sábado, 5 de julho de 2014

General da ditadura argentina é condenado à prisão perpétua por morte de bispo

Processo que contou com a atenção particular do Papa Francisco foi o primeiro a condenar um militar pela morte de um alto sacerdote na Argentina


O ex-general Luciano Benjamin Menendez em julgamento em Córdoba, em 2010
Foto: Natacha Pisarenko / AP-22-7-2010

BUENOS AIRES — O ex-general Luciano Menéndez, principal acusado pelo assassinato do bispo Enrique Angelelli em 1976 — durante a ditadura argentina —, foi condenado nesta sexta-feira à prisão perpétua, e ordenou-se a revogação da prisão domiciliar que ele cumpre por outros crimes contra a Humanidade, informou o tribunal.
Esta foi a primeira condenação pela morte de um sacerdote de alta hierarquia na Argentina durante o regime militar (1976-1983), e de um caso que contou com a atenção particular do Papa Francisco.

O ex-militar, 87, que já recebeu sete penas de prisão perpétua, foi acusado de ordenar o assassinato de Angelelli, bispo da província de La Rioja, que a ditadura encobriu como se tivesse se tratado de um acidente de trânsito.

A Justiça de La Rioja também condenou à prisão perpétua outro ex-militar, Luis Estrella, que, como Menéndez, "foi considerado culpado pelo homicídio do prelado", disse o juiz José Quiroga Uriburu. O Tribunal Oral Federal de La Rioja revogou as prisões domiciliares de ambos os repressores e ordenou que eles fossem enviados para uma cadeia em Bower, no estado de Córdoba.

Após o anúncio das sentenças, foram ouvidos aplausos e gritos de "Viva Angelelli!" e "Angelelli está presente!". O advogado Guillermo Diaz Martínez, querelante pela Secretaria de Direitos Humanos da Província e da Nação, havia antecipado que esta sexta-feira seria "um dia histórico não apenas para os riojanos, mas também para toda a Argentina e América Latina".

Em 4 de agosto de 1976, o bispo morreu, aos 53 anos, na capotagem do carro em que retornava de uma homenagem aos padres Gabriel Longueville (francês) e Carlos Murias (argentino), sequestrados, torturados e fuzilados duas semanas antes, em La Rioja. Ele viajava acompanhado de seu colaborador, o padre Esteban Pinto, que sobreviveu e é querelante no julgamento.


O regime atribuiu a morte a uma suposta perda de controle do motorista, e encerrou o caso. Angelelli escreveu uma carta ao Vaticano, lida no julgamento graças à contribuição do Papa Francisco, que enviou documentos secretos do Vaticano para ajudar no processo. Em um deles, as vítimas diziam que estavam "permanentemente impedidos de 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página