sábado, 15 de junho de 2013

Novo presidente iraiano saúda vitória da moderação e pede reconhecimento

O novo presidente iraniano, Hassan Rohani, eleito com 50,68% dos votos, saudou "a vitória da moderação sobre o extremismo"14.06.2013/ATTA KENARE / AFP
O novo presidente iraniano, Hassan Rohani, eleito com 50,68% dos votos, saudou "a vitória da moderação sobre o extremismo" e pediu "o reconhecimento dos direitos" do Irã para obter em troca "uma resposta apropriada", em alusão a negociações nucleares, em uma mensagem lida este sábado (15) à noite na televisão estatal.
"Esta vitória é a da inteligência, da moderação, do progresso (...) sobre o extremismo", afirmou Rohani, candidato único dos reformistas e dos moderados.
"No cenário internacional, com a oportunidade criada por esta grande epopeia popular, que aqueles (os países ocidentais, nr) que pregam a democracia, o entendimento, o livre diálogo, falem com respeito ao povo iraniano e reconheçam os direitos da República Islâmica para que ouçam uma resposta apropriada", afirmou Rohani, referindo-se às negociações nucleares com as grandes potências, atualmente em ponto morto.
Enquanto o país sofre uma grave crise econômica devido às sanções ocidentais impostas ao Irã por causa de seu controverso programa nuclear, Rohani assegurou que "a presença poderosa" do povo "trará calma, estabilidade e esperança em matéria econômica".
Finalmente, expressou "sua gratidão com o guia supremo" iraniano, aiatolá Ali Khamenei, do qual disse ser "o neto" e elogiou "o papel de Akbar Hashemi Rafsanyani e de Mohamad Khatami", os dois ex-presidentes moderado e reformista, em sua vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página