segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Aliança de Marina com Aécio causa atritos na Rede


Manifesto classifica adesão ao candidato do PSDB de ‘grave erro político’


RIO - O apoio de Marina Silva (PSB) à candidatura presidencial de Aécio Neves (PSDB), formalizado neste domingo, provocou reação imediata na corrente da Rede Sustentabilidade que defendia a neutralidade dela no segundo turno da eleição deste ano. O manifesto “A favor da nova política”, que começou a circular entre os integrantes do grupo na tarde de ontem, chama de “grave erro político” a adesão da ex-candidata ao tucano e provocou disputas internas no movimento.

Coordenador da campanha de Marina e porta-voz da Rede, Walter Feldman foi um dos ferrenhos defensores da aliança com Aécio. Com carreira política no PSDB, ele foi o principal responsável pela aproximação de Marina com o partido.

“DESTOA DE PROJETO ORIGINAL”

Sem citar o nome de Marina em nenhum momento, o documento faz uma série de críticas à postura adotada pela candidata derrotada do PSB. Em um dos trechos, o texto chama a polarização entre PT e PSDB de “nefasta” e afirma que “a mais firme de todas as posições é rejeitar as duas candidaturas e não indicar voto em nenhum dois dois lados”.

O documento afirma ainda que “ser parte da polarização PT x PSDB destoa do projeto original da Rede Sustentabilidade”.
Em outro momento, o manifesto critica diretamente os dois candidatos que vão disputar o segundo turno: “Qualquer que seja o eleito, Dilma ou Aécio, realizará um governo que queimará recursos naturais e conquistas sociais e se servirá do velho padrão do fisiologismo e do patrimonialismo”.

Segundo o grupo, Aécio é um candidato que tem “integração orgânica à desconstituição de direitos, aos ruralistas e ao capital financeiro”.
Durante a campanha, Marina foi acusada por setores do PT de ter “ligação com os banqueiros”. A crítica fazia referência à coordenadora de programa de governo da então candidata do PSB, Neca Setúbal, herdeira do Itaú.


O grupo pretende divulgar o documento nesta segunda-feira. Até a noite de domingo, 25 integrantes haviam assinado o manifesto. A Executiva Nacional e o Elo Nacional, colegiado mais amplo, têm, juntos, 125 membros. Um terço dos integrantes da Executiva já estavam entre os signatários. Entre eles, o vereador do Rio Jefferson Moura (PSOL), Haldor Omar, um dos coordenadores executivos, e Júlio Rocha, um dos coordenadores de organização do movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página