quarta-feira, 11 de junho de 2014

Barbosa manda retirar advogado de Genoino do plenário do Supremo

Advogado usou tribuna para pedir que ministros discutissem prisão domiciliar.
Após ser retirado, ele disse que Barbosa é 'figura nefasta' e usou 'truculência'.


O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, mandou nesta quarta-feira (11) que os seguranças da corte retirassem o advogado do ex-deputado Jose Genoino (PT-SP) do plenário.

Depois que Barbosa já havia anunciado o início do julgamento de ações sobre mudança nas bancadas de parlamentares, o advogado Luiz Fernando Pacheco foi à tribuna e pediu autorização para falar. Mesmo sem aval, ele pleiteou que o presidente do Supremo colocasse em julgamento o recurso do cliente que pede retorno à prisão domiciliar. Nesta segunda (10),

 A defesa já tinha pedido que o caso fosse analisado com "urgência" em razão na piora do estado de saúde.
[O pedido é que] ele [Joaquim Barbosa] traga ao plenário o agravo para que o Supremo Tribunal Federal, e não só a sua figura nefasta, julgue se José Genoino deve morrer na cadeia ou se pode cumprir prisão domiciliar"
Luiz Fernando Pacheco, advogado de José Genoino

"Execuções penais têm precedência sobre outras ações", argumentou. Barbosa disse, então: "Isso não está pautado". E o advogado completou: Não está pautado e por isso mesmo é..." Barbosa interrompeu: "Vossa excelência veio pautar?"
E o advogado respondeu: "Eu venho rogar à vossa excelência que coloque em pauta. Já há parecer do procurador-geral favorável à prisão domiciliar desse réu, desse sentenciado. Vossa excelência deve honrar esta Casa e trazer a seus pares o exame da matéria."

Barbosa, então, pediu à segurança que retirasse o advogado do plenário.
Na saída do plenário, o advogado Luiz Fernando Pacheco afirmou que Barbosa não coloca  o recurso em pauta e que "sonega ao réu a jurisdição". "Não traz em pauta o processo porque sabe que será vencido. Então a nossa manifestação hoje foi nesse sentido. No sentido de que ele traga ao plenário o agravo para que o Supremo Tribunal Federal, e não só a sua figura nefasta, julgue se José Genoino deve morrer na cadeia ou se pode cumprir prisão domiciliar."

O advogado disse que o presidente do Supremo usou de "truculência" para retirá-lo do plenário. "Ele com toda a sua truculência mandou me retirar do Supremo Tribunal Federal. Recebo isso com honra. Cada pedra lançada a mim por esse homem eu recebo como uma medalha."

O advogado Luiz Fernando Pacheco, que comanda a defesa do ex-deputado José Genoino (PT-SP), foi retirado do plenário do STF por ordem de Joaquim Barbosa (Foto: Mariana Oliveira / G1)

Pacheco citou ainda que Joaquim Barbosa deixará o cargo neste mês. "O que estamos vendo nessa quadra da vida nacional é algo realmente intolerável. O autoritarismo deste torquemada que é o ministro Joaquim Barbosa e que, em boa hora, pediu aposentadoria no meio do seu mandato presidencial não sei o porquê, - não me cabe especular - , mas algo aí me cheira mal."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página