos de hoje, 1º de maio- por J.Rodrigues


Hoje é o dia 1º de maio, terça-feira – Décima oitava semana do ano. — De janeiro a hoje passaram 122 dias. Faltam 244 dias para o fim do ano. — Estação: Outono. Lua crescente. — Signo de Touro. — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO VEULIAH e devem rezar o Versículo 14 do Salmo 87 para obter maior proteção.
Pensamento do dia: A pedra custa a esquentar mas demora muito mais para esfriar.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA - Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho. O progresso da humanidade foi feito pelo trabalho das mãos em  harmonia com o que pensa  o cérebro. Os pesquisadores e tecnólogos constroem as máquinas. O homem simples cultiva a terra. Mãos anônimas tecem. O professor leciona. O médico vigia pela saúde. A Universidade de Caxias do Sul, desde 1967, preparou acima de 70 mil profissionais para o exercício das mais diversas profissões. São trabalhadores e cidadãos qualificados que propulsionam o nosso progresso, atuam na sociedade e fazem a diferença no desenvolvimento integrado da região da serra gaúcha e do país.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 1º DE MAIO - DIA DO TRABALHO, instituído pela lei 4859, de 26 de setembro de 1924. É festejado em vário países do mundo. FERIADO NACIONAL, instituído pela lei 662/ 1949, em homenagem ao DIA DO TRABALHO.

O DIA DE HOJE, 1º DE MAIO, 1º DE MAIO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1707 – LONDRES – INGLATERRA - Criação do Reino Unido da Grã-Bretanha, com a  união política entre a Inglaterra e da Escócia e também Gales, parte da Inglaterra desde o século XVI.
1802  – PARIS – FRANÇA - Os Liceus são criados em França.
1886 – CHICAGO – ESTADOS UNIDOS - Operários em Chicago entram em greve exigindo  jornada de oito horas. A repressão policial causou a morte de um operário, uma manifestação é organizada e sete policias são mortos. Oito líderes são julgados e quatro condenados à morte.
1889 –         PARIS – FRANÇA  - Socialistas resolvem que o dia de 1o de maio seria o Dia Internacional dos Trabalhadores em memória as vítimas de Chicago.
1904 – PANAMÁ - Os Estados Unidos ocupam o Canal do Panamá.
1931- NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS - O Empire State Building, na época o prédio mais alto do mundo, é inaugurado em Nova Iorque.
1945 – BERLIM – ALEMANHA – Os russos invadem Berlim e Joseph Goebbels comete suicídio
1948 – CORÉIA DO NORTE - Proclamada a República Democrática Popular da Coreia  do Norte.
1967 – NICARAGUA - Anastásio Somoza Debayle se torna presidente da Nicarágua.
1960 – MOSCOU – RÚSSIA - Derrubado  avião americano e capturado o piloto Francis Gary Powers. O primeiro-ministro Kruschev disse que o fato era  provocação contra o seu país.
O DIA DE HOJE, 1º DE MAIO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1500 – ILHA DE VERA CRUZ - Pero Vaz de Caminha manda carta ao Rei de Portugal Dom Manuel I, o Venturoso, e  narra a descoberta da ‘’Ilha de Vera Cruz’’.
1829 – MECEJANA – CEARÁ - Nasce José de Alencar, autor de O Guarani (1857) e Iracema(1865).
1842 – RIO DE JANEIRO- A Câmara Federal Brasileira é dissolvida por decreto pela primeira vez.
1880 – SACRAMENTO – MINAS GERAIS - Nasce Eurípedes Barsanulfo, educador da doutrina espírita.
1906 -SÃO PAULO -  É festejado pela primeira vez em São Paulo o Dia do Trabalhador.
1938 – RIO DE JANEIRO - O Presidente Getúlio Vargas institucionaliza o Dia do Trabalho.
1943 – RIO DE JANEIRO – O Presidente Getúlio Vargas aprova a Consolidação das Leis do Trabalho, obra dos advogados José Segadas Viana, Dorval Lacerda e Arnaldo Lopes Sussekind.
1949 – RIO DE JANEIRO - O Presidente Gaspar Dutra decreta feriado nacional o Dia do Trabalho.
1954 – RIO DE JANEIRO - Getúlio Vargas concede reajuste de 100% ao salário-mínimo.
1974 – BRASILIA – Governo brasileiro cria o  Ministério da Previdência Social, pela Lei 6.036, e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
1991 – BRASÍLIA - O Presidente Collor propõe lei de patentes para a indústria farmacêutica.
1994 – IMOLA – ITÁLIA  - Ayrton Senna morre em um acidente da formula 1 em Imola, na Itália.
O DIA DE HOJE, 1º DE MAIO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1841 – REVOLUÇÃO FARROUPILHA - José Garibaldi desliga-se do movimento farroupilha, após colóquio com o presidente Bento Gonçalves. Parte para o Uruguai, com Anita e o  filho Menotti. Leva considerável tropa de gado, grande parte perdida até chegar a Montevidéu.
1875 – SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ - Criação, pela lei 995, do município de São Sebastião do Caí, desmembrado de São Leopoldo. São Leopoldo originou-se de Porto Alegre.
1885 – SANTANA DO LIVRAMENTO - Nasce Pedro Otávio de Alencastro, poeta e jornalista.
1907 – PORTO ALEGRE - Nasce Anor Butler Maciel, advogado e ensaísta.
1916 – BENTO GONÇALVES - Nasce Dom Luís Felipe de Nadal, Bispo Católico de Uruguaiana.
1927 – PORTO ALEGRE - Nasce Alberto Marchiori da Fontoura, jornalista e filósofo.
1957 – ANTONIO PRADO - Nasce Frei Hildo Conte, Doutor em teologia moral e mestre em meios de comunicação social, em Roma (Itália). Publicou obras no seu ramo de formação e pesquisa. Professor na Estef e PUC, Porto Alegre.
SANTO DO DIA DE HOJE, 1º DE MAIO – SÃO JOSÉ OPERÁRIO – Cristo quis ser um trabalhador, passando grande parte de sua vida na oficina de São José, o santo das mãos calejadas, o carpinteiro de Nazaré.  Escrevia o Papa Leão XIII: ‘’Os proletários e os operários têm direito de recorrer a São José… José, de fato de família real, unido em matrimônio com a mais santa e a maior entre as mulheres, considerado como o pai do filho de Deus, não obstante tudo passou a vida a trabalhar e tirar do seu trabalho de artesão tudo o que era necessário ao sustento da família’’.
O DIA DE HOJE,  1º DE MAIO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1856 – GRAVATAÍ - Nasce Leonel (Soares) de Vargas,  jornalista em Caxias do Sul.
1875 – PORTO ALEGRE - A lei 995 cria a comarca de São João do Caí, constituída pelos termos de São João do Montenegro e São Sebastião do Caí.
1875 – PORTO ALEGRE - Pela lei 989, é criada a freguesia de São Salvador e fixados limites.
1877 – CAXIAS DO SUL - O Pe. Antônio Passaggi é nomeado capelão da Colônia Caxias.
1890 – SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ - Junta Municipal apoia a emancipação  da ex-colônia Caxias.
1915 – ENCANTADO - Em meio a grandes festividades, instalação do município.
1938 – ANTÔNIO PRADO – Morre após missa na Capela Santa Ana, o Pe. Luiz Sávio, italiano, do Piemonte.  Trabalhou em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Antônio Prado.
1946 – NOVA PRATA - É fundado o Aeroclube local,  primeiro presidente Ermindo Cherubini.
1946 – CEBAE – ITÁLIA  - Morre Frei Ambrósio de Saint-Mury, sacerdote capuchinho, de nacionalidade francesa, que integrou a missão do Rio Grande do Sul.  Foi vigário de Veranópolis.
1947 – NOVA PRATA – Assume o comando do município até 15 de dezembro seguinte, Ermindo Cherubini, nomeado pelo Governador do Estado.


"Corrupção e violência, ensinava o filósofo Norberto Bobbio, são os dois tipos de câncer que destroem a democracia."
"Corrupção e violência, ensinava o filósofo Norberto Bobbio, são os dois tipos de câncer que destroem a democracia."
A corrupção passou a ser condição da governabilidade. É essa a justificativa de dirigentes de partidos do governo para sua cumplicidade no enterro dos escândalos parlamentares. A diferença com o regime militar é uma só: substituiu-se a violência e a tortura pela corrupção como suposta condição para ter segurança e governar.
Corrupção e violência, ensinava o filósofo Norberto Bobbio, são os dois tipos de câncer que destroem a democracia. No regime militar sacrificou-se a democracia em nome da segurança, elemento da governabilidade. Hoje a situação mudou e se usa o mesmo pretexto para fazer engolir o conluio ou a indulgência com a corrupção. Não sendo apanágio apenas de um governo, o vício se agrava ano a ano.
Nem a seriedade dos últimos escândalos, que comprometem instituições inteiras, conseguiu alterar a complacência dos governos, que pode não ser eterna, mas tem se revelado infinita enquanto dura.
Outro escândalo, agora de caráter intelectual, é que os politicólogos julgam o sistema de ´presidencialismo de coalizão´ como perfeitamente funcional, pois produziria governabilidade. Aparentam-se os nossos sábios aos fundamentalistas do mercado, que também acreditavam na neutralidade moral do mercado, que seria auto-regulável, capaz de se corrigir automaticamente.
Em ambos os casos, os resultados justificariam os meios. Contudo, o derretimento do mercado financeiro mostrou que as torpezas e falcatruas dos operadores acabam por provocar degeneração funcional, destruindo a própria instituição. A moral e a ética não são adornos para espíritos delicados, mas componentes indispensáveis ao bom funcionamento de qualquer sistema.
Isso não vale apenas para os mercados. A Primeira República italiana, que resistira ao desafio de governabilidade devido à presença do maior Partido Comunista do ocidente, se desmoronou à luz da corrupção desvendada pela Operação Mãos Limpas. A República Velha brasileira afundou no pântano da corrupção eleitoral e foram os escândalos que puseram fim à carreira e vida de Getúlio Vargas. Não passa de auto-ilusão a idéia de que a economia cresce e o país se desenvolve apesar da corrupção e dos escândalos. Também na Itália, o ´milagre econômico´, o dinamismo, a inovação pareciam legitimar um sistema decadente. Com o tempo, a corrupção e o fracasso na reforma das instituições produziram o inevitável: a estagnação e o desaparecimento do dinamismo. Seria diferente aqui onde os mesmos vícios tendem a produzir idênticos efeitos?
Quando foi assassinado o juiz Giovanni Falcone, Bobbio chocou a opinião pública ao declarar que sentia vergonha de ser italiano e deixaria o país se fosse mais jovem. Recompôs-se depois desse momento de abatimento moral. Neste centenário do seu nascimento, a capacidade de se indignar do velho filósofo tem sido evocada ao lado da lição do grande poeta Giacomo Leopardi.
Numa das incontáveis horas amargas da Itália, dizia o poeta: ´Se queremos um dia despertar e retomar o espírito de nação, nossa primeira atitude deve ser não a soberba nem a estima das coisas presentes, mas a vergonha´. No panorama de miséria moral de nossas instituições, deve-se escolher entre a atitude de soberba e estima das coisas presentes da propaganda complacente e a vergonha regeneradora do país futuro.
postado por ;IMB

Assaltantes roubam agência do Banco do Brasil em Miguel Alves


O subcomandante da Rone, capitão Fábio Abreu confirmou a informação que de quatro assaltantes e o gerente do Banco estão mortos. O gerente teria sido alvejado com tiro durante a fuga, dentro do carro. Já os bandidos morreram durante confronto com policiais, que montaram uma barreira numa estrada vicinal por onde os acusados tentavam fugir. 

Os outros dois assaltantes fugiram a pé pelo matagal em direção as cidades de Barras ou de Porto, que fazem limite com Miguel Alves. Cerca de 20 policiais fazem o cerco, entre eles o capitão Fábio Abreu. Estamos acompanhando, em estado de alerta, às informações que chegam de Miguel Alves-Pi sobre o assalto que ocorreu na manhã de hoje em uma agência do Banco do Brasil. Leia (abaixo) notícias dos Portais: G1-Piauí e Meio Norte.com, ainda desencontradas. A qualquer momento traremos mais informações, aguardem!

Polícia persegue quadrilha que assaltou banco em Miguel Alves
Homens armados chegaram atirando e invadiram a agência, diz coronel.
Polícia confirma que dois suspeitos do assalto já foram capturados.

GERENTE DO BANCO DO BRASIL DE MIGUEL ALVES-PI LEVOU UM TIRO NA CABEÇA




Acima, a fotografia do gerente, Ademyston Rodrigues, que foi levado como refém e foi atingido à queima roupa com um tiro na cabeça no assalto à agência do Banco do Brasil de Miguel Alves-PI. Ele era casado e tinha uma filha. Os outros dois reféns foram liberados pelos bandidos e não estão feridos.

Uma agência do Banco do Brasil do município de Miguel Alves, Norte do Piauí, foi assaltada por volta das 11h desta terça-feira (30). Segundo o comandante de Operações Especiais da Polícia Militar, coronel José Albuquerque, sete homens armados entraram na cidade atirando e invadiram o banco.

“As informações que temos é que o bando fugiu em um veículo levando todo o dinheiro roubado. Houve troca de tiros com a polícia, e dois dos criminosos foram feridos e capturados”, informou Albuquerque.

Ainda de acordo com o comandante, equipes do Batalhão Operação Especiais (Bope) e do Ronda Ostensiva de Naturezas Especiais (Rone) já foram enviadas para cidade, que fica a 113 quilômetros de Teresina. “Em uma ação rápida, a polícia da região já conseguiu capturar parte da quadrilha e está fazendo um cerco aos outros suspeitos. Nós enviamos equipes da capital para ajudar nas prisões”, afirmou o coronel Albuquerque.

Um grupo de assaltantes roubou na manhã desta terça-feira a agência do Banco do Brasil de Miguel Alves, a 110 km de Teresina. Os assaltantes ainda tentaram assaltar outro banco no município. Os assaltantes estavam fortemente armados. A população ficou apavorada e houve troca de tiros entre policiais e assaltantes.

A Polícia da vizinha cidade de União foi acionada para reforçar a operação. Informações dão conta que oito assaltantes participaram da ação criminosa, e de que pelo menos três bandidos morreram. O gerente do banco também morreu. Os bandidos foram surpreendidos com uma barreira na saída para a cidade de Barras, na altura do bairro Forquilha. Um ônibus foi colocado para impedir a passagem da quadrilha, daí então, aconteceu o tiroteio.

O gerente, Ademyston Rodrigues, foi levado como refém e atingido à queima roupa com um tiro na cabeça. Ele era casado e teve uma filha em setembro do ano passado. Os outros dois reféns já foram liberados pelos bandidos e não estão feridos.


Justiça proíbe ginecologista suspeito de abuso sexual de atender pacientes

Jovem de 15 anos acusa médico de tentar abusar sexualmente dela em Inhumas, Goiás (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)

Uma das garotas estava internada por causa de uma infecção urinária. À polícia, ela teria dito que o ginecologista teria lhe dado um beijo na boca e a tocado nos seios e na virilha.

A outra adolescente é prima da paciente e pernoitou com ela no hospital. Ela diz que o médico teria acariciado sua barriga e também tentado beijá-la na boca.

A mãe da menina que estava internada disse ao G1 que no mesmo dia a filha ligou nervosa para ela, pedindo que a buscasse. "Estranhei porque ela ainda não tinha recebido alta. Cheguei a ligar para a enfermeira, mas ela me disse que estava tudo bem", diz.

Médico negaMais tarde, a mulher esteve no hospital e a filha, de fato, acabou liberada. Ao chegar à unidade de saúde, a irmã dela lhe contou do ocorrido. "Fiz um escândalo danado e saímos direto do hospital direto para a delegacia", afirma.

Procurado pelo G1, o médico Itamar Cristino de Figueiredo disse por telefone que todas as acusações feitas a ele são falsas e caluniosas. Ele alegou que a paciente deve ter "confundido as coisas".

"Isso não é verdade. Nunca abusei de ninguém. Não devo e vou provar que sou inocente. A porta da enfermaria fica aberta. Nunca estuprei ninguém e estou com a consciência tranquila", disse o médico, que ressaltou ter 35 anos de profissão.

O ginecologista afirma que está sendo vítima de difamação. Ele lamenta que decisão da Justiça de afastá-lo temporariamente das suas funções.

"Foi intempestiva e inadequada. Decidiram sem me ouvir, sem me perguntar, sem ouvir meu depoimento. Vou prestar as declarações necessárias e provar que sou inocente", argumenta.

Além de não poder prestar atendimento médico, Itamar Cristino de Figueiredo também está proibido de deixar a cidade de Inhumas até o fim das investigações. Ele deve prestar depoimento na próxima quinta-feira (2).



O Ministério Público de Goiás (MP-GO) pediu e o juiz Pedro Silva Corra determinou que o médico ginecologista Itamar Cristino de Figueiredo, de 65 anos, seja afastado de suas funções pelos próximos 90 dias. A medida foi tomada em função de o médico ser suspeito de tentar abusar sexualmente de duas primas, ambas de 15 anos, no Hospital da Mulher de Inhumas, na Região Metropolitana de Goiânia.

Obama diz que existe evidência de uso de armas químicas na Síria

O presidente dos EUA,Barack Obama, disse na terça-feira (30) que há evidências de que foram usadas armas químicas dentro da Síria, mas ainda existem perguntas sobre sua utilização, segundo a agência de notícias Reuters


Obama, que mais uma vez chamou de determinante a sua utilização, afirmou a jornalistas que ainda não se sabe como as armas químicas foram usadas, quando foram usadas e quem as utilizou.

O presidente também afirmou que os Estados Unidos podem reconsiderar sua política em relação à Síria se obtiverem provas de que o regime de Damasco utilizou armas químicas. Ele mostrou cautela sobre os relatórios da inteligência, dizendo em uma coletiva de imprensa na Casa Branca: "devo me assegurar de conhecer os fatos. Isto é o que o povo americano esperaria", informou a agência de notícias France Presse.

"Se de alguma maneira for possível estabelecer que não apenas os Estados Unidos, mas também a comunidade internacional estão certos de que o regime de Assad está utilizando armas químicas, então haverá uma O governo de Bashar al-Assad foi acusado de utilizar armas carregadas com agentes químicos contra alvos em áreas civis no âmbito de sua guerra contra os rebeldes armados.

Washington havia advertido anteriormente que o uso das chamadas armas de destruição em massa representaria a ultrapassagem de uma linha vermelha que não deveria ser tolerada e que, nesse caso, a comunidade internacional deveria reagir.

"Por mudança de política entendo a necessidade de repensar a gama de opções que temos a disposição", acrescentou

Presidente dos EUA, Barack Obama, durante entrevista nesta terça-feira (30) na Casa Branca (Foto: REUTERS/Larry Downing)

"Não existe crise entre os poderes", afirma o presidente do Senado, Renan Calheiros



Após a reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) explicou que as tensões entre os poderes são naturais em uma democracia, mas não afetam a dimensão que cada poder possui da consciência do papel constitucional e da responsabilidade com o país. Renan negou que exista uma crise entre os poderes. "Não existe crise. Nós estamos vivendo um período de efervescência da democracia. E o aperfeiçoamento da democracia exige que nós passemos por essas tensões", afirmou. 

Os presidentes do Senado e da Câmara encontraram-se nesta tarde (29), na residência do ministro do STF, Gilmar Mendes. Este foi o primeiro encontro desde a decisão tomada por Gilmar Mendes, na semana passada, de suspender a tramitação do projeto que dificulta a criação de novos partidos e estava em discussão no plenário do Senado. 

O agravo regimental interposto pelo Senado contra a decisão de Mendes e a aprovação, pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, da Proposta de Emenda Constitucional que dá aos parlamentares a prerrogativa de rever decisões do Supremo foram alguns dos assuntos discutidos na reunião. 

De acordo com o presidente Renan, a conversa serviu para que todos pudessem expor as razões que motivaram os recentes acontecimentos. "Estamos satisfeitos, o ministro Gilmar foi muito gentil. Defendeu seus pontos de vista e nós defendemos os nossos. As crises institucionais precisam de uma solução de fora para dentro e quando não há crise, a gente constrói soluções de dentro para fora. Agora a bola está no chão, calma, tranquila", garantiu o presidente. 

Na próxima segunda-feira (6), um novo encontro entre os presidentes do Senado, Renan Calheiros; da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves; e o ministro do STF, Gilmar Mendes deverá acontecer. "Vamos continuar conversando. Vou dar as informações do Senado que forem necessárias e o presidente Henrique Alves está vendo o que, do ponto de vista regimental, vai poder encaminhar para que seja suspensa a tramitação da PEC 33", concluiu.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Fotógrafo compra câmera e encontra imagens da Primeira Guerra


Ao comprar uma câmera fotográfica francesa Richard Verascope de 1914, o fotógrafo Chris A. Hughes encontrou no estojo dois pacotes de slides. Após um exame mais atento, ele descobriu que as fotos foram capturadas por um soldado francês durante a Primeira Guerra Mundial.

Todos os slides tinham "metadados" rabiscados neles, com datas e locais onde foram tiradas, e notas aleatórias escritas à mão pelo fotógrafo. Algumas fotografias mostram o cotidiano do soldado, enquanto outras são imagens de morte e destruição. O conjunto de imagens pode ser visto no site de Hughes. 

As fotografias aparecem duplicadas devido a câmera utilizada, um modelo estereoscópico, que cria duas imagens da mesma cena, e quando as imagens são vistas por um visualizador adequado, dão a sensação de que a foto é tridimensional.


Após este interessante 'achado', Hughes desenvolveu o que ele chama de uma "estranha obsessão" para encontrar filmes. Ele já era um ávido colecionador de câmeras antigas com mais de 300 câmeras em sua coleção que datam de 1847, mas agora ele mudou seu foco para a busca de câmeras em que o filme ainda esteja dentro do equipamento.


Os resultados estão publicados em seu site em que ele mostra a imagem da câmera comprada e o filme encontrado.


Câmera 'Richard Verascope' que foi comprada por Chris A. Hughes (Foto: Chris A. Hughes)Câmera 'Richard Verascope' que foi comprada por Chris A. Hughes (Foto: Chris A. Hughes)
Chris A. Hughes e sua coleção de câmeras antigas (Foto: Chris A. Hughes)Chris A. Hughes e sua coleção de câmeras antigas (Foto: Chris A. Hughes)Links

P

Mandela aparece frágil em primeira imagem na TV em 9 meses


Mandela em sua casa, em imagem de vídeo feita nesta segunda (29) (Foto: SABC TV/AP)
O herói anti-apartheid Nelson Mandela fez sua primeira aparição na televisão em quase um ano nesta segunda-feira (29), parecendo magro e frágil em sua casa de Joanesburgo, onde se recupera após uma pneumonia.
O líder veterano foi mostrado com olhar fixo e um rosto demonstrando pouca expressão nas imagens de uma visita do presidente sul-africano, Jacob Zuma, e outras autoridades divulgadas pela emissora estatal SABC.
Aos 94 anos, o ex-presidente sul-africano apresenta boa saúde e está animado, disse o Congresso Nacional Africano (CNA), partido governante da África do Sul, no primeiro relato atualizado sobre o estado de saúde dele desde que recebeu alta do hospital no início de abril.
A filmagem mostrou Mandela sentado perto de Zuma com um travesseiro atrás da cabeça e as pernas apoiadas em um cobertor.
"Depois de receber um relatório da equipe médica, as autoridades nacionais estão convencidas de que o presidente Mandela está bem de saúde e está recebendo o melhor cuidado médico", disse o CNA.
Zuma e os outros líderes encontraram "Mandela em boa forma e de bom humor", acrescentou o grupo em um comunicado. O líder passou mais de uma semana internado no hospital para tratar uma pneumonia, o terceiro problema em quatro meses.
O Prêmio Nobel da Paz deixou o cargo de presidente em 1999, mas ainda é reverenciado pelos sul-africanos e no exterior por liderar a longa campanha contra o apartheid e, em seguida, defender a reconciliação racial.
Os problemas pulmonares de Mandela são da época em que foi preso político, quando contraiu tuberculose. Ele passou 27 anos em Robben Island e em outras prisões por tentar derrubar o governo da minoria branca.
As emissoras de televisão mostraram ainda imagens de Mandela sorrindo durante uma visita de Hillary Clinton à sua casa de campo em agosto. A última filmagem em que Mandela aparecia era em sua festa de aniversário, em julho do ano passado.

domingo, 28 de abril de 2013

NEONAZISTAS SÃO PRESOS NO RIO DE JANEIRO POR AGRESSÃO A NORDESTINOS.


domingo, 28 DE ABRIL DE 2013

Um grupo de sete jovens neonazistas foi detido por guardas municipais por agredirem um nordestino no Centro de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, na manhã deste sábado (27). A polícia confirmou a prisão de seis deles, incluindo uma mulher, e a apreensão de um menor. Pedestres acionaram os agentes quando viram o grupo indo em direção à vítima com facas e um taco de beisebol.

O crime ocorreu na Praça Araribóia, nas proximidades da estação das barcas, uma das regiões mais movimentadas do município fluminense. Uma multidão se formou em volta dos jovens para impedir que a agressão continuasse.
A delegada adjunta da 77ª DP (Icaraí), Helen Sardenberg, que registrou o caso, informou que os jovens vestiam camisas com inscrições de um grupo neonazista e tinham tatuagens com o símbolo da suástica.


Neonazistas foram levados para a delegacia neste sábado (Foto: Ana Paula Santos/TV Globo)

Sardenberg vai autuar o grupo por lesão corporal, mas ainda vai analisar se vai incluir crime racial na autuação. A vítima, que é do Rio Grande do Norte, segundo o registro policial, esteve na delegacia aparentemente sem lesões graves, de acordo com os policiais.

"Só não espancaram a vítima por que era de dia. A população agiu rapidamente chamando a guarda municipal", disse a delegada.
O grupo ainda estava sendo identificado na delegacia por volta das 11h30.

Agiotagem: Secretaria de Segurança recua e admite que nem todos estejam envolvidos



Política 
Aluísio Mendes agora mais cauteloso
Aluísio Mendes agora mais cauteloso
“Uma farta documentação foi apreendida quando a polícia realizou a operação para localizar e capturar os assassinos do jornalista Décio Sá, como documentos de empresas, cheques em branco assinados, contratos, entre outros. Toda essa documentação foi analisada e chegou-se ao número de 41 prefeituras que tinham algum tipo de citação. Não quer dizer realmente que essas pessoas estejam envolvidas. A polícia está aprofundando as investigações e chamará os gestores e ex- gestores para saber o tipo de ligação que eles tinham com os agiotas”.
As palavras acima demonstram bem a preocupação do secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, com a precipitação e o estrago que a operação para apurar participação de gestores e ex-gestores municipais no esquema de agiotagem comandada pelo empresário Gláucio Alencar provocou nos meios políticos do Estado.
O recuou, que coincidiu com a chegada ontem da governadora Roseana Sarney ao solo maranhense (ele esteve em São Paulo e Brasília) foi orientação para evitar que se cometa  injustiças.
Quebrando o sigilo das investigações, com o fornecimento inclusive de imagens de depoimentos tomados dos presos acusados pelo assassinato do jornalista Décio Sá, durante fase do inquérito, unicamente à TV Mirante, a polícia passou a informação de que 41 municípios estão envolvidos no esquema do agiota Alencar e de seu pai, Miranda Alencar.
Conforme as investigações, ex-prefeitos e prefeitos atuais de 41 cidades maranhenses foram citados ou negociaram com o agiota em dinheiro emprestado para pagamentos com juros, além da entrega do fornecimento de merenda escolar e medicamentos hospitalares.
Mas a reação dos gestores e ex-gestores (alguns estão ingressando na Justiça para provar o contrário) abalou a base sólida do Palácio dos Governo e deixou os leões com as pernas trêmulas.
Existem casos em que uma das empresas (e não são poucas) ligadas ao agiota Gláucio Alencar venceu a concorrência pública em cidades citadas pela polícia, mas os contratos não foram pra frente e os serviços sequer foram executados, sendo a empresa substituída pela segunda colocada no certame. Mas a polícia não se deu a esse trabalho de apurar com mais cuidado.
Em outros casos, empresas ganharam as licitações e os donos tiveram que tomar dinheiro emprestados do agiota para adquirir os produtos e fornecerem a merenda ou medicamentos.
Há alguns que chamam a atenção. Uma empresa venceu a licitação em Caxias, queria entregar apenas 3o% da merenda, com o que não concordou o então prefeito Humberto Coutinho e a firma foi afastada.
Em Coelho Neto, o prefeito Soliney Silva desafiou a política a provar o envolvimento de sua gestão com a agiotagem e enviou uma carta ao secretário Aluísio Mendes pedindo esclarecimentos sobre as investigações.
Na cidade de Pindaré-Mirim, também citada pela Polícia como envolvida na agiotagem, o ex-prefeito Henrique Salgado juntou toda a documentação e vai entregar ao Ministério Público, à Procuradoria Geral do Estado, Procuradoria da República, ao TCE e TCU, mostrando que a merenda foi entregue regularmente.
Ele garante que não sabia se a empresa vencedora era ligada ou não a Gláucio. O importante, segundo o ex-prefeito, é que a mercadoria foi entregue, conforme contrato assinado.
Mas acompanhado da merda, a cagada. O Portal G1 Maranhão, ligado a Rede Globo e afilhado do sistema Mirante de Comunicação, fez um levantamento com base na pressa e no atrapalho e chegou a citar os nomes dos supostos 41 prefeitos e ex-prefeitos.
E para melar mais ainda o cenário, setores da polícia espalharam ontem que prisões podem ocorrer a qualquer momento. Como uma espécie de aviso para que os acusados devida ou indevidamente corram as escritório advocatícios e se escudem nos habeas corpus preventivos.

Delegada afirma que menor ateou fogo em dentista no ABC


A delegada Elisabete Sato, diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), disse que o menor detido por suspeita de matar uma dentista confessou ter ateado fogo na vítima. O crime aconteceu na quinta-feira (25), no consultório de Cinthya Magaly Moutinho de Souza, de 47 anos, em São Bernado do campo, no ABC.
O adolescente e dois homens, Jonatas Cassiano Araújo, de 21 anos, Victor Miguel Souza Silva, de 24 anos, foram capturados, na madrugada deste sábado, em uma casa na Favela Santa Cruz, no limite entre Diadema e São Bernardo. Segundo a polícia, eles não reagiram. Outro menor também foi detido porque, segundo os policiais, abrigava o trio. Agora a polícia procura outro suspeito:Tiago de Jesus Pereira, de 25 anos.
Victor Miguel Souza (à esq.) e Jonathan Cassiano Araújo, presos neste sábado (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Victor Miguel Souza (à esq.) e Jonatas Cassiano,
presos neste sábado (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Em entrevista na sede da Secretaria da Segurança Pública, no Centro de São Paulo, Sato disse que foi uma das responsáveis por interrogar o trio detido. Ela afirmou que os suspeitos contaram que “fingiam que iriam atear fogo para fazer tortura. Um pegava o isqueiro da mão do outro”. Um deles era o menor e o outro, Victor Miguel.
Como não tinha dinheiro quando foi assaltada, a dentista entregou o cartão bancário e a senha aos criminosos. Os ladrões, então, sacaram  todo o dinheiro que a mulher tinha na conta, R$ 30, num caixa eletrônico.
Imagem de outro suspeito da morte da dentista (Foto: Divulgação)Retrato falado de Tiago Jesus Pereira, que está
foragido  (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Segundo a delegada, ao receber telefonema de Jonatas informando que a vítima tinha apenas R$ 30 na sua conta, o menor ficou irritado e ateou fogo no avental da dentista. “Ele conta que ‘isqueirou’ como se estivesse contando um capítulo de novela.” Sato acrescentou que o trio é viciado em cocaína e que tem embutida “uma crueldade que excede em muito".
Os suspeitos, cujas prisões temporárias já foram decretadas pela Justiça, foram levados à sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Centro da capital, na manhã deste sábado. Jonathan e o menor pintaram os cabelos de loiro para tentar despistar.
'Questão de honra'
Em entrevista na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro, o delegado geral, Maurício Blazek, disse que os detidos confessaram o crime. “O caso da Cinthya está findado.” Participou da entrevista a alta cúpula da polícia, incluindo o secretário Fernando Grella, diretores de departamentos policiais e delegados que trabalharam na investigação.
Blazek comemorou o trabalho que culminou com a captura do trio e acrescentou que toda a polícia estava mobilizada. “Eu havia dito que era questão de honra [achar os autores do homicídio].” O anel da dentista estava na carteira de um dos detidos.
Quem tiver informação que possa ajudar a localizar o suspeito pode ligar para o Disque-Denúncia, no telefone 181. O sigilo é garantido.
O carro roubado de uma outra dentista foi encontrado no prédio onde Jonathan mora. As outras vítimas também contaram que o grupo agiu com muita violência e fez ameaças usando um isqueiro.Outros casos
A polícia acredita que a mesma quadrilha esteja envolvida em pelo menos outros dois assaltos a consultórios odontológicos. Segundo o delegado geral, a polícia investiga outros oito assaltos que teriam sido cometidos por eles, seis deles a consultórios dentários.
Victor Miguel Souza foi preso na madrugada de sábado com outros suspeitos (Foto: Adriano Lima/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)Victor Miguel Souza foi preso na madrugada com
outros suspeitos (Foto: Adriano Lima/Brazil
Photo Press/Estadão Conteúdo)
O delegado Marcos Moura, titular do 83º Distrito Policial, contou que recentemente houve dois casos semelhantes na Zona Sul da capital. Um ocorreu no dia 12, no Parque Bristol e o outro, no dia 16, no Ipiranga. Neste último, criminosos queimaram o cabelo de duas dentistas enquanto as ameaçavam com isqueiros
Segundo Moura, a quadrilha passava-se como paciente para avaliar a segurança dos consultórios. No caso do Ipiranga, Victor Miguel se passou por paciente e jogou sua ficha de paciente no lixo. A prova foi encontrada e será anexada aos autos.
Enterro
O corpo de Cinthya foi enterrado nesta sexta em São Bernardo do Campo. Parentes e amigos se uniram num sentimento de tristeza e revolta com a brutalidade do crime.
“Ela estava tomando conta de todo mundo. Tomando conta da mãe, do pai, ele assumia tudo. Era uma filhona. Um exemplo”, disse Risoleide Moutinho de Souza, mãe da dentista. “Tiraram meu braço, minhas pernas, tudo. Acabou com a familia.”

Bola é condenado a 22 anos de prisão pela morte de Eliza Samudio


Bola começou a ser interrogado na madrugada deste sábado (26) (Foto: Renata Caldeira / TJMG)
O réu Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, foi condenado a 22 anos de prisão pela morte de Eliza Samudio e pela ocultação do cadáver da ex-amante do goleiro Bruno. A pena  determina 19 anos de prisão em regime fechado pelo homicídio e mais três anos de prisão em regime aberto pela ocultação do cadáver. A sentença foi lida pela juíza Marixa Fabiane Rodrigues Lopes, que presidiu o júri, na noite deste sábado. O júri popular, formado por sete moradores de Contagem, onde foi realizado o julgamento, decidiu pela condenação depois de seis dias.
Este foi o julgamento mais longo do caso Eliza Samudio. O goleiro Bruno Fernandes, o amigo dele, Luiz Henrique Romão - o Macarrão -, e a ex-namorada do atleta Fernanda Castro já foram condenados no caso. O advogado de Bola, Ércio Quaresma, adiantou ao G1 que vai entrar com um recurso pedindo que o júri seja anulado.
O réu Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, acusado de matar Eliza Samudio e de ocultar o corpo dela, disse durante seu interrogatório que "jamais" mataria algúem, muito menos receberia por isso. A declaração foi dada na manhã deste sábado (27), durante o interrogatório do réu no júri popular. Bola respondeu às perguntas da juíza Marixa Fabiane Rodrigues Lopes, do promotor Henry Wagner e do advogado Ércio Quaresma.
O depoimento do réu começou no início da madrugada deste sábado (27) e foi interrompido à 1h30. Ele negou, nesta primeira parte, que tenha matado Eliza Samudio, e disse que está preso injustamente há três anos. Quando o interrogatório foi retomado, às 10h30, ele continou afirmando ser inocente.

Promotor Henry Wagner e o advogado Ércio Quaresma travaram debate com ofensas (Foto: Renata Caldeira/ Tribunal de Justiça de Minas Gerais)

Debates
Os debates entre a Promotoria e a defesa foram marcados por ofensas durante o julgamento. Os desentendimentos foram entre o promotor de Justiça Henry Wagner Vasconcelos de Castro e os advogados Ércio Quaresma e Fernando Magalhães.

“Eu nunca vi drogado ser herói. Eu nunca vi mentiroso crápula ser herói", disparou o promotor. E completou: “Covarde, canalha, estúpido e vagabundo. Quem não é homem é você, seu crápula".

As discussões partiram até mesmo para o âmbito pessoal: "A sua vozinha de taquara rachada saiu no 'Fantástico'", falou o promotor para Quaresma. Ele se referiu à reportagem que mostrou ameaça sofrida por Ingrid Oliveira, atual mulher de Bruno. Na ocasião, Ingrid denunciou que sofria ameaças de Quaresma. "Prostituta escalarte é a sua defesa, e a OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] é coisa porque não tomou providência para te cassar", falou a Quaresma.

O advogado também retrucava. "Esse moço [Henry Wagner] tinha que lavar a boca antes falar o nome da nossa instituição [OAB]", afirmou, referindo-se ao promotor, que classifica como "alienígena" pelo fato de ser de outro estado. O promotor é natural do Rio Grande do Norte.

“Eu provei que ele [o promotor] é canalha", disse o advogado. Quaresma também fez referência à história de Harry Potter. O advogado, por vezes, já se referiu ao promotor como o personagem da literatura infanto-juvenil britânica.
Extorsão
Bola comentou também, em seu interrogatório, que ouviu do então delegado Edson Morreira, no momento de sua prisão, o pedido de intermediar que Bruno pagasse R$ 2 milhões para que o goleiro e o ex-policial fossem inocentados no inquérito. À época da denúncia desta tentativa de extorsão, em novembro de 2010, nem a Polícia Civil nem o próprio delegado comentaram a acusação.

sábado, 27 de abril de 2013

Anvisa emite alerta nacional sobre mortes em ressonância no Vera Cruz

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um comunicado a todas as vigilâncias sanitárias do país para pedir maior rigor na fiscalização a clínicas de serviço de diagnóstico por imagem. O alerta foi dado depois das primeiras conclusões sobre afalha que causou a morte de três pacientes no hospital Vera Cruz, em Campinas (SP), após exame de ressonância magnética.

Perfluorocarbono provocou mortes de pacientes no Vera Cruz, em Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)

Os pacientes de Campinas receberam na veia um produto chamado perfluorocarbono do tipo Fluorinert FC 770, que só pode ser utilizado no aparelho de ressonância, sem, contudo, entrar em contato com o corpo do paciente. O composto era armazenado pela clínica em bolsas reutilizadas de soro fisiológico, sem identificação, o que, para a polícia, induziu uma funcionária ao erro.

A Anvisa explicou, em nota enviada nesta sexta-feira (26), que o produto não tem uso na medicina e por isso não tem - e nem poderia ter - registro na agência. “O produto utilizado em Campinas não tem uso médico, seu uso é em equipamento, logo não poderia ter registro na Anvisa”, diz a nota.

O texto da assessoria de imprensa do órgão diz que, a partir do que ocorreu na clínica Ressonância Magnética Campinas (RMC), que opera os exames dentro do Vera Cruz, a Anvisa “enviou ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária um comunicado pedindo que todas as Visas do país intensifiquem a fiscalização para saber se elas têm protocolos de segurança”. A agência afirma, ainda, que acompanhará este levantamento junto às visas.

Produto em desuso
O presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), o médico Henrique Carrete Junior, explica que a utilização do perfluorocarbono no procedimento de alguns exames de ressonância é adotada por algumas clínicas, embora seja pouco comum no Brasil. Ele explica que o material é colocado no aparelho, sem contato com o paciente, e melhora a qualidade da imagem gerada pelo equipamento.

“Ele é utilizado no instrumento, em uma parte do equipamento, para melhorar o sinal. Não é para ser injetado no paciente. De fato, ele não é comum, mas ele é utilizado, tem publicação internacionalmente e não é algo experimental”, explica Carrete.

O médico explica que o medicamento não é tão habitual porque ele é utilizado em alguns exames restritos, como o de próstata e alguns superficiais, e outras tecnologias surgiram e superaram o uso desta técnica. “Existem metodologias que vem para ficar e outras que acabam sendo utilizadas e vão caindo em desuso. Este eu acho que é o caso. Ele surgiu com algo muito interessante e foi caindo em desuso”, conta.

Falha humana
Os dois pacientes homens, de 36 e 39 anos, e uma mulher, de 25, morreram de parada cardiorrespiratória após passarem pelo exame na RMC, que fica dentro do Hospital Vera Cruz. A substância aplicada nos pacientes só foi apreendida pela polícia dentro da clínica dois meses após as mortes, porque, segundo o delegado, o local não foi preservado.

O delegado José Carlos Fernandes explicou que o perfluorocarbono, utilizado para exames na região pélvica, sem contato direto com o paciente, não é solúvel no sangue - por isso não poderia ser injetado. Segundo o policial, o composto era acondicionado em embalagens reaproveitadas e ficava no mesmo armário do soro fisiológico, apenas em gaveta diferente. A auxiliar de enfermagem, de 20 anos, não teria sido orientada sobre a diferenciação dos produtos.

Investigações
A polícia ainda não informou quem será indiciado no caso e também não divulgou o prazo que o inquérito será concluído. Fernandes afirmou que tanto a responsabilidade dos funcionários, quanto do hospital e da clínica serão avaliadas individualmente. Para isso, a partir de segunda-feira (29) o delegado pretende colher mais seis depoimentos. Ele não descarta a chance de acareação entre as testemunhas.

Clínica não se manifesta
A clínica RMC informou, por meio de nota, que os esclarecimentos detalhados serão feitos todos na próxima semana, quando a direção da empresa deve conceder entrevista coletiva.

Total de visualizações de página