quarta-feira, 20 de junho de 2012

História das convenções políticas

                                
                                                                   Foto Inlustrativa


Apesar da relutância dos primeiros líderes dos Estados Unidos em aceitar partidos políticos, dois deles surgiram após poucas décadas da fundação do país. Esses partidos iniciais foram precariamente definidos e é difícil apontar exatamente quando eles surgiram. No final da década de 1790, porém, os partidos foram se tornando mais organizados e assumindo um papel maior na política americana.

De 1796 a 1824, os candidatos para as eleições presidenciais foram escolhidos por caucuses congressistas, isto é, os membros do Congresso de um determinado partido se reuniam e decidiam quem nomear para a eleição presidencial. O sistema de colégio eleitoral foi então usado para escolher o presidente entre os candidatos.

O sistema caucus começou a enfraquecer porque o povo americano percebeu que ele retirava muito poder de suas mãos. Em 1816 e 1820, eles mostraram ter razão. O Partido Federalista (em inglês) se desfez, deixando apenas um partido político: o Partido Republicano-Democrata (este partido não tem relação alguma com os democratas e republicanos de hoje). Como resultado, quem quer que fosse nomeado pelo caucus do Partido Democrata-Republicano tinha a garantia de ganhar a presidência. James Monroe ganhou, em 1816, e também não enfrentou oposição em 1820. A nação americana protestou contra o sistema caucus.

Esse período de regra de partido único não somente levou às convenções políticas, mas também criou o sentimento de que um sistema de dois partidos era crucial para a política americana. Durante o período de transição, após a morte dos caucuses, mas antes da instituição das convenções, legislaturas estaduais nomeavam os candidatos presidenciais.

Ironicamente, a primeira convenção política foi realizada por um terceiro partido, o Partido Antimaçônico, em 1831. Logo depois, os Republicanos Nacionais e os Democratas também começaram a realizar convenções. Nesses primórdios, as convenções freqüentemente eram realizadas até um ano antes da eleição porque o transporte era muito difícil. Por essa mesma razão, elas geralmente eram realizadas em cidades localizadas no centro do país. Baltimore realizou a maioria das primeiras convenções, enquanto Chicago se tornou a anfitriã mais popular depois da Guerra Civil.

Hoje, as primárias presidenciais tornaram as convenções desnecessárias para propósitos práticos. Eles existem basicamente como uma ferramenta de marketing e uma "torcida organizada" política, na qual o partido apresenta um show bem coreografado.



Por:J.R
do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página