segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Círio de Nazaré leva dois milhões de fiéis ao Pará

Maior evento católico do Brasil, romaria completa 222 anos com multidão percorrendo ruas de Belém



Cerca de 400 embarcações prestaram tributo à Nossa Senhora de Nazaré no sábado
Foto: PAULO SANTOS / REUTERS

BELÉM - As homenagens para Nossa Senhora de Nazaré levaram dois milhões de fiéis às ruas de Belém, neste domingo. No sábado, a estimativa da Polícia Militar é que 50 mil pessoas tenham acompanhado a imagem da padroeira em terra, e mais 400 embarcações pela romaria fluvial.

A romaria deste domingo é a mais importante das 12 oficiais da quadra nazarena e atraiu uma multidão em seu percurso de 3,6 km da Catedral de Belém até a Praça Santuário, onde fica a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.

O Círio de Nazaré é considerado o maior evento católico do Brasil e foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade. Este ano, o festival completa 222 anos.
As comemorações começaram na sexta-feira, com o Traslado para a Igreja Matriz de Ananindeua, uma procissão de 55 km que percorreu a Região Metropolitana de Belém. No sábado, foram realizadas as romarias rodoviária, fluvial e dos motociclistas. Durante a noite, a Imagem Peregrina da santa fez o percurso inverso na chamada Trasladação.


Além das procissões, um dos momentos mais marcantes do festival foi a descida da Imagem Original do altar-mor da Basílica de Belém. Por ter 200 anos, a imagem não participa mais de procissões e só aparece ao público por duas ocasiões: em outubro, no período da Festa de Nazaré, e no mês de maio, quando é comemorado o aniversário de elevação da Basílica à Santuário. Após a grande procissão, a Imagem Peregrina da Virgem também ficará exposta no altar da Praça Santuário, para visita dos fiéis durante 15 dias, período conhecido como a Quinzena Nazarena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página