quarta-feira, 30 de julho de 2014

POLICIAIS ACREDITAM QUE CORRUPÇÃO NAS CORPORAÇÕES DIFICULTAM TRABALHO.



Pesquisa realizada com 21.100 policiais de todo o país mostra que 93,6% deles acreditam que a corrupção nas corporações dificulta o trabalho. O levantamento — produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV) e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) — ouviu, entre 30 de junho e 18 deste mês, integrantes das Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros.

Outra questão tratada foi a desvinculação das polícias do Exército, apoiada por 73,7% dos entrevistados. Entre os policiais militares, esse número sobe para 76%. Os policiais também foram quase unânimes quando disseram que baixos salários (99%) e formação e treinamento deficientes (98,2%) tornam mais difícil o trabalho dos profissionais.

A maioria dos entrevistados apontou a integração das polícias em carreira única e de natureza civil e a diminuição da burocracia como caminhos para a modernização das corporações.

— Eles querem menos burocracia, uma organização que consiga dar eficiência à máquina pública — diz Renato Sérgio de Lima, pesquisador da FGV.

DIREITOS DOS CIDADÃOS


Apesar de as respostas sinalizarem anseio de Justiça — 83,7% disseram acreditar que o policial que mata um suspeito deve ser investigado e julgado —, 43,3% deles acham que esse mesmo agente deve ser inocentado. Outros 43,2% dos entrevistados acreditam que um policial que mata um criminoso deve ser premiado pela corporação.


— Você tem uma corporação disposta a mudar, mas com a permanência da ideologia de que bandido bom é bandido morto. Quase todos levantam a bandeira da integração e de uma polícia mais próxima da população e menos burocrática, mas é preciso investir na formação de agentes que respeitem os direitos — comenta Lima.

Flávio Dino e movimentos sociais lançam "Pacto por um IDH Justo"

Dezenas de movimentos sociais vão se reunir hoje com o candidato Flávio Dino, para lançar o "Pacto por um IDH Justo".
Flávio Dino (PCdoB) reúne com movimentos sociais  (Honório Moreira/OIMP/D.A Press)

Mudar a política para mudar a qualidade de vida do povo maranhense. Com esse objetivo, dezenas de movimentos sociais vão se reunir hoje com o candidato Flávio Dino, para lançar o “Pacto por um IDH Justo”.

O encontro no Hotel Rio Poty, na Ponta D’Areia, em São Luís, às 18h, representa uma união para reverter os baixos índices sociais do Maranhão. Os movimentos sociais vão firmar um pacto com Flávio para mudar o Estado.

O Maranhão tem o segundo pior IDH do Brasil. Essa nota mede a qualidade de vida da população.

Esses movimentos são compostos por educadores, trabalhadores rurais, religiosos, funcionários da Saúde e da Cultura, representantes da moradia popular, dos direitos humanos e das pastorais, do movimento negro, militantes e muitos outros.

Falta de oportunidades
Os movimentos sociais avaliam que, no Maranhão, “a política de concentração de renda mata vidas e sonhos. Mata por desnutrição, mata por insegurança, mata por preconceito, mata por falta de oportunidades”.

“Nós militantes dos movimentos sociais do campo e da cidade queremos mudar essa realidade do Maranhão. Todos nós temos direitos a uma vida digna, uma vida em abundância”, acrescentam.

Para os movimentos sociais, a reversão dos baixos índices passa necessariamente pela mudança política. “Precisamos dizer que este candidato é nosso, que é o candidato em quem temos esperança de mudar esses indicadores que estão aí, contra nós, as pessoas mais humildes”, afirma Joel Nascimento, presidente da Central dos Trabalhadores no Brasil (CTB/Maranhão).

A ênfase do “Pacto por um IDH Justo” gira em torno de quatro grandes temas: Educação, Saúde, Habitação e Direitos Humanos.


terça-feira, 29 de julho de 2014

Musa da Festa de Barretos defende postura séria e intelectual da rainha

Romântica, Juliana Joi foi escolhida nova rainha pela organização da festa.
'Não é só aparência que conta, quero passar conteúdo', diz bela de 22 anos.
Juliana Cordeiro Joi é estudante de direito e foi escolhida rainha da 59ª Festa do Peão de Barretos (Foto: André Monteiro/Divulgação)



Tímida, romântica e centrada na carreira. Este é o perfil da jovem Juliana Cordeiro Joi, de 22 anos, que encara o desafio de reinar na 59ª Festa do Peão de Barretos (SP), evento que acontece entre os dias 21 e 31 de agosto. Nascida e criada em Barretos, a estudante de direito foi escolhida rainha do evento pela diretoria de Os Independentes, que este ano extinguiu o tradicional concurso que elegia as representantes da festa e optou pela indicação da musa por membros da organização do evento. Juliana substitui Camila Rocha, que reinou no ano de 2013.

Recatada, Juliana pretende mudar o conceito da imagem da rainha da festa, do figurino ao comportamento, e resgatar tradições caipiras. "Quero passar uma coisa mais séria, de mais conteúdo. Inclusive nas roupas. Vamos adotar um estilo diferente esse ano, algo mais voltado para o country, para mostrar o estilo da mulher que anda a cavalo. Pretendo levar muito bem a imagem da festa para todos os lugares", afirma.

A estudante, que se diz apaixonada por cavalos, já havia participado da abertura da Festa do Peão em duas ocasiões, mas confessa nunca ter se imaginado ocupando o posto de rainha do evento. "Andei a cavalo na abertura em 2008 e 2009. Mas nunca passou pela minha cabeça ser rainha da festa. Houve a indicação de um amigo ao pessoal da diretoria da festa, eles gostaram do meu perfil e fizeram o convite. Ser escolhida é uma honra, uma satisfação muito grande", diz.
Juliana Joi defende charme com elegância na festa de Barretos (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)
O gosto pela música sertaneja - estilo que domina a programação de shows durante a festa - também é diferente. "Gosto de todo tipo de música. Não tenho um estilo predileto. Para mim, a música precisa ser boa", afirma. Na opinião da estudante, o sertanejo raiz é mais rico que os hits das paradas de sucesso atuais. "Prefiro o sertanejo antigo, as letras mais românticas. Do sertanejo universitário eu só gosto do ritmo. As letras não me agradam", explica.

Avessa a baladas, Juliana afirma que gosta mais de frequentar os restaurantes e bares da cidade aos finais de semana. Tudo sempre na companhia do namorado, que segundo ela não ficou enciumado em "dividir" a amada com o público da festa. "Meu namorado não tem problema quanto a isso [ciúmes]. Nós inclusive nos conhecemos na Festa do Peão quando participamos juntos da abertura. Ele é uma pessoa muito centrada. E vê isso como uma boa oportunidade para mim. Estamos vendo isso tudo como uma coisa muito boa", conta.

Apesar do compromisso com o evento, que segue até agosto do ano que vem, a estudante de Direito não esconde que seu objetivo é dedicar-se à advocacia. "Estou no último ano de faculdade. Prestei a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),passei nas duas primeiras fases. Então, desde o começo do ano eu venho estudando muito. Além disso eu também faço estágio no Fórum. Quero investir na carreira", diz.

Nova imagem
Juliana Cordeiro Joi quer mudar conceito da imagem da rainha da Festa do Peão de Barretos (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Para Juliana, o principal desafio durante o reinado será mudar o conceito do perfil da rainha da festa. "A ideia é fazer da rainha uma figura que tenha uma relação social com o público e com a festa em si. Passar uma imagem mais intelectualizada da rainha. Não é só a aparência física que conta. É algo mais formal, mesmo", afirma.

Empenhada em estar o mais próximo possível com todos os detalhes da festa, a rainha prometeu até andar a cavalo na arena durante o evento. "Vou procurar, de todas as formas, me relacionar com todo o conteúdo da festa, com toda a história da festa, de uma forma que acho que antes não existia, durante e depois do evento. Acho que faltava um pouco disso. A maioria das meninas não tinha disponibilidade para estar em todos os eventos. Era só ali na festa", diz.

Juliana não teme as críticas em relação à extinção do concurso para o reinado da festa. "Essa mudança foi boa. É uma tentativa de buscar algo melhor para a festa, que às vezes não poderia ser encontrado nos concursos. Inovar é preciso. Como barretense, é uma honra poder fazer parte disso. Era dever aceitar esse convite", conclui.
 Juliana quer passar imagem intelectualizada da Festa do Peão (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)


Acidente deixa um ciclista morto na MA-034, próximo a Coelho Neto


IMG-20140728-WA0005
Um grave acidente registrado por volta das 16h20 nesta segunda-feira (28), em um trecho da MA-034, nas proximidades do Povoado Bananal deixou uma vítima fatal.O ciclista João de Deus Cordeiro Nascimento40 anos, trafegava destino a cidade de Coelho Neto quando acabou sendo atropelado por um veículo Gol de placa LVG 8812 que trafegava destino a Teresinha Piauí.

A vítima João de Deus não resistiu aos ferimentos e morreu no local, ele morava no povoado São Francisco. Os ocupantes do veículo foram socorridos por uma equipe do SAMU com pequenos ferimentos para o Hospital Municipal Casa de Saúde e Maternidade de Coelho Neto.


O delegado Dr.Sidney Titular do distrito policial do município de Coelho Neto, esteve no local do acidente acompanhado do Escrivão Ellyelson Gutherres, e do Investigador Junior para levantar o que provocou este grave acidente, já que no local da ocorrência não havia buracos na pista. A polícia civil segue as investigações para descobrir o que de fato aconteceu.
IMG-20140728-WA0006

IMG-20140728-WA0007



Bombardeio israelense atinge usina e deixa Gaza sem energia

Planta operava com 20% de sua capacidade após ser atingida na semana passada; nas últimas 24 horas, 110 palestinos morreram

GAZA — O conflito entre Israel e Faixa de Gaza chega ao seu 22º dia nesta terça-feira em um dos momentos mais mortíferos, com registros de 110 palestinos mortos somente nas últimas 24 horas, segundo autoridades palestinas. A única usina de eletricidade em Gaza está em chamas após ser atingida por fogo israelense, deixando a região sem energia, informaram jornais locais. A central, segundo a agência Reuters, já havia sido atingida na semana passada e estava operando com 20% de sua capacidade. Desde o início da ofensiva israelense, 1.113 palestinos foram mortos — 70% civis — e 6.500 ficaram feridos. Do lado de Israel, o número de mortos subiu para 56, sendo 53 soldados e três civis.

O porta-voz da empresa de distribuição de energia elétrica em Gaza, Jamal Dardasawi, assegurou que dois projéteis de tanques israelenses caíram em um dos três tanques de combustível da usina, o que causou um incêndio e interrompeu o funcionamento da planta. A explosão prejudica o fornecimento de energia para os 1,8 milhão de habitantes de Gaza.

Nas primeiras horas desta terça-feira, ataques de Israel contra um prédio de três andares em Rafah e contra o campo de refugiados de Bureij mataram 26 palestinos, incluindo nove mulheres e quatro crianças, após um dia particularmente sangrento no conflito com o grupo militante islâmico Hamas.

A aviação israelense também bombardeou na manhã desta terça-feira a casa de Ismail Haniyeh, líder do Hamas na Faixa de Gaza, situada no campo de refugiados de Shatti, no noroeste do território palestino. O ataque causou danos na infraestrutura, mas não deixou vítimas, segundo o Ministério do Interior de Gaza.

— O inimigo israelense bombardeou nossa casa em dois ataques — relatou Abed Salam Haniyeh, filho do dirigente do Hamas.

Também nesta terça-feira, o Exército de Israel admitiu a morte de cinco soldados em combates com um comando palestino que tentava se infiltrar em Israel por um dos vários túneis que cortam a região, na fronteira com a Faixa de Gaza.

“Os soldados de infantaria Daniel Kedmi, 18 anos, Barkey Ishai Shor, 21, Sagi Erez, 19, e Dor Dery, 18, foram mortos nesta tentativa de ataque”, revelou o Exército em comunicado, acrescentando que um quinto militar também morreu na ação.

O Hamas afirmou que sua emissora de televisão Al-Aqsa TV também foi alvejada, mas que o canal continuava no ar.


PCdoB ausenta-se de mais uma reunião da campanha de Dilma no MA


(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

O PCdoB, do candidato a governador Flávio Dino, foi a ausência notada em mais uma reunião da coordenação da campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) no Maranhão.

Depois de ignorar o primeiro encontro (reveja), os comunistas novamente não enviaram representantes para a “Plenária de Mobilização do PT e dos Movimentos Sociais em apoio a Dilma”, que ocorreu no fim de semana, em São Luís.

O PCdoB é da base da presidente Dilma no plano nacional, mas aliado dos tucanos no Maranhão – o candidato a vice-governador da chapa encabeçada por Flávio é o deputado federal Carlos Brandão, presidente do PSDB no estado.

Apesar de achar pouco provável que o comunista façar parte do palanque de Dilma, a própria coordenado da campanha, Berenice Gomes (PT), tem trabalhado para garantir que todos os aliados tenham espaço – o projeto é criar dois blocos de partidos, um com os que apoiam Lobão Filho (PMDB) e outro com os que apoiam Dino.


“Esta é uma estratégia de campanha adotada aqui no Maranhão em função das disputas locais. Uma engenharia que está sendo feita em outros estados também, pois não podemos perder de vista o objetivo maior e nenhum partido que apoie a Dilma será despontencializado”, disse Gomes.

Lobão Filho apoia empreendedorismo no Maranhão



O Programa de Aceleração do Maranhão – PAM, carro-chefe do plano de governo de Lobão Filho (PMDB), abrange áreas de grande relevância como saúde, educação e segurança. Entre as 18 áreas inicialmente propostas, recebe destaque o PAM do Empreendedorismo. Empresário bem sucedido e reconhecido nacionalmente, Lobão Filho aposta no empreendedorismo como forma de alavancar a economia do estado.

O PAM do empreendedorismo contempla três programas específicos. O primeiro é o programa “Micro é Mais”, que visa a auxiliar aqueles que querem sair da informalidade, reduzir a mortalidade das microempresas, com apoio, assistência, estímulo e capacitação em parceria com o sistema “S”. No Brasil, são criados anualmente mais de 1,2 milhão de novos empreendimentos formais. De acordo com o Sebrae, desse total, mais de 99% são micro e pequenas empresas e empreendedores individuais e, no Nordeste, apenas 69,1% chegam a dois anos de sobrevivência.

O segundo programa, “Incubadora de Ideias”, foi elaborado para estimular e capacitar os novos empreendedores, em parceria com universidades públicas e privadas – iniciativa que também deverá elevar a taxa de sobrevivência das microempresas.
Já o terceiro programa, “Seu talento, sua Empresa”, transforma o empreendedor autônomo em empresário individual, facilitando sua inserção no mercado formal, e transformando talento em empresa. O trabalhador passa a ter CNPJ, acesso a crédito, aposentadoria e outros benefícios e facilidades que uma pessoa jurídica tem. “Vamos verdadeiramente construir um grande Maranhão de oportunidades para todos, um Maranhão empreendedor”, assegurou o candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão”.


Sobre o PAM, que tem como metas ainda, elevar o IDH e redistribuir a riqueza do estado, Lobão Filho acredita que “ao alcançarmos os objetivos do PAM, teremos cumprido nosso papel de resgatar o direito dos cidadãos e dos nossos municípios de participarem do crescimento econômico do estado e conquistarem uma vida melhor e mais feliz”.

domingo, 27 de julho de 2014

Aécio diz que governo 'se precipitou' sobre violência na Faixa de Gaza








Candidato do PSDB criticou atuação da diplomacia brasileira no episódio.
Brasil retirou embaixador de Israel e abriu crise entre autoridades dos países.

O senador Aécio Neves acompanhado do governador Geraldo Alckmin, que tenta a reeleição, e José Serra, candidato ao Senado pelo PSDB (Foto: Mariana Lenharo / G1)
O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, criticou neste sábado (26) a atuação da diplomacia brasileira após a ofensiva de Israel que aumentou a violência na Faixa de Gaza. Para o tucano, o governo brasileiro "se precipitou" no episódio.

Temos que condenar o uso excessivo de força de Israel, mas também temos que condenar as ações do Hamas com lançamento excessivo de foguetes. Faltou uma palavra mais clara de convocação ao cessar-fogo. O Brasil se precipitou"
Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência
Aécio Neves falou sobre o tema após participar de ato de campanha na capital paulista ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que tenta reeleição, e do candidato ao Senado por São Paulo pelo PSDB, José Serra.

Na manhã deste sábado, eles caminharam pelo Parque da Juventude, na zona norte de São Paulo, local que antes abrigava o presídio do Carandiru, e também visitaram a Biblioteca de São Paulo, que fica dentro do parque. Em seguida, foram até a III Feira de Tecnológica da Zona Leste, em Itaquera, iniciativa liderada pela Obra Social Dom Bosco.
Na última quarta (23), o governo brasileiro classificou de "inaceitável" a escalada da violência, considerou "desproporcional" a força usada por Israel e chamou o embaixador em Tel Aviv "para consulta", o que abriu uma crise diplomática.

Depois, o jornal "The Jerusalem Post" publicou reportagem na qual o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Yigal Palmor, questionou a retirada do embaixador e chamou o Brasil de "anão diplomático". Em reação, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, afirmou que, se existe algum "anão diplomático", o Brasil não é um deles.
Para Aécio Neves, o governo brasileiro deveria ter dado uma "palavra mais clara de convocação ao cessar-fogo".

"O Brasil sempre se caracterizou por ter uma política externa de equilíbrio e isso deve retornar a conduzir nossas ações. Em relação a essa última posição [posição a respeito da violência na Faixa de Gaza], acho que faltou equilíbrio. Temos que condenar o uso excessivo de força de Israel, mas também temos que condenar as ações do Hamas com lançamento sucessivo de foguetes. Faltou uma palavra mais clara de convocação ao cessar-fogo. O Brasil se precipitou, ao meu ver", afirmou o candidato tucano.
Para ele, o Brasil perdeu espaço nas negociações sobre questões internacionais e também reduziu sua participação no comércio exterior.

Atuação econômica do governo
O candidato comentou ainda, durante o ato de campanha em São Paulo, análises de instituições financeiras que sugerem que a reeleição da presidente Dilma Rousseff poderá prejudicar a economia. O Santander chegou  a pedir desculpas pelo episódio.
"Essas avaliações apontam para a mesma direção: o fracasso da política econômica da atual presidente da república." Para Aécio, a situação mostra que Dilma "perdeu a capacidade de gerar expectativas  positivas" no mercado financeiro.

"Existe algo quando se fala de economia que é essencial: a expectativa. O atual governo perdeu a capacidade de gerar expectativas positivas, o que prejudica o crescimento", disse o tucano. "Vizinhos nossos, economias muito menos complexas e estruturadas que a nossa, vão crescer mais do que nós crescemos. O governo da presidente Dilma fracassou e eu concordo com a maioria dessas análises: mais quatro anos do atual governo do PT significa mais quatro anos de baixíssimo crescimento", completou

SOLINEY FILHO DESISTE DE SER CANDIDATO POR PROBLEMAS DE SAÚDE.


Soliney Filho desiste de candidatura.

MARANHÃO - O presidente de honra do PRTB, Soliney Silva, anunciou na tarde deste sábado (26), que seu filho não irá mais disputar a eleição para deputado estadual este ano. A decisão foi tomada, após uma avaliação do estado de saúde de Soliney Filho, que sofre de uma doença genética denominada, espondilite anquilosante.

Soliney Filho estava cotado para ser um dos deputados mais bem votados na eleição deste ano e também faria parte de um processo de renovação da Assembleia Legislativa, porém a questão de saúde, atrapalharia a condução da campanha eleitoral.
No próximo dia 4 de agosto, o jovem político irá se submeter a um procedimento cirúrgico na cidade de Goiânia, o que impossibilitará de continuar com as suas atividades políticas.

O prefeito de Coelho Neto, explicou que a decisão foi tomada em consenso com toda a família, que avaliou ser muito mais importante a recuperação do filho do que se submeter a uma esgotante campanha político, que pode trazer consequências irreversíveis a saúde de Soliney Filho.

Apesar de não ter mais a participação do filho na disputa, Soliney Silva informou que permanecerá totalmente engajado na campanha de governador de Lobão Filho (PMDB) e para senador de Gastão Vieira (PMDB).
Durante o encontro realizado na cidade de Coelho Neto, Soliney aproveitou para agradecer todas as lideranças que declararam apoio a candidatura do seu filho e pediu para que estes sigam engajados no projeto político do grupo, que é eleger Lobão Filho e Gastão Vieira.

“Junto com a família, decidimos retirar a candidatura de Soliney Filho da disputa de deputado estadual, pois a saúde está em primeiro lugar. Essa é uma decisão de vida e não podemos nos apegar a interesses mesquinhos, por isso deixo claro que não houve derrota política, briga interna e muito menos medo. Continuaremos fazendo política com o nosso grupo que é liderado pelo Lobão Filho e Gastão Vieira, e os candidatos a deputado estadual e federal ainda vamos definir”, anunciou Soliney.
Antes da reunião, o prefeito de Coelho Neto, acompanhou Lobão filho e sua comitiva da tradicional procissão de Nossa Senhora Santana que reuniu mais de 30 mil pessoas.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Reforma do Código Penal alimenta debate sobre maioridade penal



A redução da maioridade penal é um tema que continuará em debate não só no Plenário do Senado. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deverá voltar à questão quando continuar a discussão do parecer do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) ao substitutivo do projeto de lei de reforma do Código Penal (PLS 236/2012).

Presidente da CCJ, Vital convocou uma série de audiências públicas, ao longo do semestre passado, para analisar pontos da revisão do CP com membros do Poder Judiciário. O ponto de partida era o substitutivo ao PLS 236/2012, elaborado pelo senador Pedro Taques (PDT-MT) e já aprovado por uma comissão especial do Senado.

Uma eventual mudança, no entanto, não poderá ser feita na reforma do Código Penal. É que a inimputabilidade prevista no art. 27 do CP é estabelecida também na Constituição (art. 228). Por isso, a redução em análise no Senado é sugerida por meio de proposta de emenda à Constituição (PEC 33/2012).

Opiniões contrárias

Pelo menos três expositores de peso – o procurador-geral da República (PGR), um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e um membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – se manifestaram contra a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, mesmo restrita à punição de adolescentes envolvidos com crimes hediondos ou reincidentes na prática de lesão corporal grave ou roubo qualificado.

— Como jurista, posso dizer que, em princípio, a redução da maioridade penal ofende cláusula pétrea da Constituição. Como cidadão, não vejo efetividade, objetividade em sua aplicação. Não estou convencido de que a redução da maioridade penal tenha o resultado que se espera. Colocar o adolescente num sistema (prisional) caótico como o nosso pode ter efeito contrário ao esperado, que é o de reeducação e ressocialização — argumentou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Posição contrária à mudança também foi manifestada pelo desembargador federal Guilherme Calmon, integrante do CNJ, e pelo ministro do STJ Sebastião Reis Júnior.
- É certo que o adolescente de quase 18 anos já tem amadurecimento suficiente para entender a gravidade da conduta. Mas, simplesmente transferi-lo para o sistema carcerário não será a solução. Em vez de resolver, vai piorar o sistema – afirmou Calmon.

O ministro do STJ, por sua vez, mostrou-se convencido de que a redução da maioridade penal não vai resolver o problema da criminalidade juvenil. Segundo ele, há por parte do Estado “falta de preparo para dar educação e uma perspectiva de vida aos menores carentes”.

Falta de perspectiva

Seja na CCJ, seja em Plenário, diversos senadores também reforçaram o apelo pela manutenção da maioridade penal em 18 anos. Para Roberto Requião (PMDB-PR), o ingresso de adolescentes no sistema carcerário só ajudaria a aumentar o número de criminosos, já que os distanciaria de qualquer medida socioeducativa. A PEC 33/2012, do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), foi rejeitada pela CCJ, mas submetida a recurso para exame pelo Plenário do Senado.

Durante o debate na CCJ com o ministro Sebastião Reis Júnior, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) concordou com ele quanto à vinculação da criminalidade juvenil à falta de perspectiva.

- Eu tenho a convicção de que, mesmo os casos extremos (de violência envolvendo menores) colocados pela mídia, poderiam ser contornados se tivesse com aliados a educação de qualidade e o direito a sobrevivência para todos – comentou Suplicy na ocasião.

Já em Plenário, o senador Paulo Paim (PT-RS) observou que o fenômeno da violência urbana é muito complexo para ser resolvido apenas com a redução da maioridade penal. Em maio passado, integrantes da União da Juventude Social (UJS) aproveitaram a realização de um evento, em Brasília, para protestar no Congresso contra a proposta de aplicação da lei penal a adolescentes infratores. Na ocasião, os jovens pediram mais investimentos em educação e mais acesso à cultura e ao esporte.


Homem se vestiu com máscara de porco e esfaqueou sua ex-esposa 84 vezes

Anthony Novellino foi considerado culpado pelos jurados nas preliminares do julgamento

Homem se vestiu com m疽cara de porco e esfaqueou sua ex-esposa 84 vezes
Ele está sendo acusado por deferir 84 facadas contra sua ex-esposa usando uma máscara de porco para que ela não soubesse a identidade do assassino.
Anthony Novellino foi considerado culpado pelos jurados nas preliminares do julgamento. Ao todo, o julgamento durou 2 dias e três horas.

Ele atacou Judith quando estava em sua casa, em junho de 2010 após um recente processo de divórcio. A mulher estava arrumando alguns pertences e objetos pessoais para sair da casa quando foi brutalmente esfaqueada. Anthony não suportava a ideia do fim do relacionamento.

O assassino fugiu do local, mas foi capturado após alguns dias residindo em Whashington. De acordo com relatos, ele estava tendo um relacionamento virtual amoroso com uma mulher, e por isso resolveu fugir para se encontrar com ela na capital do país.


Os promotores exigem que ele seja sentenciado a 30 anos de prisão. A condenação oficial está marcada para 12 de setembro.

INSS terá que revisar quase 500 mil aposentadorias


Entre os problemas identificados estão o recebimento de mais de um benefício pela mesma pessoa e erros cadastrais.

INSS terá que revisar quase 500 mil aposentadorias


Uma auditoria realizada com 12,5 milhões de aposentadorias apresentou que 474 mil benefícios devem passar por uma revisão do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) nos próximos seis meses (180 dias). Entre os problemas identificados estão o recebimento de mais de um benefício pela mesma pessoa e erros cadastrais.

A análise realizada durante o ano de 2012 pelo TCU (Tribunal de Contas da União) tem como intenção cortar gastos públicos desnecessários. De acordo com o órgão, o total dos benefícios com necessidade de revisão poderá trazer economia de até R$ 5,9 milhões por ano aos cofres do governo.
O primeiro grupo de análise consiste no recebimento de mais de uma aposentadoria pela mesma pessoa, onde foram identificados 1.197 casos, correspondendo a 2.395 benefícios.

No segundo grupo, estão as aposentadorias com erros cadastrais, entre elas, as com campos em branco (22.787), irregularidades na data de nascimento (7.520), nomes sem sobrenome (10.931), nomes irregulares do titular ou da mãe do mesmo (11.172), abreviações na identificação (61.760) e abreviações no nome da mãe (264.599). Aposentadorias com “data de óbito ou reclusão” (188), sem número de NIT (11.711), sem CPF (17.601) e com erros no campo de gênero (7.087) também devem ser revisadas.

A terceira parte das ocorrências está relacionada com a utilização de mesmo número de NIT (Número de Identificação do Trabalhador) ou CPF (Cadastro de Pessoa Física) por pessoas diferentes. Nesse aspecto foram encontradas 732 aposentadorias com possível acumulação de mesmo número de NIT entre duas ou mais pessoas e 11.600 aposentadorias com possível acumulo do mesmo número de CPF.

Já a quarta observação diz respeito à existência de 45.923 aposentadorias sem relação com o banco de dados do CPF. A quinta irregularidade foi verificada em 11.628 benefícios em que a idade do segurado na data de início do benefício é incompatível com o sexo e o território do beneficiário.
Outro lado
Em nota, o INSS, como o relatório trata de uma auditoria feita em 2012, é possível que os benefícios citados no documento já tenham passado por revisão. O Instituto diz ainda que trabalha constantemente no aprimoramento do cadastro de seus segurados e que a quantidade de irregularidades é pouco expressiva.

— O próprio Tribunal de Contas da União relata que a integridade e confiabilidade das informações no banco de dados de benefícios deste Instituto melhoraram significativamente nos últimos dez anos, sendo que considerado o universo dos benefícios fiscalizados, o número em que foram constatados indícios de irregularidades é pouco significativo — cerca de 0,02%.
O Instituto ressalta ainda que nem todo indício de irregularidade faz com que o benefício seja suspenso.


— Sendo comprovada a irregularidade adotam-se as providencias necessárias para a respectiva cobrança dos valores recebidos indevidamente, após o devido processo legal.

Médicos da Índia removem 232 dentes da boca de menino

Adolescente sofreu 18 meses devido a tumor odontogênico: em uma única cavidade da gengiva se formavam vários dentes.

Caso de Ashik Gavai foi descrito como 'muito raro'. (Foto: BBC)

Médicos da Índia extraíram 232 dentes da boca de um garoto de 17 anos, em uma operação que durou sete horas.

Ashik Gavai chegou ao hospital com um inchaço na mandíbula direita, disse à BBC Sunanda Dhiware, a chefe do Departamento de Ortodontia do JJ Hospital de Mumbai, maior cidade da Índia.

O adolescente vinha sofrendo havia 18 meses e veio da sua aldeia para a cidade depois que os médicos locais não conseguiram identificar a causa do problema.
O pai de Ashik, Suresh Gavai, citado pelo jornal Mumbai Mirror, disse que seu filho se queixava de dor intensa havia um mês. "Eu estava preocupado que poderia ser um câncer, então eu o trouxe para Mumbai", disse Suresh.

Os médicos haviam descrito sua condição como "muito rara" e "um recorde mundial".
"O incômodo de Ashik foi diagnosticado como um complexo tumor odontogênico em que em uma única cavidade da gengiva se formaram vários dentes. É um tipo de tumor benigno", disse Dhiware.

Os dentes de Ashik Gavai foram expostos pelos
médicos após a operação. (Foto: BBC)
'Pequenas pérolas brancas'
A médica contou que, no início, "não podíamos cortar os dentes, então tive que usar dois instrumentos simples (um cinzel e um martelo) para arrancá-los".

Os dentes de Ashik Gavai foram expostos pelos médicos após a operação. (Foto: BBC)

"Pequenos dentinhos, que pareciam pérolas começaram a sair, um a um. Inicialmente, nós os guardamos, eles pareciam verdadeiras pequenas pérolas brancas. Depois começamos a ficar cansados. Contamos 232 dentes", acrescentou.
A cirurgia, realizada na segunda-feira (21), envolveu dois cirurgiões e dois assistentes. Ashik agora tem 28 dentes.

Descrevendo o caso como "muito raro", Dhiware disse que nunca tinha visto "nada igual na minha carreira de 30 anos", mas ressaltou que estava "radiante de receber um caso tão interessante".

"De acordo com a literatura médica disponível sob o assunto, tínhamos conhecimento de um caso que afetou a mandíbula superior em que, no máximo, 37 dentes foram extraídos a partir do tumor. Mas, no caso de Ashik, o tumor foi encontrado no fundo da mandíbula inferior e tinha centenas de dentes."

O adolescente teve de suportar sete horas de cirurgia. (Foto: BBC)

Condenado à morte agoniza por quase 2 horas em execução nos EUA


Joseph Wood foi condenado por matar namorada e pai da mulher em 1989.
Segundo advogado, ele lutou para respirar após receber injeção letal.
Joseph Rudolph Wood em foto sem data (Foto: Arizona Department of Corrections/AP)

Um condenado à morte agonizou durante quase duas horas nesta quarta-feira (23), após receber uma injeção letal durante uma execução no Arizona, sudoeste dos Estados Unidos, informou a promotoria estadual.

Joseph Wood, condenado por matar em 1989 sua ex-namorada e o pai da mulher, foi declarado morto às 15h49 locais (19h49 de Brasília) na cidade de Florence, quase duas horas após receber a injeção letal, às 13h52 (17h52), revelou o porta-voz da promotoria, Tom Horne.

Esta execução particularmente longa, já que em geral os condenados morrem em cerca de dez minutos, foi efetuada em meio a uma polêmica nos Estados Unidos em torno da eficácia e da origem dos produtos utilizados nas execuções.

"Levou duas horas para que Joseph Wood morresse, e ele lutou para respirar por cerca de uma hora e quarenta minutos", afirmou Dale Baich, advogado do executado, em um comunicado apresentado depois.

O advogado disse que Wood tinha recebido uma mistura de duas drogas: midazolam combinada com hidromorfona, um derivado da morfina. Mas esse coquetel experimental 'falhou.'
"O Arizona parece ter se juntado a vários outros estados irresponsáveis em um horror que era absolutamente previsível", denunciou Baich.

Wood, de 55 anos, foi condenado à pena de morte por ter matado a tiros em 1989 sua ex-namorada Debbie Dietz, de 29 anos, e seu pai Gene, de 55.

Nas últimas 24 horas, Wood havia apresentado vários recursos e apelado inclusive à Suprema Corte dos Estados Unidos pela falta de informações sobre o procedimento de injeção letal usado neste Estado.

Wood havia criticado os riscos de sofrimento inconstitucionais que poderia correr durante sua execução, na ausência de informações sobre os produtos utilizados e sobre a formação dos responsáveis pela aplicação da injeção letal.

O Arizona se limitou a indicar que Wood seria executado com os mesmos produtos utilizados em outra polêmica execução realizada em janeiro no estado de Ohio (norte). Durante aquela execução, o condenado se debateu e gemeu durante 26 minutos.


A execução de Wood foi a 26ª deste ano nos Estados Unidos, e a primeira no Arizona desde outubro de 2013. Neste estado, 37 condenados foram executados desde 1992.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Escritor Ariano Suassuna sofre AVC hemorrágico e é operado no Recife

Poeta e dramaturgo, de 87 anos, foi internado na noite desta segunda (21).
Ele se recupera na UTI neurológica; segundo médicos, quadro é estável.

Ariano Suassuna revela detalhes sobre 'O jumento sedutor' (Foto: Reprodução/TV Globo)

O escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna, de 87 anos, foi submetido a um procedimento cirúrgico, na noite desta segunda-feira (21), no Recife. Ele foi internado por volta das 20h, em função de um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico.

Suassuna está internado no Hospital Português. Após a cirurgia, que durou aproximadamente uma hora, ele foi transferido para a UTI neurológica, onde está se recuperando. Segundo a assessoria de imprensa da unidade de saúde, o quadro dele é considerado estável pelos médicos.

No ano passado, Ariano Suassuna foi internado duas vezes. Em 21 de agosto, o autor sentiu-se mal em casa e precisou ser hospitalizado. Os médicos diagnosticaram um infarto agudo do miocárdio de pequenas proporções. Inicialmente, ele foi encaminhado à unidade coronária, e, depois, transferido para um apartamento do hospital. Após seis dias, recebeu alta, com recomendação de muito repouso em casa e nenhuma visita.

Dias depois, Suassuna foi levado ao hospital novamente. Dessa vez, foi detectado um aneurisma cerebral. Após passar por um procedimento chamado arteriografia, capaz de tratar o aneurisma, saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi levado para um apartamento do hospital, de onde saiu definitivamente após seis dias de internação, no dia 4 de setembro.
Autor de "O auto da compadecida", entre diversas outras obras, Ariano Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, em João Pessoa, e cresceu no Sertão paraibano. Mudou-se com a família para o Recife em 1942. Sua primeira peça, "Uma mulher vestida de sol", ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno em 1948.

Tem contos e livros adaptados para a televisão e para o cinema. "O auto da compadecida" foi adaptado para a televisão em 1999, por Guel Arraes, enquanto "Romance d'a pedra do reino" e "O príncipe do sangue do vai-e-volta" deu origem à minissérie "A pedra do reino", com direção de Luiz Fernando Carvalho, exibida na Rede Globo em 2007.


segunda-feira, 21 de julho de 2014

DUPLO HOMICÍDIO: MANIFESTANTES PEDEM JUSTIÇA



Centenas de populares participaram hoje, (21.07), de uma manifestação em que pedem justiça e a elucidação rápida do duplo homicídio que chocou Coelho Neto.

No último dia, 08.07, a empresária Antônia Gomes da Silva e o pedreiro José Adalmir da Silva foram, brutalmente, assassinatos. Ela foi espancada com um pedaço de madeira e teve a cabeça esmagada pelas pancadas, já o pedreiro foi assassinado com seis tiros de revólver calibre 38.

O suspeito pelos crimes, José Oscar de Azevedo Silva, marido da empresária, se entregou no último sábado, (19.07), e em depoimento ao delegado, Sidney Tenório, alegou legítima defesa.

Hoje, os familiares das vítimas convocaram a comunidade para o ato de manifestação, pedindo celeridade nas investigações e justiça, pois temem que o álibi apresentado pelo suspeito funcione e o caso não seja, devidamente, esclarecido.

Blog;C.Machado

Polícia prende José Oscar, acusado de duplo assassinato em Coelho Neto-MA



supeitoz99

A polícia civil do Município de Coelho Neto, sobre o comando do delegado Titular Dr. Sidney prendeu no início da noite deste sábado (19) de julho, em cumprimento a um mandado de prisão temporária por Homicídio Qualificado, em desfavor de José Oscar Azevedo da Silva, decretado  pela juíza de direito Dra. Karla Jeane Matos de Carvalho, da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca de Coelho Neto-MA.


O acusado José Oscar, é investigado por duplo assassinato, contra sua esposa Antônia Gomes da Silva, morta por espancamento, e o pedreiro José Adalmir da Silva, morto com 6 tiros de revólver calibre 38. na última terça-feira (08) de julho, na Rua Deputado Raimundo Bacelar, centro da cidade de Coelho Neto.

Logo após sua prisão o mesmo prestou depoimento acompanhado pelos seus advogados, onde o mesmo foi interrogado pelo delegado Dr. Sidney acompanhado do Escrivão Ellyelson Gutherres.

O crime que causou revolta, e comoção na cidade, e em todo Maranhão está próximo de ser esclarecido agora com a prisão do acusado.
De acordo com informações, extraoficiais é provável que o delegado se pronuncie segundo – feira (21), para falar um pouco sobre o teor do interrogatório.

Menina de 12 anos é submetida a cirurgia para retirar tumor de 15kg




Uma menina de 12 anos foi submetida a cirurgia em hospital de Guangzhou(China) para a retirada de um tumor de 15 quilos. Tratava-se de um enorme teratoma ovariano, que fazia com que a pequena chinesa parecesse grávida. 

O tumor foi descoberto em 2009. Em janeiro deste ano, Han Bingbing começou a ter sérias dificuldades para caminhar e respirar. Sob ameaça de colapso de vários órgãos, a menina foi finalmente levada a uma sala de cirurgia. 

A operação para a remoção do tumor gigantesco durou 8 horas. Han passa bem.








sexta-feira, 18 de julho de 2014

Fabinho Matador é condenado a 17 anos de reclusão e interrogado em outro processo de homicídio


Fabinho Matador é condenado a 17 anos de reclusão  e interrogado em outro processo de homicídio
Fábio Coelho dos Santos, o “Fabinho Matador”, foi condenado a 17 anos e 6 meses de reclusão pelo assassinato, a tiros,  de Robson Borges Abreu, no dia 23 de maio de 2005, por volta de 0h15, em um bar na praia Ponta D´areia. O réu foi trazido de Campo Grande (MS) para o júri popular na capital maranhense.

O julgamento ocorreu na quinta-feira (17), na 2ª Vara do Tribunal do Júri de São Luís. O juiz Gilberto de Moura Lima, que presidiu a sessão, decretou a prisão preventiva de Fábio Coelho dos Santos, oficiando à direção do presídio federal de Campo Grande para que o réu fique à disposição da Justiça maranhense até ulterior deliberação. Atuou no júri o promotor de Justiça Rodolfo Reis.

Consta na sentença que Fábio Coelho dos Santos já foi condenado pela 2ª Vara Criminal e 4ª Vara do Júri de São Luís, além de responder a outros dois processos na 1ª Vara de Entorpecentes e na 2ª Vara do Júri.

Na sexta-feira (18), ele foi novamente trazido ao Fórum de São Luís para a audiência de instrução do processo em que é acusado de homicídio,  junto com  Jean Carlos Moreira da Silva (Jeanzinho), Lucas Henrique França Barros (Rob Gol) e Rafael Gomes Lisboa (Rafaelzinho), todos acusados de serem integrantes de facção criminosa na capital.

A audiência, para interrogatório dos acusados, foi realizada também pelo  juiz Gilberto de Moura Lima. Eles foram denunciados pelo assassinato de Geovanni Neves Santos, morto a tiros na porta de sua própria casa, no bairro Sol e Mar, por volta de 0h30, do dia 30 de setembro de 2013.

Conforme a denúncia do Ministério Público, Jean Carlos Moreira e Lucas Henrique França Barros teriam executado a vítima a mando de Rafael Gomes Lisboa e Fábio Coelho dos Santos, em razão de Geovanni Neves ter sido testemunha do assassinato de Robson Rodrigues Trindade, em 29 de agosto de 2012, no bairro Sol e Mar, sendo autores do crime Rafael Gomes e Lucas Henrique.

Consta no processo que os quatro réus são responsáveis ainda por outro assassinato, o de  Denilton Wendel Cruz, que também era amigo de Geovanni Neves Santos, cujo crime ocorreu em 20 de agosto de 2013, no Bairro Parque Jair (São José de Ribamar), em razão da vítima também ter sido testemunha do homicídio cometido contra Robson Rodrigues Trindade.


Presos - atualmente os quatro acusados do assassinato de Geovanni Neves Santos, com exceção de Fábio Coelho dos Santos, que está preso no presídio federal de Campo Grande (MS), encontram-se recolhidos na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís.

Obama fala com Merkel, Cameron e Abbott sobre queda de avião


Com premiê da Austrália, Obama conversou sobre investigação rápida.
Mais cedo, presidente dos EUA disse que míssil provocou acidente.

 

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou por telefone nesta sexta-feira (18) com seus homólogos de Grã-Bretanha, Alemanha e Austrália para discutir a resposta à queda do avião comercial  da Malaysian Airlines no espaço aéreo da Ucrânia. Segundo os EUA, há indícios de que a aeronave foi derrubada por um míssil.

Os telefonemas à chanceler alemã, Angela Merkel, e aos primeiros-ministros David Cameron (Grã-Bretanha) e Tony Abbott (Austrália) ocorrem após Obama manifestar publicamente que tem razões para acreditar que um míssil disparado do território sob controle dos separatistas pró-Rússia, no leste da Ucrânia, derrubou o avião com 298 pessoas a bordo.

As três conversas giraram em torno da queda do voo MH17 da Malaysian Airlines, informou o vice-assessor de Segurança Nacional Ben Rhodes.
Em seu telefonema a Abbott, o presidente americano manifestou suas condolências pela morte dos australianos a bordo do Boeing 777, que realizava a rota entre Amsterdã e Kuala Lumpur.

Os dois líderes discutiram a importância de se conduzir uma investigação internacional rápida, completa, sem obstáculos e transparente; e assinalaram a necessidade de que os investigadores internacionais tenham acesso imediato ao local da queda", na zona de conflito entre as forças ucranianas e os separatistas.

Obama teve uma conversa similar com Cameron e Merkel.
Mais cedo nesta sexta, Obama declarou que um míssil disparado do território em poder dos rebeldes na Ucrânia foi a causa da queda de um avião comercial malaio, provocando uma "tragédia indescritível".

"As evidências indicam que o avião foi abatido por um míssil terra-ar, que foi lançado a partir de uma área controlada por separatistas apoiados por russos no interior da Ucrânia".

O presidente americano, que no início da semana anunciou um aumento das sanções contra aRússia devido ao conflito, disse ter ligado para presidente russo, Vladimir Putin, para pedir que ele use de sua influência junto aos separatistas pró-russos para conter seus ataques.

"Acho que é importante reconhecer que este evento chocante lembrou que este é o momento de restaurar a paz e a segurança na Ucrânia".


Total de visualizações de página