segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Chile reforça monitoramento de vulcão por aumento de atividade


Vulcão Copahue, localizado na fronteira com a Argentina, expeliu fumaça.
Nuvem de fumaça chegou a 3,6 mil metros no sábado (11).
Vulcão Copahue expeliu muita fumaça neste domingo (12) (Foto: AFP)

O Chile reforçou o monitoramento do vulcão Copahue, localizado na fronteira com a Argentina, devido ao aumento da atividade vulcânica - mas a região ainda não precisou ser esvaziada.

"O monitoramento técnico está nas mãos do Observatório Vulcanológico do Sul e é permanente. Esse monitoramento será reforçado", disse neste domingo (12) Gilda Grandón, diretora da Oficina Nacional de Emergência (Onemi) da região de Biobío, a 520 km ao sul de Santiago.

Grandón explicou ainda que sobrevoos serão realizados sobre o Copahue para complementar a informação passada pelas câmeras instaladas ao redor do vulcão de cerca de 2.967 metros de altura, compartilhado por Chile e Argentina.

No sábado (11) foi registrado um aumento da nuvem de cinzas do Copahue, que chegou a 3,6 mil metros de altura e uma cor "cinza escura que evidencia a presença de material particulado, somado a uma sequência de tremores adicionais", indicou um informe do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin), que determinou elevar o alerta de amarelo para "alerta laranja técnico".

A Onemi determinou manter o alerta amarelo e descartou até o momento realizar evacuações da população, já que a fumaça e as cinzas não causaram maiores problemas em função do vento, explicou Grandón.

Em maio de 2013, Chile e Argentina decretaram alerta vermelho e a evacuação de cerca de 3 mil pessoas em ambos os países para prevenir contra uma eventual erupção do Copahue.


Após o episódio, Onemi e o Sernagemoin mantêm em alerta amarelo a zona do vulcão desde junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página