sábado, 29 de abril de 2017

EUA: 'Obamacare é mais popular que Trump', diz Obama

Presidente tem baixos índices de aprovação, enquanto programa de saúde registra 47%de apoio


Durante encontro reservado, ex-presidente Obama ironizou a popularidade de Trump .

WASHINGTON — Durante um encontro particular na quinta-feira, o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, disse que sua Lei de Proteção e Cuidado Acessível ao Paciente, popularmente conhecida como “Obamacare”, é mais popular que o seu sucessor, o atual presidente Donald Trump. O republicano quer substituir o programa de saúde de Obama com uma nova lei, mas até agora suas tentativas falharam. A rede CNN publicou a declaração de um dos participantes do encontro, que parafraseou a exclamação de Obama:

— O Obamacare nunca foi tão popular, e é mais popular que o atual presidente — disse o ex-presidente, segundo uma pessoa presente na reunião.

Obama também mencionou que vai ser um grande desafio para seu sucessor e correligionários fazer algum tipo de mudança em uma lei que abrange tantas pessoas. Ele pontuou que, embora muitos do governo desaprovem o sistema, o Obamacare beneficia boa parte do eleitorado mais vulnerável dos EUA.

Uma pesquisa divulgada recentemente, que avalia os quase cem dias do magnata, mostra que ele aparece com 44% de aprovação pública, enquanto o “Obamacare“ é apoiado por 47% da população.

Historicamente, Trump vem registrando baixos índices de aprovação entre os americanos. Após ser eleito, os números para o republicano, antes de tomar posse como presidente, já eram um recorde negativo: 45%. Perto do dia da posse, cerca de 44% dos americanos aprovavam a performance de Trump e outros 44% desaprovavam.
Em um índice de aprovação divulgado pouco após seu governo completar um mês, Trump tinha os números mais baixos em comparação aos outros presidentes dos EUA.

 O bilionário tinha 40% de aprovação da população, enquanto a regra para os presidentes americanos é conquistar um pico de popularidade no início do mandato. A classificação de Trump nesse índice foi 21 pontos mais baixa do que a média de 61%, de acordo com a respeitada agência de pesquisas Gallup.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página