sábado, 31 de agosto de 2013

Mutirão carcerário descobre preso no CE que devia estar solto desde 1989

Um homem de aproximadamente 80 anos está preso irregularmente no Ceará. Ele foi preso na década de 1960, recebeu alvará de soltura em 1989, após ter a pena extinta pela Justiça, embora permaneça em uma unidade prisional, o Instituto Psiquiátrico Governador Stenio Gomes (IPGSG), em Itaitinga, na Grande Fortaleza (RMF). O homem foi identificado durante o Mutirão Carcerário que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza no Ceará desde 7 de agosto.
Homem que deveria ter sido solto em 1989, continua preso em hospital psiquiátrico (Foto: Juiz Paulo Irion/Aquivo pessoal) (Foto: Juiz Paulo Irion/CNJ)
“Acho que este ser humano, em uma cadeira de rodas, usando fraldas, deve ser o preso mais antigo do Brasil, pois a informação é de que ingressou no sistema prisional na década de 60 do século passado”, afirmou o juiz Paulo Augusto Irion, um dos coordenadores do Mutirão Carcerário do CNJ. Segundo ele, outras cinco pessoas estão na mesma situação.
O CNJ faz o mutirão em Fortaleza desde 7 de agosto com o objetivo de avaliar as condições de encarceramento no estado e verificar se há prisões ilegais. O nome, idade e motivo pelo qual o detento foi preso não foram revelados. O CNJ afirma que vai procurar regularizar a situação dele.
Essa é a terceira vez que o Ceará recebe o Mutirão Carcerário. A primeira aconteceu em 2009 e a segunda em 2011. Na última visita, foram examinados 6.500 processos e cerca de 1.200 presos foram soltos. Segundo dados da Secretaria de Justiça do Estado, existem no Ceará, 19.665 presos.
O juiz disse ainda que o Instituto Psiquiátrico funciona em um prédio antigo, que precisa de “urgentíssimas reformas estruturais”, como muitas unidades do sistema carcerário do Ceará, inspecionadas pelo mutirão. As inspeções de unidades prisionais em todo o estado seguirão até o dia 6 de setembro, com o reexame de cerca de 18,6 mil processos de presos condenados e provisórios. O objetivo é avaliar as condições de encarceramento e garantir o atendimento aos direitos dos detentos.
Outros casos
“Nesse instituto, me deparei com seis pessoas internadas que já tiveram declaradas extintas as suas punibilidades, porém permanecem recolhidas devido ao abandono dos familiares, acrescido ainda ao fato da ausência de uma instituição hospitalar própria para abrigá-los. Essas pessoas não mais poderiam permanecer no local, entre as que estão internadas em decorrência da intervenção do Direito Penal. A situação dessas pessoas é meramente de saúde, não mais de Direito Penal”, criticou o magistrado.
Recomendação para fechar presídios
A coordenação do Mutirão Carcerário do Conselho Nacional de Justiça no Ceará vai recomendar ao Governo do Estado a interdição da Casa de Privação Provisória de Liberdade Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal (CPPL), localizada em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e da Cadeia Pública de Tianguá, na região Oeste do estado. Segundo a CNJ, os locais funcionam em condições precárias.
A Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus), responsável pela administração das unidades prisionais, disse que só vai se manifestar sobre o assunto quando for informada, oficialmente, da recomendação.

Obama decide fazer ataque à Síria, mas quer apoio do Congresso

Obama, ao lado do vice-presidente Joe Biden, anuncia ações contra a Síria em discurso neste sábado (31) (Foto: AP/Charles Dharapak)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse em discurso transmitido neste sábado (31) ter convicção de que uma intervenção militar na Síria é necessária, após evidências do uso de armas químicas pelo país, mas afirmou que está buscando apoio do Congresso.
O presidente afirmou haver conversado com líderes congressistas e acreditar que o tema deva ser debatido. "Apesar de acreditar que eu tenha autoridade para realizar [um ataque] sem a autorização do Congresso, nosso país vai ser mais forte se nós fizermos [a discussão]", disse.
"Nós estamos preparados para atacar, em qualquer momento que escolhermos", afirmou Obama. O Congresso está atualmente em recesso e deve voltar aos trabalho no dia 9 de setembro.
A intervenção pode ser realizada "amanhã, daqui uma semana ou daqui um mês", ressaltou Obama, sem especificar quando deve ocorrer. "Não podemos e não iremos fechar os olhos para o que aconteceu em Damasco", disse."Não vai ser uma intervenção por terra, não vamos colocar nossas botas no chão", completou o presidente dos EUA. Ele avaliou que a operação militar deve ser de duração limitada.
"Estou preparado para tomar essa ordem", afirmou o presidente americano, que enfatizou ser necessário dar uma resposta ao ataque com armas químicas realizado nos arredores de Damasco, que de acordo com o governo americano foi realizado pelas forças de Bashar al-Assad.
Mais de 1,4 mil pessoas teriam sido mortas na ação, um terço delas crianças, em mais de uma dezena de bairros na periferia de Damasco, ainda segundo a Casa Branca. Trata-se do "pior ataque químico do século 21", afirmou Obama, atribuindo a ação ao regime de Assad.
O discurso ocorreu após a Casa Branca divulgar uma avaliação de seu serviço de inteligência que afirma que o governo americano tem "muita confiança" de que o regime de Assad foi o responsável pelo ataque, ocorrido em 21 de agosto.
A maioria dos americanos afirmaram não querer uma intervenção militar na Síria, de acordo com uma pesquisa da agência de notícias Reuters junto com a Ipsos.
A pesquisa, realizada na última semana, apontou que só 20% dos entrevistados disseram acreditar que o país deveria tomar uma ação militar.
Há 15 dias, uma pesquisa semelhante indicava que apenas 9% dos americanos eram a favor de uma intervenção dos EUA.
Inspetores
O avião com os inspetores da ONU que coletaram amostras e evidências relacionadas a um possível ataque com armas químicas na Síria chegou ao aeroporto de Rotterdam na Holanda neste sábado, disse um porta-voz do aeroporto.
Um porta-voz da Organização para Proibição de Armas Químicas disse que os inspetores iriam retornar à sede do órgão em Haia, e que as amostras que eles levaram serão distribuídas entre diversos laboratórios para testes.
Os especialistas deixaram Beirute, no Líbano, neste sábado (31) em um avião fornecido pelo governo alemão, informou o Ministério de Relações Exteriores da Alemanha.
Irã
O chefe dos Guardiões da Revolução Islâmica, a força de elite do regime iraniano, lançou um alerta contra uma intervenção militar americana na Síria, afirmando que uma ação como essa provocará reações além das fronteiras desse país.
"O fato de os americanos acreditarem que uma intervenção militar ficará limitada ao interior das fronteiras da Síria é uma ilusão. Ela provocará reações além desse país", declarou o comandante Mohammad Ali Jafari, citado pela agência Isna.
França
A maioria dos franceses não querem que a França faça parte de uma ação militar na Síria e a maioria não confia no presidente francês François Hollande para fazê-lo, mostrou uma pesquisa.
Uma pesquisa da BVA divulgada pelo Le Parisien-Aujourd'hui na França, mostrou que 64% dos pesquisados se opõem a uma ação militar, 58% não confiam em Hollande para conduzir a ação, e 35% temem que isso iria "colocar toda a região (do Oriente Médio) em chamas".
arte síria versão 28.08 (Foto: Arte/G1)

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ataque químico matou 1.429 pessoas na Síria, diz Kerry

O ataque químico da semana passada na Síria matou 1.429 civis, 426 deles crianças, disse nesta sexta-feira (30) o secretário americano de Estado, John Kerry, citando um relatório de inteligência dos EUA sobre o incidente.
Segundo o relatório, há "fortes evidências" de que o governo sírio usou "gases neurotóxicos" no ataque a posições rebeldes nas periferias da capital síria, Damasco, e é "altamente improvável" que o ataque tenha partido dos rebeldes sírios que combatem o governo.
As informações reunidas incluem várias fotos, entre elas uma comunicação interceptada de um alto funcionário proximamente ligado ao ataque, assim como outras pessoas, sinais e informações de satélite, segundo o relatório de quatro páginas.O relatório está sendo usado pelo presidente democrata dos EUA, Barack Obama, para justificar um provável ataque militar americano à Síria, que deve ter o apoio de França, Liga Árabe e Austrália, segundo Kerry.
Kerry afirmou que o governo pretende realizar uma ação militar "seletiva" na Síria, sem tropas terrestres, e que os EUA não vão "repetir a experiência do Iraque", em uma referência ao contestado ataque realizado em 2003 no governo do então presidente republicano George W. Bush.
"Não repetiremos aquele momento", disse Kerry. "Nossos serviços de inteligência revisaram e revisaram com cuidado a informação sobre esse ataque."
"Isso não envolverá quaisquer botas (tropas) no terreno. Não será ilimitado. E não vamos assumir a responsabilidade por uma guerra civil que já está encaminhada", disse.
O governo sírio rebateu o relatório, que classificou como "mentiras" e uma tentativa desesperada de justificar um ataque ao seu território.
Centenas de mortos
O ataque de 21 de agosto, na periferia de Damasco, deixou centenas de mortos, muitos deles civis, segundo a oposição síria, que acusou o regime do contestado presidente Bashar al-Assad.
O governo sírio negou responsabilidade e acusou "terroristas" ligados à rede terrorista da Al-Qaeda de tentarem desestabilizar o país.
O provável uso de armas químicas levou os EUA e as potências ocidentais, que vinham evitando falar em intervenção na guerra civil síria, a mudarem o tom e a cogitarem um ataque contra as forças de Assad.
O conflito sírio, que já dura mais de dois anos, provocou mais de 100 mil mortes, destruiu boa parte da infraestrutura do país e gerou uma grave crise humanitária e de refugiados, provocando ainda mais instabilidade no Oriente Médio.
Kerry disse que, com a comprovação do uso das armas químicas, o regime Assad não pode  ficar impune pelo que chamou de um "crime contra a humanidade".
Irã e Hezbollah
Ele também afirmou que é necessário que as potências atuem na Síria para "enviar uma mensagem" ao Irã e ao movimento libanês Hezbollah, aliados do contestado regime de Assad.
"Esta situação vai mais além das fronteiras da Síria", disse. "Trata-se de como Irã, que foi vítima de ataques químicos, se sentirá alentado diante da ausência de ações para obter a bomba atômica. Trata-se do Hezbollah e de qualquer grupo terrorista que contemple o uso de armas de destruição em massa."
30/8 - Famílias sírias cruzam a fronteira e entram na Turquia pela passagem de Cilvegozu para se refugiar no país vizinho, com medo da tensão internacional que torna iminente um conflito com os EUA (Foto: Bulent Kilic/AFP)
O ataque químico da semana passada na Síria matou 1.429 civis, 426 deles crianças, disse nesta sexta-feira (30) o secretário americano de Estado, John Kerry, citando um relatório de inteligência dos EUA sobre o incidente.
Segundo o relatório, há "fortes evidências" de que o governo sírio usou "gases neurotóxicos" no ataque a posições rebeldes nas periferias da capital síria, Damasco, e é "altamente improvável" que o ataque tenha partido dos rebeldes sírios que combatem o governo.
As informações reunidas incluem várias fotos, entre elas uma comunicação interceptada de um alto funcionário proximamente ligado ao ataque, assim como outras pessoas, sinais e informações de satélite, segundo o relatório de quatro páginas.O relatório está sendo usado pelo presidente democrata dos EUA, Barack Obama, para justificar um provável ataque militar americano à Síria, que deve ter o apoio de França, Liga Árabe e Austrália, segundo Kerry.
Kerry afirmou que o governo pretende realizar uma ação militar "seletiva" na Síria, sem tropas terrestres, e que os EUA não vão "repetir a experiência do Iraque", em uma referência ao contestado ataque realizado em 2003 no governo do então presidente republicano George W. Bush.
"Não repetiremos aquele momento", disse Kerry. "Nossos serviços de inteligência revisaram e revisaram com cuidado a informação sobre esse ataque."
"Isso não envolverá quaisquer botas (tropas) no terreno. Não será ilimitado. E não vamos assumir a responsabilidade por uma guerra civil que já está encaminhada", disse.
O governo sírio rebateu o relatório, que classificou como "mentiras" e uma tentativa desesperada de justificar um ataque ao seu território.
Centenas de mortos
O ataque de 21 de agosto, na periferia de Damasco, deixou centenas de mortos, muitos deles civis, segundo a oposição síria, que acusou o regime do contestado presidente Bashar al-Assad.
O governo sírio negou responsabilidade e acusou "terroristas" ligados à rede terrorista da Al-Qaeda de tentarem desestabilizar o país.
O provável uso de armas químicas levou os EUA e as potências ocidentais, que vinham evitando falar em intervenção na guerra civil síria, a mudarem o tom e a cogitarem um ataque contra as forças de Assad.
O conflito sírio, que já dura mais de dois anos, provocou mais de 100 mil mortes, destruiu boa parte da infraestrutura do país e gerou uma grave crise humanitária e de refugiados, provocando ainda mais instabilidade no Oriente Médio.
Kerry disse que, com a comprovação do uso das armas químicas, o regime Assad não pode  ficar impune pelo que chamou de um "crime contra a humanidade".
Irã e Hezbollah
Ele também afirmou que é necessário que as potências atuem na Síria para "enviar uma mensagem" ao Irã e ao movimento libanês Hezbollah, aliados do contestado regime de Assad.
"Esta situação vai mais além das fronteiras da Síria", disse. "Trata-se de como Irã, que foi vítima de ataques químicos, se sentirá alentado diante da ausência de ações para obter a bomba atômica. Trata-se do Hezbollah e de qualquer grupo terrorista que contemple o uso de armas de destruição em massa."
30/8 - Famílias sírias cruzam a fronteira e entram na Turquia pela passagem de Cilvegozu para se refugiar no país vizinho, com medo da tensão internacional que torna iminente um conflito com os EUA (Foto: Bulent Kilic/AFP)

arte síria versão 28.08 (Foto: Arte/G1)

Caso do senador não altera relações entre Brasil e Bolívia, diz Figueiredo

A presidente Dilma Rousseff após encontro bilateral com o presidente da Bolívia, Evo Morales, em Paramaribo, no Suriname (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, afirmou nesta sexta-feira (30) que o episódio da fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina “não irá alterar” as relações entre Brasil e Bolívia. O ministro participa, ao lado da presidente Dilma Rousseff, da cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), no Suriname.
Segundo informou o “Blog do Planalto” por meio de sua conta no Twitter, Figueiredo afirmou que a Bolívia não fez pedido de extradição do senador Pinto Molina, que deixou a embaixada brasileira em La Paz sem autorização prévia dos países.
Dilma Rousseff, ainda de acordo com o blog, reuniu-se por uma hora com Evo Morales antes do início da cúpula. Segundo Figueiredo, a presidente “demonstrou ao presidente Evo seu repúdio ao episódio de retirada do senador Pinto da Bolívia”.“Episódio do senador não irá alterar as relações do Brasil com a Bolívia", disse o ministro durante entrevista, de acordo com o “Blog do Planalto”.
Pinto Molina deixou no último final de semana a embaixada do Brasil em La Paz rumo ao Brasil, onde permanece. Condenado pela justiça boliviana, o senador se diz perseguido político do governo Evo Morales e vivia como asilado na embaixada brasileira havia mais de um ano.
A vinda de Molina ao Brasil foi organizada pelo encarregado de negócios, diplomata Eduardo Saboia, que acabou afastado do cargo. Saboia disse que articulou a viagem de Molina para o Brasil porque "havia o risco iminente à vida e à dignidade do senador".
Durante a semana, a presidente Dilma Rousseff criticou a operação e disse que o risco a que foi submetido o boliviano é “inaceitável”. Após o episódio, o ex-ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, foi demitido do cargo. Em seu lugar, assumiu Luís Alberto Figueiredo.
O chanceler Figueiredo afirmou ainda que o pedido de refúgio do senador será analisado pelo Conare (Conselho Nacional de Refugiados). De acordo com o Ministério da Justiça – pasta à qual o conselho é subordinado -, o pedido de refúgio ainda não foi recebido pelo órgão.
Síria
Luiz Alberto Figueiredo reafirmou a posição do governo brasileiro em relação ao suposto uso de armas químicas durante os conflitos na Síria.
“A posição do governo brasileiro é muito firme de que o uso da força na Síria precisa da anuência das Nações Unidas”, disse o ministro, de acordo com o “Blog do Planalto”. “Qualquer decisão sobre a Síria fora da Carta da ONU é ilegal”.
Em 21 de agosto, a oposição síria denunciou mais de mil mortos em um massacre com uso de armas químicas. O governo nega apesar de países do Ocidente apontarem evidências em contrário.
Observadores da ONU foram autorizados a irem até o local para investigar se houve uso de armas químicas. Se confirmado, o incidente pode se tornar o mais grave com uso de armas químicas no planeta desde os anos 1980.

Suspeitos de matar menino boliviano são achados mortos em cadeia

Dois homens suspeitos de participar do assassinato do garoto boliviano Brayan Yanarico Capcha, de 5 anos, morreram dentro de uma cadeia em São Paulo. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) diz que Paulo Ricardo Martins, de 19 anos, e Felipe dos Santos Lima, de 18, foram encontrados mortos nesta sexta-feira (30) por volta das 14h30.
O garoto Brayan foi assassinado na madrugada de 28 de junho na região de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo. A prisão de Felipe Lima ocorreu no mesmo dia do crime, enquanto Paulo Martins foi preso no dia seguinte.
Os dois cumpriam prisão preventiva no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André, no ABC. Eles tinham chegado à unidade faz quatro dias após terem sido transferidos da carceragem da delegacia.
A dupla foi vítima de envenenamento. Eles foram obrigados a tomar uma mistura de cocaína, viagra e álcool, que teria causado a morte quase imediata dos presidiários.

A dupla não estava em ala reservada, porque suspostamente não havia ameaça contra eles. O crime ocorreu em um pátio da unidade.
A Secretaria diz que outros presos solicitaram atendimento de urgência. A SAP informa que imediatamente os agentes de segurança penitenciária os levaram à enfermaria da unidade penal, onde já chegaram sem vida.
A Secretaria da Administração Penitenciária informou que o caso será apurado pela Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário. Foi instaurado Procedimento Apuratório Preliminar, para apontar a causa da morte e elas serão comunicadas Vara de Execução Criminal, à Polícia Civil e à perícia.
Além da dupla que foi encontrada morta no CDP, um adolescente foi detido pelo crime. Entretanto, outros dois acusados são considerados foragidos: Diego Rocha Freitas Campos, de 20 anos,  e Wesley Soares Pedroso, de 19 anos. Segundo as investigações, Diego foi o autor do disparo que matou a criança.
Pais do menino Brayan, assassinado na Zona Leste de SP (Foto: Kleber Tomaz/G1)
O assassinato de Brayan
No dia do crime, os cinco criminosos usavam máscaras para não ser identificados e estavam armados com revólveres e facas. O grupo rendeu o tio da vítima que chegava com o carro na garagem, na madrugada de sexta.  De acordo com as vítimas, os bandidos eram brasileiros.
Os pais contaram ter dado R$ 3,5 mil aos assaltantes, mas eles exigiam mais. Em seguida, o tio entregou R$ 1 mil à quadrilha, que não se deu por satisfeita e passou a ameaçar matar Brayan com uma faca caso não recebesse mais dinheiro. Veronica relatou que ainda abriu a carteira vazia. "Não tinha mais nada", disse ela, que está há seis meses no Brasil, depois de vir com o marido e filho da Bolívia.
A costureira disse ainda que segurou o menino no colo durante o assalto, se ajoelhou e implorou que os criminosos não matassem a criança. Porém, assustado com a situação, o garoto chorava muito, o que irritou os bandidos. Ela relatou que o criminoso gritava para o menino "parar de chorar" e não chamar a atenção dos vizinhos. Irritado com o choro da criança, um dos criminosos atirou na cabeça do menino, que completaria 6 anos em 6 de julho.

Logo após o assassinato do garoto, bolivianos realizaram protestos em ruas de São Paulo. Eles pediam a prisão dos criminosos e mais segurança para os estrangeiros que moram na capital paulista.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Colegas de filho de PMs trocam e-mail e dizem ter guardado segredo

A Polícia Civil deve ouvir novamente nesta quarta-feira (28) dois amigos de Marcelo Pesseghini, suspeito de matar os pais, a avó e uma tia-avó na Zona Norte de São Paulo, no início deste mês. O adolescente de 13 anos se suicidou após cometer os crimes, segundo a polícia.
Investigadores do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) acreditam que esses dois colegas de Marcelo sabem mais do que contaram inicialmente. Os dois trocaram e-mails depois do primeiro depoimento. Nos textos, eles dizem ter guardado um segredo sobre o crime, como apurou o Bom Dia Brasil.
Os garotos que deverão depor nesta quarta são os que aparecem com Marcelo nas imagens de câmeras de segurança, no dia 5 de agosto, saindo do Colégio Stella Rodrigues. No primeiro depoimento dele, eles disseram à polícia que Marcelo sempre falava que mataria os pais, mas nunca deram atenção. Os dois adolescentes fariam parte de um grupo criado por Marcelo, chamado "Os Mercenários", inspirado no game Assassins Creed.
Pelos exames e laudos, fica comprovado que o rapaz matou primeiro o pai, o sargento das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) Luís Marcelo Pesseghini, de 40 anos, depois a mãe, a cabo Andreia Regina Bovo Pesseghini, de 36 anos, em seguida a avó Benedita de Oliveira Bovo, de 67 anos, e por último a tia-avó Bernadete Oliveira da Silva, de 55 anos.Laudos
Nesta terça-feira (27), o SPTV informou que o laudo dos peritos sobre a morte da família Pesseghini mostra que as vítimas não foram dopadas antes dos assassinatos. A polícia suspeitava que o garoto Marcelo Pesseghini, de 13 anos, tivesse dado algum remédio para o pai, a mãe, a avó e a tia-avó antes dos assassinatos, o que os exames descartaram.
Os crimes foram todos cometidos por volta de 0h30 de 5 de agosto. Um tiro foi encontrado na parede do quarto da tia-avó. E a perícia constatou que Marcelo disparou o tiro porque a tia acordou depois que ouviu disparo que matou a avó. O garoto se assustou e deu dois tiros: um que matou Bernardete e outro que pegou na parede.
A polícia já ouviu mais de 40 testemunhas, entre elas colegas de escola de Marcelo que contaram que o garoto dizia querer ser matador de aluguel. Ainda segundo os amigos, o adolescente confidenciou que tinha matado os pais.
Os investigadores devem ter acesso essa semana aos documentos da quebra do sigilo telefônico da família, o que pode ajudar a polícia a determinar quem mais deve ser ouvido sobre o caso.
Quatro mortes em dez minutos
Segundo Arles Gonçalves Júnior, presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), que acompanha as investigações, Marcelo Pesseghini teria demorado cerca de dez minutos para cometer os crimes. Outras autoridades que participam da apuração confirmaram ao G1 que o assassino da família Pesseghini teria demorado cerca de dez minutos para efetuar as quatro mortes.
"As testemunhas disseram que os primeiros disparos foram ouvidos por volta de 0h20 do dia 5 e os últimos, perto da 0h30”, disse Gonçalves Júnior.
Crime em família SP 08/08 (Foto: Arte/G1)
A chacina e o suposto suicídio do assassino aconteceram nas residências onde a família Pesseghini vivia. Num dos imóveis foram encontrados os corpos do sargento da Rota, da cabo Andreia e de Marcelo Pesseghini. No outro, foram achadas Bernadete e Benedita.

“O intervalo entre os dois primeiros tiros, que mataram o pai e a mãe, seria de algo em torno de seis segundos. Depois, o menino se deslocou até a outra residência e matou a tia-avó e a avó. Essa seria a sequência: pai, mãe, tia-avó e avó”, disse Arles Gonçalves Júnior.

A arma usada foi uma pistola .40 da mãe. “Os tiros foram dados praticamente encostados, à queima-roupa. Pelas fotos que vi, a uma distância de dez centímetros, característica de execução”, disse Arles Gonçalves Júnior.

Videogame
Apesar de o DHPP ainda não ter concluído o inquérito que apura a autoria e motivação dos homicídios seguidos de suicídio, Arles Gonçalves Júnior disse que a cada dia está mais convencido que Marcelo assassinou a família e se matou por sofrer transtornos psicológicos.

“Várias coisas podem ter influenciado esse comportamento. Uma das coisas que teria influenciado Marcelo a cometer os crimes foi o game "Assassins Creed". Colegas relataram que desde abril ele vinha dizendo que mataria os familiares e fugiria para um esconderijo. Algo bem parecido com o personagem do jogo de videogame”, disse o advogado.

Um mês antes da tragédia em família, o adolescente havia mudado sua foto nas redes sociais na internet - ele colocou a imagem de um personagem de Assassins Creed na sua página pessoal do Facebook.
“Marcelo ficava de capuz o tempo inteiro, assim como o personagem. Mesmo quando os colegas pediam para ele retirar o capuz, ele insistia em colocar. Ele começou a misturar a realidade com ficção e isso não foi percebido pelos pais. O garoto, até que saibamos, nunca passou por um psicólogo ou psiquiatra na vida”, disse Gonçaves Júnior.
No dia 8 deste mês, a desenvolvedora de games Ubisoft, criadora do jogo "Assassin's Creed", divulgou nota de repúdio à ligação feita entre o jogo e o assassinato da família Pesseghini.

Colegas e PMs
Numa das imagens gravadas por câmeras de segurança perto da escola de Marcelo, o suspeito aparece de capuz caminhando ao lado de dois colegas na manhã do dia 5 de agosto, horas depois da família ter sido morta.  Esses alunos foram identificados pela investigação e foram chamados para prestar depoimentos. Eles devem falar na quarta-feira (28). O DHPP quer saber o que o estudante falou para eles após o crime.
Outros alunos do Colégio Stella Rodrigues contaram aos policiais que Marcelo confessou os crimes, mas não acreditaram por acharem que se tratava de uma brincadeira.
Entre outros motivos que estão sendo investigados para tentar saber o que poderia ter levado um garoto aparentemente normal a matar a família e se suicidar estão a doença que sofria - fibrose cística - e o uso de games violentos. A médica que cuidava de Marcelo, Neiva Damaceno, já descartou a chance de os remédios contra a fibrose terem alterado seu comportamento a ponto de levá-lo a cometer os crimes.
Marcelo tomava insulina para controlar a diabetes. A fibrose cística é uma doença genética que afeta o funcionamento de secreções do corpo, levando a problemas nos pulmões e no sistema digestivo. Ela não tem cura e pode levar à morte precoce.

Jornalista diz que médicas cubanas parecem 'empregadas domésticas'

Mensagem gerou polêmica nas redes sociais nesta terça (Foto: Reprodução/Facebook)

A declaração de uma jornalista do Rio Grande do Norte sobre a aparência das médicas cubanas que chegaram ao Brasil para trabalhar no Programa Mais Médicos gerou polêmica nas redes sociais nesta terça-feira (27). A jornalista Micheline Borges publicou que as médicas têm cara de "empregada doméstica" e questiona se as mulheres são mesmo profissionais da saúde. "Será que são médicas mesmo?", contesta. Ela excluiu a conta na rede social após a repercussão da mensagem, que gerou mais de cinco mil compartilhamentos até as 16h desta terça.

"Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas tem uma Cara de empregada doméstica. Será que São médicas Mesmo? Afe que terrível. Médico, geralmente, tem postura, tem cara de médico, se impõe a partir da aparência...Coitada da nossa população. Será que eles entendem de dengue? Febre amarela? Deus proteja O nosso povo! (sic)", diz a mensagem postada durante a manhã.

 A jornalista pediu desculpas aos que se sentiram ofendidos e afirmou ter sido mal interpretada. "Foi um comentário infeliz, só gostaria de pedir desculpas, fiquei muito angustiada. Ganhou uma proporção muito grande nas redes sociais, onde as pessoas interpretam do jeito que querem. Não tenho preconceito com ninguém, não quis atingir ninguém, nem ferir a imagem nem a profissão de ninguém", declarou.
Justiça
O diretor do Sindicato das Empregadas Domésticas do Rio Grande do Norte, Israel Fernandes, informou que vai analisar a possibilidade de entrar na Justiça contra a jornalista.  "Isso é um absurdo. Em pleno século 21 uma pessoa ainda ter esse tipo de pensamento. Não acredito que essa moça seja jornalista mesmo. É racismo, discriminação, é crime. Vou me reunir com os demais membros do sindicato para analisar a possibilidade de entrar na Justiça. Ela vai responder por esses crimes".

Apagão foi causado por queimada no Piauí, diz Lobão


O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, explicou que a causa do apagão no Nordeste ocorrido nesta quarta-feira (28)  foi uma queimada na fazenda Santa Clara na cidade de Canto do Buriti, no Piauí.
Queda de energia no Nordeste (Foto: Editoria de Arte/G1)
O ministro informou que as causas da queimada - se foi natural ou provocada por ação humana - ainda estão sendo investigadas. Segundo o ministro, a preocupação inicial foi restabelecer o sistema.
O Operador Nacional do Sistema divulgou uma nota explicando que houve desligamentos em duas linhas devido "a foco de calor (queimada na região)". A nota diz ainda que as cargas de energia do Nordeste teriam sido praticamente recuperadas às 17h30. Veja a íntegra abaixo.
A área de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que  às 15h03, derrubando a carga para 10% do nível normal - de 10.000 megawatts para 1.000 megawatts.
O ministro disse ainda que o apagão atingiu "todo o Nordeste", mas que o sistema já foi recuperado. No entanto, Lobão disse que há a possibilidade de algumas cidades no interior dos estados ainda estarem com falta de energia.
A Aneel disse que, após a apuração das causas pelo ONS, fará a fiscalização do problema e, se houver culpados, aplicará multa.
No ano passado O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chip, afirmou que nesta época do ano, em razão da seca e do calo, é comum casos de "fogo espontâneo" em mata.
Em 2012, a região Nordeste enfrentou apagões em setembro e outubro. Em 22 de setembro, segundo o ONS, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.
Em outubro, outra ocorrência afetou os nove estados do Nordeste do país no final da noite do dia 25 e início da madrugada do dia 26.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Feridos em acidente na BR-316 no MA passam por exames no Piauí

Quatro pessoas que ficaram feridas no acidente que ocorreu nesta quarta-feira (7) na BR- 316, no trecho entre os municípios de Timon e Caxias, no Maranhão, foram encaminhados para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Colisão entre veículos deixou, pelo menos, três mortos. (Foto: David Peres/TV Mirante)
Segundo assessoria de imprensa do HUT, um dos feridos identificado por José Evangelista faleceu meia hora após dar entrada na unidade de saúde.
Alfredo Maia da Silva, 43 anos, e os filhos um rapaz de 12 anos e uma jovem de 16 estão internados com escoriações e fraturas expostas no Hospital de Urgência de Teresina. Segundo a assessoria, o quadro de saúde deles é estável. 
A esposa de Alfredo Maia, Lara Vilary Alves Rocha, morreu no local do acidente. Ainda de acordo com o hospital, os feridos passam por avaliações médicas em diversas especialidades com o objetivo de verificar possíveis lesões.

O comandante do 11ª Batalhão, major Juarez Medeiros, disse durante entrevista á TV Clube que ao chegar ao local do acidente os policiais encontraram quatro pessoas mortas e outros quatro feridos, sendo três em estado grave. “Também encontramos latas de cerveja, mas ainda não é possível afirmar que uma destas pessoas que estavam no veículo ingeriu bebida alcoólica”, diz.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Procissão das Sanfonas invade ruas de Teresina em homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga


Sanfoneiros de Teresina e de vários municípios se reúnem hoje, a partir das 15h, na Igreja Nossa Senhora das Dores


Hoje é dia de reverenciar Luz Gonzaga. Como todo mês de agosto, a Procissão das Sanfonas pede passagem e transforma o centro da cidadenum grande palco da música nordestina.
Nesta edição, o homenageado é mais que especial, Ano Viva Dominguinhos. O compositor marcou gerações transformando-se no sucessor do mestre Lua.
Com sua partida abre-se uma lacuna na música popular b rasileira, afinal, os muitos amantes do baião, estilo que marcou uma geração, garantem que não há na atualidade quem venha a substituí-lo.
“Ele não deixou sucessor. Não temos um substituto direto. Gonzaga deixou Dominguinhos e com a morte dele não ficou mais ninguém no lugar, o que preocupa”, diz Wilson Seraine, pesquisador e um dos integrantes da Colônia Gonzaguiana no Piauí, que promove a procissão.
Segundo ele, apesar de não existir, no momento, um nome expressivo de alguém que dê continuidade a obra desses dois ícones do baião, há uma preocupação e até mesmo paixão que move seus seguidores e olha que não são poucos. São eles os responsáveis por manter viva a chama de um legado de muitos sucessos.
“Tem muita gente boa, que certamente irá levar à frente tudo o que eles deixaram. São crianças, jovens, adultos que gostam deles e de sua música. Com a morte de Dominguinhos perde-se um referencial, um ícone, que era um chefe em que todos se espelhavam, seguiam, reverenciavam. Ele deixa um trono vazio e não tem quem substitua”.
A preocupação existe e o primeiro passo para deixar essa chama de amor ao baião viva é continuar tocando, reunindo fãs e apreciadores do estilo. E se a música é o caminho para despertar nas futuras gerações o conhecimento a obra deixada por Gonzaga e Dominguinhos, nada melhor do que deixar o som ecoar por todos os lugares e a procissão, que já se tornou tradição no início do mês, deve mais uma vez arrastar uma multidão pelas ruas do centro da capital, levando alegria por onde passar. A julgar pelos outros anos não há quem consiga ficar parado.
São muitos os sanfoneiros que participam do encontro. Alguns vindos do interior do Estado, trazendo na mala não só a sanfona, mas uma paixão que move corações e transforma simples homens em seguidores do rei do baião. Dos mais jovens aos mais idosos, não há quem resista a seguir nessa romaria.
A concentração acontece em frente à Igreja das Dores, Praça Saraiva, às 15h. É lá também que é realizada a benção das sanfonas, momento de religiosidade que marca as festividades de aniversário de Luiz Gonzaga. Em 2013 completam 24 anos sem o rei do baião.
De lá, o grupo segue pelas ruas levando música. E de forró em forró, o som das sanfonas invade o ambiente movimentado do comércio, quebrando a rotina e transformando ruas e calçadas em um imenso salão. Vale até dançar.
Basta encontrar o seu par. E é essa a intenção fazer com que as pessoas parem para ouvir, cantar e dançar revivendo grandes sucessos do cancioneiro popular que marcaram época e ainda continua encantando.
Exposição é um painel da obra de Gonzagão
Ao final da procissão, marcada para encerrar em frente ao Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, será realizada a abertura da exposição sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga. A mostra é composta de partituras, fotos, quadros, revistas, livros raros, cordeis, fitas cassetes, objetos diversos.
Um importante acervo que pertence a Wilson Seraine, que ao longo dos anos vem pesquisando e colecionando tudo o que encontra sobre o rei do baião.
Ele possui verdadeiras raridades, como livro autografado por Gonzaga e outras peças curiosas que podem ser conferidas de perto pelos fãs durante a exposição, durante dez dias no Museu do Piauí. Vale a pena conferir!

QUADRILHA EXPLODE E ASSALTA BANCOS DO BRADESCO E DO BRASIL NA CIDADE DE MONSENHOR TABOSA.


Assaltantes explodiram na madrugada desta sexta-feira (2), caixas eletrônicos de dois bancos, na cidade de Monsenhor Tabosa, a 306 Km de Fortaleza. De acordo com o  Comando de Policiamento do Interior (CPI), a ação dos suspeitos demorou duas horas. Entre 1h e 3 horas da manhã.
Ainda segundo o CPI, o grupo era composto por mais de 20 homens e logo após explodir as agências, a quadrilha fugiu em três carros. A Polícia Militar chegou a perseguir os suspeitos e houve troca de tiros. Ninguém ficou ferido.


A quantia levada pelo grupo ainda não foi revelada pela polícia. Polícia Militar de cidades vizinhas fazem o cerco com o objetivo de prender os assaltantes.




Assaltos constantes

No dia 14 de maio, um grupo de quatro homens assaltou um banco na cidade. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior, o grupo chegou à agência do município em um carro e anunciaram o assalto, e em seguida fugiram.
A polícia fez buscas na região e em cidades vizinhas, mas ninguém havia sido preso. Um funcionário do Banco do Brasil foi levado como refém, e solto na zona rural da cidade. Já em fevereiro deste ano, cinco homens tentaram explodir o caixa eletrônico do banco, mas não conseguiram. Eles roubaram armas, munições e coletes dos vigilantes.











MUSA "PADRÃO FIFA" DO BRASILIENSE É PRESA EM BRASÍLIA.


Famosa por ter feito um ensaio do jeito que veio ao mundo no Estádio Mané Garrincha, a musa ´padrão Fifa´ do Brasiliense, Rita Christina Camargo, de 29 anos, foi presa, acusada de ter emprestado a sua conta bancária para um estelionatário carioca, que tentou praticar golpe bancário no Distrito Federal.
A modelo foi presa quando tentava realizar um saque no valor de R$ 20 mil. O dinheiro seria fruto de uma extorsão, praticada pelo telefone, na qual o comparsa no Rio de Janeiro ameaçava de morte uma funcionária de agência bancária. As informações são do UOL.


O Brasiliense, que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, publicou nota oficial se eximindo da responsabilidade pelo ocorrido.

- O Brasiliense lamenta o fato e esclarece que não tem nenhuma responsabilidade sobre a vida pessoal das modelos que são escolhidas como musas do time - dizia.

Rita Christina, detida na última quarta-feira, foi encaminhada para a prisão feminina Colmeia, no Gama. 

Dominguinhos: mal-estar entre filho e viúva pode gerar disputa por bens


Guadalupe Mendonça já tirou Mauro Moraes de um dos imóveis do marido.

Guadalupe e Dominguinhos (Foto: Reprodução/ Facebook)
Pode ser tensa a partilha de bens do cantor Dominguinhos, que faleceu no dia 23 de julho, vítima de complicações infecciosas e cardíacas causadas por um câncer. Tudo isso porque antes da morte do cantor, seu filho, Mauro Moraes (filho do primeiro casamento) se desentendeu com a viúva de Dominguinhos, Guadalupe Mendonça.
A relação se complicou depois que Mauro mudou-se para um dos apartamentos do pai, no bairro do Morumbi, em São Paulo, para acompanhar o tratamento do cantor. Guadalupe não teria gostado e, de posse de uma procuração para administrar os bens do marido, solicitou a reintegração de posse do imóvel na Justiça.
“Nunca tivemos problemas, e não sei porque ela fez isso. Tentei embargar essa procuração, mas não consegui,  e entramos em acordo na Justiça. Ganhei 70 dias para me mudar, e assim foi”, contou Mauro Moraes, reinterando que não tem nada contra a irmã, Liv Moraes, filha de Guadalupe.
Mauro Moraes com o pai, Dominguinhos (Foto: Reprodução/Reprodução)Mauro Moraes com o pai, Dominguinhos
'Estou de luto', diz viúva
Apesar do mal-estar, Mauro garante que por ora não existe uma disputa judicial, e que quer apenas que as coisas se resolvam rapidamente.
“Nunca coloquei meu pai contra parede para saber o que ele tinha ou o que não tinha, e não vai ser agora que vou fazer isso. Só quero que as coisas se resolvam rapidamente e da melhor maneira possível. Até porque tem os direitos dos meus sobrinhos (filhos de Madalena, filha de Dominguinhos, e já falecida) também”, reiterou.
EGO entrou em contato com a viúva de Dominguinhos, Guadalupe Mendonça, mas ela restringiu-se a dizer que não sabia de disputa nenhuma. “Não sei de nada disso. Estou de luto”, limitou-se a dizer.
O próximo passo do caso deve ser o inventariança dos bens de Dominguinhos, assim como o levantamento da existência de algum testamento, que defina a partilha dos mesmos com os herdeiros.

Total de visualizações de página