terça-feira, 29 de julho de 2014

Bombardeio israelense atinge usina e deixa Gaza sem energia

Planta operava com 20% de sua capacidade após ser atingida na semana passada; nas últimas 24 horas, 110 palestinos morreram

GAZA — O conflito entre Israel e Faixa de Gaza chega ao seu 22º dia nesta terça-feira em um dos momentos mais mortíferos, com registros de 110 palestinos mortos somente nas últimas 24 horas, segundo autoridades palestinas. A única usina de eletricidade em Gaza está em chamas após ser atingida por fogo israelense, deixando a região sem energia, informaram jornais locais. A central, segundo a agência Reuters, já havia sido atingida na semana passada e estava operando com 20% de sua capacidade. Desde o início da ofensiva israelense, 1.113 palestinos foram mortos — 70% civis — e 6.500 ficaram feridos. Do lado de Israel, o número de mortos subiu para 56, sendo 53 soldados e três civis.

O porta-voz da empresa de distribuição de energia elétrica em Gaza, Jamal Dardasawi, assegurou que dois projéteis de tanques israelenses caíram em um dos três tanques de combustível da usina, o que causou um incêndio e interrompeu o funcionamento da planta. A explosão prejudica o fornecimento de energia para os 1,8 milhão de habitantes de Gaza.

Nas primeiras horas desta terça-feira, ataques de Israel contra um prédio de três andares em Rafah e contra o campo de refugiados de Bureij mataram 26 palestinos, incluindo nove mulheres e quatro crianças, após um dia particularmente sangrento no conflito com o grupo militante islâmico Hamas.

A aviação israelense também bombardeou na manhã desta terça-feira a casa de Ismail Haniyeh, líder do Hamas na Faixa de Gaza, situada no campo de refugiados de Shatti, no noroeste do território palestino. O ataque causou danos na infraestrutura, mas não deixou vítimas, segundo o Ministério do Interior de Gaza.

— O inimigo israelense bombardeou nossa casa em dois ataques — relatou Abed Salam Haniyeh, filho do dirigente do Hamas.

Também nesta terça-feira, o Exército de Israel admitiu a morte de cinco soldados em combates com um comando palestino que tentava se infiltrar em Israel por um dos vários túneis que cortam a região, na fronteira com a Faixa de Gaza.

“Os soldados de infantaria Daniel Kedmi, 18 anos, Barkey Ishai Shor, 21, Sagi Erez, 19, e Dor Dery, 18, foram mortos nesta tentativa de ataque”, revelou o Exército em comunicado, acrescentando que um quinto militar também morreu na ação.

O Hamas afirmou que sua emissora de televisão Al-Aqsa TV também foi alvejada, mas que o canal continuava no ar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página