quarta-feira, 27 de maio de 2015

Operação prende sete dirigentes da Fifa e indicia mais oito por corrupção


Em uma ação conjunta das polícias dos Estados Unidos e da Suíça, sete dirigentes da Fifa foram 
presos nesta quarta-feira em um hotel em Zurique. No total, 14 pessoas foram indiciadas por corrupção. Os dirigentes estavam reunidos para a eleição, nesta sexta-feira, para a presidência da entidade, que deve dar a Joseph Blatter um quinto mandato. Entre os presos estão o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente e atual vice da CBF e membro do comitê da Fifa; Jeffrey Webb, das Ilhas Cayman, presidente da Concacaf e um dos vice-presidentes da Fifa; o uruguaio Eugenio Figueredo, ex-presidente da Conmebol e também vice da Fifa; Eduardo Li, presidente da Federação da Costa Rica; Costas Takkas, ex-secretário-geral da Federação de Futebol das Ilhas Cayman; Julio Rocha, presidente da Federação de Futebol da Nicarágua; e Rafael Esquivel, presidente da Federação Venezuelana de Futebol e vice-presidente geral da Conmebol.

Segundo o "The New York Times", as acusações estão relacionadas a um grande esquema de corrupção dentro da Fifa nos últimos 24 anos, envolvendo corrupção, fraude, extorsão, lavagem de dinheiro e propinas no valor de US$ 150 milhões (cerca de R$ 450 milhões) ligados a Copas do Mundo e acordos de marketing e de transmissão de jogos pela televisão. Os mundiais da Rússia (2018) e do Qatar (2022) são alvos da investigação de agentes do FBI, a polícia federal americana.
O envolvimento do Brasil no escândalo da Fifa não deve se limitar à prisão de José Maria Marin. Nota divulgada pelo Departamento de Justiça americano, após as prisões, cita a CBF em suposto suborno pago em negocialção da entidade com “uma grande marca esportiva americana” — que, no caso, seria a Nike, fornecedora da seleção brasileira desde os anos 1990.

Ainda de acordo com o "NYT", os detidos deverão ser transferidos para os Estados Unidos. O Departamento de Justiça americano planeja anunciar acusações de corrupção contra dirigentes da Fifa.

Blatter não está entre os acusados, mas também foi alvo da investigação. Funcionários próximos ao presidente da Fifa devem estar entre os que serão indiciados. As acusações são o resultado de uma investigação de três anos do FBI.

ELEIÇÃO E COPAS MANTIDAS

A eleição para a presidência da Fifa acontecerá na próxima sexta-feira, como estava previsto, apesar da revelação de um novo caso de corrupção na entidade, anunciou em uma entrevista coletiva Walter De Gregorio, diretor de comunicação da entidade.

— O presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o secretário-geral, Jérôme Valcke, não estão envolvidos no caso — afirmou De Gregorio, que disse que a Fifa irá cooperar com as autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página