sábado, 10 de janeiro de 2015

Mais de 700 mil vão às ruas na França em solidariedade às vítimas de ataques terroristas

No Afeganistão, manifestação se reuniu para comemorar ação e exaltar atiradores como ‘heróis’


PARIS e KANDAHAR - Mais de 700 mil pessoas estão nas ruas neste sábado em inúmeras cidades da França em manifestações silenciosas em solidariedade aos mortos nos ataques terroristas dos últimos dias. Foram 17 mortos desde quarta-feira, incluindo as vítimas do “Charlie Hebdo” e os reféns do mercado na última sexta.

As principais marchas foram realizadas nas cidades de Toulouse (com cerca de 80 mil pessoas), Marselha (45 mil), Pau (cerca de 30 mil), Nantes (30 mil), Orléans (22 mil) e Nice (cerca de 25 mil). Houve ainda manifestações menores em Caen, Lannion, Quimper e Dinard, entre outras cidades. O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, postou uma mensagem no Twitter celebrando o número de cidadãos na rua e convocando para a manifestação maior, que acontece no domingo.

A grande marcha de domingo será realizada em Paris, com a presença de diversos chefes de estado europeus. O presidente François Hollande convidou alguns deles pessoalmente. O primeiro ministro britânico David Cameron, a chanceler alemã Angela Merkel e o chefe de governo da Espanha Mariano Rajoy confirmaram presença. Segundo o ministro Bernard Cazeneuve, não dá motivo para preocupação com segurança neste domingo. “Todas as medidas foram tomadas para que o evento possa ocorrer com respeito e segurança”, informou. Serão mobilizados no total 2200 homens da força policial para o evento.
No Afeganistão também houve manifestações, mas pelo motivo inverso: algumas centenas de pessoas saíram às ruas no sul do país para comemorar as mortes das vítimas do jornal “Charlie Hebdo”, chamando os dois atiradores de ‘heróis que aplicaram punição às charges desrespeitosas ao profeta do Islã’, disseram as autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página