terça-feira, 5 de agosto de 2014

Vital do Rêgo aciona PF para investigar depoimentos combinados na CPI da Petrobras

Reportagem da Veja publicada nesta semana aponta que dirigentes da estatal recebiam perguntas com antecedência


BRASÍLIA — O presidente da CPI do Senado e da CPI Mista da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse nesta terça-feira que foi à Polícia Federal pela manhã e pediu a investigação das denúncias de que os depoimentos dados por dirigentes da estatal na comissão foram combinados, com participação de servidores inclusive do governo. De acordo com a reportagem da Veja, os dirigentes da estatal recebiam as perguntas das audiências com antecedência, para não serem pegos de surpresa e prepararem as respostas.

Vital do Rêgo afirmou que quer encerrar os trabalhos da CPI dentro no prazo de um mês a 45 dias, ou seja, antes das eleições. O senador negou a suspensão dos trabalhos neste mês, alegando que a oposição nunca participou e que agora não pode reclamar.

— Fui à PF e pedi providências. Precisamos saber se a prova (o vídeo do ensaio dos depoimentos) envolve pessoas do Senado. Também pedi uma sindicância interna. Mas não devemos politizar a situação. A oposição boicotou a CPI o tempo todo. Dentro de um mês, um mês e meio, quero encerrar os trabalhos — disse Vital.

O presidente da CPI referia-se ao anúncio da oposição de ações para a investigação das denúncias apontadas pela reportagem. Entre os pedidos estavam do coordenador jurídico da campanha de Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República. Sampaio pediu representações no Conselho de Ética contra os senadores José Pimentel (PT-CE) e Delcídio Amaral (PT-MS) por quebra de decoro parlamentar. Os dois serão alvo de representação junto à Procuradoria Geral da União da União (PGR).

A CPI do Senado foi criada dia 14 de maio e teria prazo até novembro para ser encerrada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página