sábado, 2 de maio de 2015

Novos poços vão levar água a população do Semiárido

Levantamento da CPRM aponta a existência de 27.000 poços no Piauí.

Reunião com o Diretor da CPRM, Roberto Ventura , Antonio Bacelar o Chefe da CPRM/PI, Francisco Lages com o governador do piaui.

A Defesa Civil estadual está encarregada de elaborar um levantamento para transformar a vida de 50 mil piauienses. Esse é o número estimado de pessoas beneficiadas com a ativação de 4 poços estratégicos, construídos para amenizar a escassez hídrica em diversos municípios do Semiárido.

Os poços, situados nos municípios de São Brás, Pedro Laurentino, Vera Mendes e São João da Canabrava, foram perfurados pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e já possuem bomba.

 O governador Welington Dias autorizou, na noite dessa segunda-feira (27), a elaboração de projetos para viabilizar tudo o que for necessário para colocá-los em funcionamento. “Seja a necessidade de reservatório, energia, acesso ao poço ou qualquer outra, o governo vai buscar parcerias para funcionar”, destacou Dias.

Francisco Lages, representante da CPRM no Piauí, apresentou ao governador um levantamento do potencial de água subterrânea e o panorama é favorável. De acordo com o órgão, atualmente há no Estado 27.053 poços. Desses, 9.198 são públicos e 17.855 particulares. Na região do Vale do Gurguéia, um conjunto de 37 poços já perfurados tem capacidade para abastecer 1 milhão de habitantes. A vazão média é de 350 mil litros por hora, o correspondente a 120 litros/dia por pessoa.

Segundo a Agespisa, 131 municípios piauienses são abastecidos total ou parcialmente por poços. O governador Wellington Dias requisitou ao secretário estadual da Defesa Civil, Hélio Isaías, o Mapa do Carro-Pipa no Piauí. Os dados vão embasar projetos para distribuição da água dos aquíferos. “Vamos buscar convênios com a Codevasf, Dnocs e outros órgãos para as adutoras. Queremos amenizar o problema da estiagem e a melhor alternativa é começar pelo que está pronto”, finalizou o governador.


Participaram da reunião no Palácio de Karnak, o secretário de Mineração, Luís Coêlho; o secretário da Defesa Civil, Hélio Isaías; o secretário do Meio Ambiente, Ziza Carvalho; representantes da Funasa, Codevasf e Agespisa, além do diretor de Geologia e Recursos Minerais do CPRM nacional, Roberto Ventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página