Atitudes educadas assim como gentileza, simpatia são ótimas maneiras de encurtar caminhos na vida. Educação é bom e eu gosto!
Acredito que estamos vivendo um momento, em que as atitudes educadas estão cada vez mais escassas. Com um olhar crítico ao dia a dia, observamos pessoas cada vez mais egoístas, sem saber o real significado da palavra cidadania. No entanto o que me traz às teclas para esse texto, é o lado oposto. São os gentis. Os educados. Na verdade os pseudo educados, os gentis por conveniência. A conveniência individual.
A educação por conveniência é um perigo.  Pessoas podem se manifestar com atitudes gentis e educadas, basicamente de duas formas.
A primeira, está presente no caráter, nos valores e princípios da pessoas. São as que doam carinho, afeto e atenção ao próximo sem esperar nada em troca. Se dão.
Na segunda forma, a atitude educada aparece de acordo com interesses pessoais unilaterais. Essa é um perigo. Pois ela se manifesta de forma momentânea e isolada. Essa é representada exatamente por aquelas pessoas que lhe dizem algo belo pela frente, mas, quando você se faz ausente, a conversa é bem diferente. A gentileza aparece mas, é somente uma mascara.
A experiência, a sensibilidade e a percepção em relação às pessoas, faz com que nós aumentemos o valor das nossas escolhas em relação às atitudes do dia a dia. Percebo cada vez mais que um olhar firme combinado com palavras algumas vezes duras, mas sinceras, são muito mais valiosas e íntegras, embora mais difíceis de lidar no momento.
A gentileza ou a educação por conveniência é pura hipocrisia.
Transitar nesse mundo com equilíbrio, pautado em valores e princípios é cada vez mais difícil!
Obrigado