segunda-feira, 10 de junho de 2013

Responsável por vazamento sobre espionagem dos EUA procura asilo

Homem de 29 anos trabalhou em empresa de defesa e é ex-técnico da CIA.
Edward Snowden está em Hong Kong e diz que não fez 'nada de errado'.


Analista de uma empresa de defesa dos EUA, Edward Snowden, de 29 anos, é fotografado em quarto de hotel de Hong Kong neste sábado (9) (Foto: Ewen MacAskill/The Guardian/Reuters)Analista de uma empresa de defesa dos EUA, Edward Snowden, de 29 anos, é fotografado em quarto de hotel de Hong Kong neste sábado (9) (Foto: Ewen MacAskill/The Guardian/Reuters)
Edward Snowden, ex-técnico da CIA e ex-consultor da Agência Nacional de Inteligência (NSA) que assumiu o vazamento de dados de ciberespionagem nos Estados Unidos, disse neste domingo em uma entrevista ao "Washington Post" que pensa em buscar asilo.
"Tenho a intenção de pedir asilo a qualquer país que acredite na liberdade de expressão e se oponha a que a privacidade global seja a vítima", disse Snowden ao jornal americano. Atualmente, ele está em Hong Kong.
O técnico revelou hoje voluntariamente que é a fonte utilizada pelos jornais "The Guardian" e "The Washington Post", que revelaram a existência de dois programas de espionagem que permitem consultar os registros de ligações nos Estados Unidos e extrair informação de servidores de gigantes de internet para controlar estrangeiros suspeitos de terrorismo.
O jovem de 29 anos esteve uma década ligado à inteligência norte-americana, primeiro como engenheiro da computação da CIA, em Genebra, e depois como consultor em várias empresas externas de defesa que colaboram com a NSA, segundo revelou ao "Guardian".
Na NSA, o engenheiro da computação trabalhou durante quatro anos como empregado de várias companhias beneficiárias de contratos de defesa. A última delas foi a Booz Allen Hamilton, na qual teve acesso à informação secreta.
Ao "Post", Snowden disse que não vai se esconder e que "permitir que o governo americano intimide seu povo com ameaças de represálias por revelar más ações é o oposto ao interesse público".
O diretor nacional de Inteligência, Jamer Clapper, disse ontem que a NSA pediu ao Departamento de Justiça uma investigação para determinar o responsável ou os responsáveis pelos vazamentos e as consequências penais desses fatos, que disse afetarem seriamente a luta antiterrorista dos EUA.
Snowden explicou que não se arrepende de ter divulgado a informação classificada como "altamente secreta".
Ele acredita que o vazamento fez os norte-americanos passarem a entender "que têm o poder de decidir por eles mesmos se estão dispostos a ceder sua privacidade a um Estado de vigilância constante"
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página