terça-feira, 25 de abril de 2017

Conheça a 'Mãe de todas as bombas' usada pelos EUA no Afeganistão

Com mais de 10 toneladas, explosivo é o maior não-nuclear do mundo e devasta até 1 km


WASHINGTON — Conhecida como MOAB, bomba de ar de artilharia massiva (Massive Ordinance Air Blast) GBU-43 é uma das armas não nucleares mais poderosas que existem, perdendo apenas para a FOAB, da Rússia. As duas operam com a pressão do ar, que se prolonga e aumenta o número de vítimas e estragos.

O acrônimo MOAB e suas características poderosas, levaram a bomba a ser apelidada de “Mother Of All Bombs” (Mãe de todas as bombas). Nesta quinta-feira, foi utilizada pela primeira vez em uma operação da Força Aérea americana em túneis do Estado Islâmico no distrito de Achin, na província de Nangarhar, no Afeganistão. No entanto, a bomba não fazia parte do arsenal americano há mais de uma década.

Desenvolvida pela Força Aérea em 2002, na época foi nomeada a bomba não nuclear mais poderosa já feita.

Pesando mais de 10 mil quilos e contando com cerca de 8 quilos de explosivo, a MOAB tem explosão equivalente a 11 toneladas de TNT e seu estouro tem um raio de 1 km.

Não é uma arma de alta precisão. Os Estados Unidos asseguram que estão desenvolvendo uma versão ainda maior da MOAB, que chegará a 30 toneladas e será mais precisa. Por ser pesada, também é necessário que exista um avião para poder fazer o lançamento.



A MOAB foi desenvolvida para “operações psicológicas”. A intenção era criar uma explosão tão longa que assustaria as tropas de Saddam Hussein a ponto de eles se entregarem para as tropas americanas. O primeiro teste foi na base aérea de Elgin, na Flórida em 2003. A bomba foi levada ao Iraque no início do conflito, mas nunca foi usada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página