quarta-feira, 20 de junho de 2012

ENTREVISTA DO EMPRESÁRIO EDUARDO SÁ A UMA REVISTA CHAPADINHA NEWS


Eduardo Sá, empresário e um bom  nome para a câmara de chapadinha



1- Qual a importância do empresário empreendedor para o crescimento de uma cidade?

Eu diria que é fundamental porque para o crescimento, é necessário a ação do poder público criando as bases, a infra-estrutura e os meios facilitadores para o crescimento, mas apenas isso não basta, pois é nesse ponto que entra o empreendedor com sua visão de desenvolvimento que acaba sendo um parceiro, tanto direta ou indiretamente do poder público, porém imprescindível para o crescimento da cidade.
2-     Na sua opinião Chapadinha está no caminho certo para o desenvolvimento?

Com certeza. Eu diria quer hoje Chapadinha vive um período de pungência econômica, temos um comércio dinâmico, temos um comércio dinâmico, uma agricultura moderna e hoje temos estabilidade politico-econômico, com que temos hoje, com a nossa realidade ainda com essa perspectiva da implantação da fábrica da Suzano na região eu diria que hoje vivemos um momento impar, um divisor de águas com relação ao desenvolvimento e ao futuro de Chapadinha que enxergo muito promissor, já somos grandes e seremos muito mais.

3-     A família pode fazer a diferença no crescimento de um empresário empreendedor?

A família sem tem de ser a base de tudo porque é nela que nos espelhamos e nos estruturamos. Na verdade essa coisa é um ciclo, nossos avós queriam o melhor para nossos pais que queriam o melhor para nós, os filhos, que queremos que os nossos também tenham o melhor, e a isso não me refiro a posses, mas sim a questões de educação, moral, respeito, integridade, saúde e a melhoria do local, então eu diria que a família é ponto fundamental nesse processo.

4-     No mundo em que vivemos o empresário que apoia o bem estar social faz a diferença? A sua empresa trabalha com o social?
Sim, faz a diferença. Nós temos um exemplo bem claro disso. Nosso grupo apoia a seleção chapadinhense de basquete, na verdade, apoiamos as seleções de base sub 12 e sub 15, hoje as três seleções contam com cerca de 90 atletas no elenco, Associação Real Brasil do nosso amigo Manim, e ai vem a respostada primeira pergunta: Faz muita diferença sim o empresário que apoia o bem estar social, pois o empresário precisa estar presente em sua comunidade, saber seus problemas, discutir e sempre que possível ajudar, temos a mania no Brasil de sempre esperarmos o poder público, daí fechamos os olhos, recolhemos os braços e esquecemos de fazer a nossa parte.

5-     O grupo Eduardo Sá tem feito varias ações para incluir a população em fazer mais acessível? Cite algumas delas.

Tem uma situação ilustrativa disso. No meu aniversário eu trouxe o cantor Wando. A festa poderia ser restrito a meu grupo de amigos, mas isso seria de um egoísmo extremo e resolvi então coloca-lo no Aldeota Clube para um show a preço pulares. Wando veio e as pessoas viram ao vivo, e veja só o destino, Wando faleceu recentemente, então, aquele show foi histórico, memorável e único. E nesse contexto trouxemos o Zezo, o cover do Patati Patatá que se apresentou de graça na praça do Povo. Eu os contratei logo em seguida a um show que fizeram pago na cidade e os pus de graça na Praça do Povo, para quem não pode pagar, para aquele pai que não teve como levar seus filhos, então eu acho essa coisa da inclusão cultural é interessante porque nesse momento você propicia a quem nunca pode ver um show para que ele veja seu ídolo a um preço popular; mas acima disso, é que mexe com o ego das pessoas, as torna mais felizes e agente também fica feliz com isso.

6-     Quais são as empresas que compõe o grupo Eduardo Sá?
Loja Exclusiva Ortobom, Sá Gás, Eduardo Sá Projetos Ambientais, tenho uma unidade de produção de carvão para siderúrgicas no Povoado Água Fria em Chapadinha, onde tenho hoje cerda de 40 colaboradores todos com carteira assinada e futuramente um posto de combustível. Além disso tenho hobby a produção de shows e eventos.

7-     Porque a empresa SÁ GÁS tem tido um alto nível de satisfações dos seus consumidores?
Bem, procuramos primar no atendimento, tem um diferencial porque veja, gás de cozinha todos precisam, é um produto que pra vender você precisa tem um diferencial, no nosso caso optamos pelo diferencial no atendimento e no preço que é o mais baixo da região.

8-     Na atual conjuntura, você se acha a ocupar algum cargo político?
Eu acredito que sim. Quando se é empresário você lida com várias situações que embora pareçam um pouco diferente da coisa pública mas na verdade não é. Tudo se baseia na gestão, na boa gestão, na responsabilidade, não visão de futuro, de crescimento. Então, baseado nisso eu digo que estou pronto sim, claro com a humildade de sempre querer aprender mais e sempre servir.

9-     Sabemos que o Grupo Eduardo Sá, sempre apoiou a cultura, cite alguns desses apoios e porquê de apoia-los.
Bem, vou citar aqui primeiro um caso local. Nos apoiamos e patrocinamos o lançamento do CD do Chapadinhense Tony Cajazeiras, Makário e Banda, Carlinhos Maranhão, Grupo Oásis, a cantora Márcia, O cantor Romildo Show, Anderson Fayon, Aviões do Arrocha, entre outros artistas locais e regionais. Também trouxe vários ícones da música nacional como o Wando que infelizmente faleceu recentemente e também Reginaldo Rossi, o Zezo, Saia Rodada, Magníficos. Limão com Mel, Casadões do Forro e tantos outros. Agora no carnaval estamos lançando um boco carnavalesco para ajudar na recuperação do carnaval de Chapadinha. E quando você me pergunta o porque eu respondo que isso deve ser uma condição natural do empresário, daquele que pensa em seu povo e que imagina seu cliente não apenas coo mero consumidor de seus produtos, mas gente de carne e osso que precisa de muitas coisas para se considerar de fato vivo e vivente. (risos)

10-  Em um futuro muito próximo será construído um grande empreendimento do Grupo Eduard Sá na MA 230, fale sobre este empreendimento e de que forma ele agregará valores ao comércio de Chapadinha.
Será o maior posto do Baixo Parnaíba e trará uma grande novidade que é uma loja de conveniência, a primeira de nossa região e será nos moldes das lojas dos postos de São Luís. Apesar do posto estar em uma BR com certeza será um novo ponto de encontro para o povo de Chapadinha.

11-  Sabemos que sua ascensão como empresário foi rápida, conte para nós com tudo começou e qual é a formulado sucesso.

Comecei com a ENGEFA que atuava no ramo de assessoria e elaboração de projetos agrícolas e ambientais, nesse período acordava sempre as 4 da manhã, contrariando a fama preconceituosa que os sulistas (meus maiores clientes) de que o maranhense não gosta de acordar cedo, eles marcava, as 5 da manhã e as 4 eu já estava na porta esperando. Por isso que não acredito que exista uma fórmula exata para o sucesso, só se chega lá com muito trabalho, dedicação e acreditando sempre, pois sem força de vontade, determinação e obstinação não se chega a lugar algum.
 Temos que acreditar no nosso trabalho, sempre se qualificando e se aperfeiçoando tecnicamente, sempre respeitando o próximo, seja ele concorrente ou cliente, sempre tratando todos iguais, não existe ninguém melhor do que ninguém. Dessa terra só levamos as boas ações, as coisas que fizemos de bom para o próximo.

12-  Qual a importância de receber o troféu Qualidade como empresário destaque do ano?
Na verdade a gente acaba ficando sem palavras porque é uma enorme honraria e também uma grande responsabilidade porque quer queria quer não, quando você recebe um prêmio como esse acaba, mesmo sem querer, se tornando uma referência aos outros, mas, apesar da responsabilidade é muito gratificante e só tenho a agradecer muito pela escola. Obrigado à Deus e ao povo de Chapadinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página