quinta-feira, 13 de junho de 2013

Estátua de Hitler no antigo gueto de Varsóvia gera indignação na Polônia

Escultura de artista italiano está no local desde 16 de novembro.
Para rabino, ela é desrespeito aos que sofreram no Holocausto.


O grão-rabino da Polônia, Michael Schudrich, manifestou a sua indignação nesta sexta-feira (4) com a presença de uma estátua representando o ditador nazista Adolf Hitler ajoelhado no local do antigo gueto judeu de Varsóvia, uma provocação do polêmico artista italiano Maurizio Cattelan.
'Quando se trata de mostrar o personagem de Hitler, temos a responsabilidade extraordinária de sermos sensíveis àqueles que sofreram, por causa do que Hitler provocou aos sobreviventes do Holocausto e aos sobreviventes não-judeus', declarou nesta sexta-feira à France Presse o rabino Schudrich.
Uma estátua de cera representando Adolf Hitler, com a estatura de uma criança, vestido com um uniforme cinza, ajoelhado e rezando, foi instalada no antigo gueto de Varsóvia em 16 de novembro.
A estátua pode ser vista apenas de costas e somente as pessoas mais atentas conseguem descobrir a instalação que passa despercebida da maior parte dos passantes. É possível observá-la apenas através de um buraco na porta de entrada de um prédio residencial abandonado.
Estátua de Hitler é vista em 28 de dezembro de 2012 no local em que ficava o gueto de Varsóvia, na Polônia (Foto: AFP)
A obra, intitulada 'Him' ('Ele'), é apresentada como parte de uma exposição do artista, no Centro de Arte Contemporânea de Varsóvia.
'Colocá-la exatamente aqui, na Rua Prozna, que fazia parte do antigo gueto, é prova de uma falta de sensibilidade, e mostra por que isso causa problemas', acrescentou o líder religioso.
Segundo Michael Schudrich, antes do início da exposição, os responsáveis pelo museu haviam dito a ele que esta obra não constituía uma reabilitação de Hitler, mas mostrava que o mal pode existir na forma de uma criança de ar ingênuo e inocente.
'Eu achava que tinha ouvido que (a obra) fosse ficar no museu, mas talvez isso não tenha sido dito. Mas é certo que eles não disseram que a colocariam no antigo gueto', acrescentou Schudrich.
O Centro Simon-Wiesenthal de Jerusalém havia classificado a instalação da estátua no antigo gueto de Varsóvia 'de deturpação da arte, que insulta as vítimas dos nazistas' e 'de uma provocação sem sentido', em um comunicado de 27 de dezembro.
Um ano depois da invasão da Polônia no dia 1º de setembro de 1939, os alemães criaram o bairro do gueto judeu de apenas três quilômetros quadrados onde ficaram amontoados cerca de meio milhão de judeus.
Seus habitantes foram quase todos dizimados pela fome e por doenças, ou deportados para os campos da morte. O bairro foi destruído pelos nazistas em 1943 após a insurreição do gueto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página