sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Parabéns Coelho Neto

UMA BELEZA DE COMPLEXO ESPORTIVO

Três importantes obras destinadas à área esportiva e de lazer em nosso Município foram inauguradas ontem (31.10), por ocasião dos 120 anos de emancipação política de Coelho Neto. As quadras poliesportivas, ligadas às Escolas Raimundo Guanabara e Leozinho Sabido e o Complexo esportivo Tancredo Tancredo Neves (foto) deixaram os esportistas extasiados. Bom lembrar! O Complexo esportivo, sempre, foi um sonho dos atletas que não entendiam porque uma cidade do porte da nossa não tinha uma praça de esportes com iluminação noturna. É verdade!

UM DIA IMPORTANTE PARA COELHO NETO


Nas homenagens para Coelho Neto, pela passagem dos 120 anos de emancipação, o registro de um momento importante para a nossa história política. Nele, o Prefeito Soliney Silva e o Secretário de Infraestrutura do Estado, Luís Fernando, conversam sobre o Centro de Imagem e Diagnósticos. Para o funcionamento do Centro-que já está pronto- existe a necessidade de uma parceria com o Governo do Estado.

O Município de Coelho Neto possui uma extensão territorial de 976,1 km², faz parte da Mesorregião Leste, Microrregião de Coelho Neto, que compreende, além do próprio, os municípios de Afonso Cunha, Aldeias Altas e Duque Bacelar.

Diz à lenda que a cidade surgiu de um ajuntamento de "currais" as margens do rio Parnaíba, onde "nômades aventureiros" punham o gado para descansar, para depois seguir viagem por via fluvial ou tangendo por terra os animais.

O "Sítio Curralinho" foi fundado em 9 de julho de 1738, pelo sesmeiro Paulo Vaz Freire, que recebeu dos governantes portugueses as terras para cultivo. Elevado à condição de Vila em 1874, somente em 31 de outubro de 1893 foi oficialmente transformado no município de Sant’Anna do Curralinho. Foi a Câmara de Buriti de Inácia Vaz que instalou o município dando cumprimento à Lei nº 1.053 de junho de 1874.

No mesmo ano da emancipação, 1893, realizaram-se as primeiras eleições para a escolha de vereadores e do 1º Intendente (nome que até cerca de 1930 se deu aos chefes do poder Executivo Municipal, hoje prefeitos).

No ano de 1910 foi extinto o Município de Sant’Anna do Curralinho ficando à administração sob responsabilidade do Município de Buriti de Inácia Vaz. Quatro anos depois, em 1914, foi restabelecido o direito do município decidir a sorte de seu destino. Foi a "reconquista" da emancipação obtida em 1893.

A substituição do nome Sant’Anna do Curralinho por Coelho Neto deu-se através do Decreto-Lei nº 746 de 22 de dezembro de 1934, em homenagem ao escritor, prosador, jornalista, professor, romancista, poeta, teatrólogo e político, "príncipe dos prosadores brasileiros", Henrique Maximiniano Coelho Neto, que morreu naquele mesmo ano.

Coelho Neto, terra de sonhos e esperança. Nos teus tempos idos, alcançastes a glória através do suor e das mãos fortes de tua gente. A grandiosidade do teu nome atravessou fronteiras voando, docemente, sobre as asas do poeta que encanta a todos com a beleza de suas rimas.


Hoje, te recupera da maldade humana que ao perceber quão reluzente era a tua riqueza, usurparam a tua gente, relegando-os à condição de coadjuvantes. Mas, o teu povo guerreiro e forte não se submeteu às agruras impostas pelos desejos ambiciosos dos que não te veneram.


Nos teus 120 anos, te mostra revigorada. Assim como a fênix, ressurgistes para resplandecer diante dos olhos de todos e mostrar a tua grandeza, a tua soberania e a garra do teu povo. Brilhas, novamente, graças ao esforço daqueles que fazem deste pequeno pedaço de chão um santuário.


Estás sendo preparada para, novamente, ser polo econômico. Geradora de riquezas, de emprego e renda para o teu povo. Serás, também, polo educacional e de saúde e, atenderás a quem de ti precisar. Estás ficando mais bela, com tuas ruas asfaltadas, calçadas e limpas. Darás aconchego, tranquilo, para os teus e aos que te visitam.


As águas murmurantes do “Velho Monge”, que margeiam o nosso chão, não tardarão a entrar em nossos lares pela canalização, trazendo fartura e suavidade nas tardes quentes de verão. A tua história, as tuas tradições culturais e religiosas estão sendo valorizadas e a tua gente percebida e respeitada.


O teu futuro está desenhado no caderno do destino. Está determinado por Deus que a tua gente será, sempre, vitoriosa e alcançarás através dos braços dos que te amam a plenitude de todos os sonhos. Os raios do sol que te iluminam serão sempre reluzentes e te protegerão da escuridão que apavora.

Parabéns, Coelho Neto, pelos 120 anos de emancipação política.


Como parte das homenagens pelos 120 anos (1893) de emancipação politico-administrativa de Coelho Neto continuaremos mostrando aos leitores belas imagens de nossa cidade. Aprecie a fotografia de Euclides Filho, do Portal CN Bambu. Que maravilha!

COELHO NETO: 120 ANOS- CONVITE



Em 31 de outubro de 1893 Coelho Neto conquistou a emancipação política e administrativa. No limiar do aniversário de 120 anos, muitos artistas locais têm mostrado nas redes sociais imagens belíssimas de nossa Coelho Neto. O registro fotográfico-abaixo- é uma obra-prima do genial Euclides Filho, do Portal CN Bambu. Em destaque a rotatória da Praça do Balão. Vale a pena admirar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página