terça-feira, 30 de abril de 2013

Fatos Históricos de hoje, 1º de maio- por J.Rodrigues


Hoje é o dia 1º de maio, terça-feira – Décima oitava semana do ano. — De janeiro a hoje passaram 122 dias. Faltam 244 dias para o fim do ano. — Estação: Outono. Lua crescente. — Signo de Touro. — Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO VEULIAH e devem rezar o Versículo 14 do Salmo 87 para obter maior proteção.
Pensamento do dia: A pedra custa a esquentar mas demora muito mais para esfriar.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA - Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho. O progresso da humanidade foi feito pelo trabalho das mãos em  harmonia com o que pensa  o cérebro. Os pesquisadores e tecnólogos constroem as máquinas. O homem simples cultiva a terra. Mãos anônimas tecem. O professor leciona. O médico vigia pela saúde. A Universidade de Caxias do Sul, desde 1967, preparou acima de 70 mil profissionais para o exercício das mais diversas profissões. São trabalhadores e cidadãos qualificados que propulsionam o nosso progresso, atuam na sociedade e fazem a diferença no desenvolvimento integrado da região da serra gaúcha e do país.
COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 1º DE MAIO - DIA DO TRABALHO, instituído pela lei 4859, de 26 de setembro de 1924. É festejado em vário países do mundo. FERIADO NACIONAL, instituído pela lei 662/ 1949, em homenagem ao DIA DO TRABALHO.

O DIA DE HOJE, 1º DE MAIO, 1º DE MAIO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1707 – LONDRES – INGLATERRA - Criação do Reino Unido da Grã-Bretanha, com a  união política entre a Inglaterra e da Escócia e também Gales, parte da Inglaterra desde o século XVI.
1802  – PARIS – FRANÇA - Os Liceus são criados em França.
1886 – CHICAGO – ESTADOS UNIDOS - Operários em Chicago entram em greve exigindo  jornada de oito horas. A repressão policial causou a morte de um operário, uma manifestação é organizada e sete policias são mortos. Oito líderes são julgados e quatro condenados à morte.
1889 –         PARIS – FRANÇA  - Socialistas resolvem que o dia de 1o de maio seria o Dia Internacional dos Trabalhadores em memória as vítimas de Chicago.
1904 – PANAMÁ - Os Estados Unidos ocupam o Canal do Panamá.
1931- NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS - O Empire State Building, na época o prédio mais alto do mundo, é inaugurado em Nova Iorque.
1945 – BERLIM – ALEMANHA – Os russos invadem Berlim e Joseph Goebbels comete suicídio
1948 – CORÉIA DO NORTE - Proclamada a República Democrática Popular da Coreia  do Norte.
1967 – NICARAGUA - Anastásio Somoza Debayle se torna presidente da Nicarágua.
1960 – MOSCOU – RÚSSIA - Derrubado  avião americano e capturado o piloto Francis Gary Powers. O primeiro-ministro Kruschev disse que o fato era  provocação contra o seu país.
O DIA DE HOJE, 1º DE MAIO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1500 – ILHA DE VERA CRUZ - Pero Vaz de Caminha manda carta ao Rei de Portugal Dom Manuel I, o Venturoso, e  narra a descoberta da ‘’Ilha de Vera Cruz’’.
1829 – MECEJANA – CEARÁ - Nasce José de Alencar, autor de O Guarani (1857) e Iracema(1865).
1842 – RIO DE JANEIRO- A Câmara Federal Brasileira é dissolvida por decreto pela primeira vez.
1880 – SACRAMENTO – MINAS GERAIS - Nasce Eurípedes Barsanulfo, educador da doutrina espírita.
1906 -SÃO PAULO -  É festejado pela primeira vez em São Paulo o Dia do Trabalhador.
1938 – RIO DE JANEIRO - O Presidente Getúlio Vargas institucionaliza o Dia do Trabalho.
1943 – RIO DE JANEIRO – O Presidente Getúlio Vargas aprova a Consolidação das Leis do Trabalho, obra dos advogados José Segadas Viana, Dorval Lacerda e Arnaldo Lopes Sussekind.
1949 – RIO DE JANEIRO - O Presidente Gaspar Dutra decreta feriado nacional o Dia do Trabalho.
1954 – RIO DE JANEIRO - Getúlio Vargas concede reajuste de 100% ao salário-mínimo.
1974 – BRASILIA – Governo brasileiro cria o  Ministério da Previdência Social, pela Lei 6.036, e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
1991 – BRASÍLIA - O Presidente Collor propõe lei de patentes para a indústria farmacêutica.
1994 – IMOLA – ITÁLIA  - Ayrton Senna morre em um acidente da formula 1 em Imola, na Itália.
O DIA DE HOJE, 1º DE MAIO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1841 – REVOLUÇÃO FARROUPILHA - José Garibaldi desliga-se do movimento farroupilha, após colóquio com o presidente Bento Gonçalves. Parte para o Uruguai, com Anita e o  filho Menotti. Leva considerável tropa de gado, grande parte perdida até chegar a Montevidéu.
1875 – SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ - Criação, pela lei 995, do município de São Sebastião do Caí, desmembrado de São Leopoldo. São Leopoldo originou-se de Porto Alegre.
1885 – SANTANA DO LIVRAMENTO - Nasce Pedro Otávio de Alencastro, poeta e jornalista.
1907 – PORTO ALEGRE - Nasce Anor Butler Maciel, advogado e ensaísta.
1916 – BENTO GONÇALVES - Nasce Dom Luís Felipe de Nadal, Bispo Católico de Uruguaiana.
1927 – PORTO ALEGRE - Nasce Alberto Marchiori da Fontoura, jornalista e filósofo.
1957 – ANTONIO PRADO - Nasce Frei Hildo Conte, Doutor em teologia moral e mestre em meios de comunicação social, em Roma (Itália). Publicou obras no seu ramo de formação e pesquisa. Professor na Estef e PUC, Porto Alegre.
SANTO DO DIA DE HOJE, 1º DE MAIO – SÃO JOSÉ OPERÁRIO – Cristo quis ser um trabalhador, passando grande parte de sua vida na oficina de São José, o santo das mãos calejadas, o carpinteiro de Nazaré.  Escrevia o Papa Leão XIII: ‘’Os proletários e os operários têm direito de recorrer a São José… José, de fato de família real, unido em matrimônio com a mais santa e a maior entre as mulheres, considerado como o pai do filho de Deus, não obstante tudo passou a vida a trabalhar e tirar do seu trabalho de artesão tudo o que era necessário ao sustento da família’’.
O DIA DE HOJE,  1º DE MAIO,  NA HISTÓRIA REGIONAL
1856 – GRAVATAÍ - Nasce Leonel (Soares) de Vargas,  jornalista em Caxias do Sul.
1875 – PORTO ALEGRE - A lei 995 cria a comarca de São João do Caí, constituída pelos termos de São João do Montenegro e São Sebastião do Caí.
1875 – PORTO ALEGRE - Pela lei 989, é criada a freguesia de São Salvador e fixados limites.
1877 – CAXIAS DO SUL - O Pe. Antônio Passaggi é nomeado capelão da Colônia Caxias.
1890 – SÃO SEBASTIÃO DO CAÍ - Junta Municipal apoia a emancipação  da ex-colônia Caxias.
1915 – ENCANTADO - Em meio a grandes festividades, instalação do município.
1938 – ANTÔNIO PRADO – Morre após missa na Capela Santa Ana, o Pe. Luiz Sávio, italiano, do Piemonte.  Trabalhou em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Antônio Prado.
1946 – NOVA PRATA - É fundado o Aeroclube local,  primeiro presidente Ermindo Cherubini.
1946 – CEBAE – ITÁLIA  - Morre Frei Ambrósio de Saint-Mury, sacerdote capuchinho, de nacionalidade francesa, que integrou a missão do Rio Grande do Sul.  Foi vigário de Veranópolis.
1947 – NOVA PRATA – Assume o comando do município até 15 de dezembro seguinte, Ermindo Cherubini, nomeado pelo Governador do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página