terça-feira, 29 de julho de 2014

Musa da Festa de Barretos defende postura séria e intelectual da rainha

Romântica, Juliana Joi foi escolhida nova rainha pela organização da festa.
'Não é só aparência que conta, quero passar conteúdo', diz bela de 22 anos.
Juliana Cordeiro Joi é estudante de direito e foi escolhida rainha da 59ª Festa do Peão de Barretos (Foto: André Monteiro/Divulgação)



Tímida, romântica e centrada na carreira. Este é o perfil da jovem Juliana Cordeiro Joi, de 22 anos, que encara o desafio de reinar na 59ª Festa do Peão de Barretos (SP), evento que acontece entre os dias 21 e 31 de agosto. Nascida e criada em Barretos, a estudante de direito foi escolhida rainha do evento pela diretoria de Os Independentes, que este ano extinguiu o tradicional concurso que elegia as representantes da festa e optou pela indicação da musa por membros da organização do evento. Juliana substitui Camila Rocha, que reinou no ano de 2013.

Recatada, Juliana pretende mudar o conceito da imagem da rainha da festa, do figurino ao comportamento, e resgatar tradições caipiras. "Quero passar uma coisa mais séria, de mais conteúdo. Inclusive nas roupas. Vamos adotar um estilo diferente esse ano, algo mais voltado para o country, para mostrar o estilo da mulher que anda a cavalo. Pretendo levar muito bem a imagem da festa para todos os lugares", afirma.

A estudante, que se diz apaixonada por cavalos, já havia participado da abertura da Festa do Peão em duas ocasiões, mas confessa nunca ter se imaginado ocupando o posto de rainha do evento. "Andei a cavalo na abertura em 2008 e 2009. Mas nunca passou pela minha cabeça ser rainha da festa. Houve a indicação de um amigo ao pessoal da diretoria da festa, eles gostaram do meu perfil e fizeram o convite. Ser escolhida é uma honra, uma satisfação muito grande", diz.
Juliana Joi defende charme com elegância na festa de Barretos (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)
O gosto pela música sertaneja - estilo que domina a programação de shows durante a festa - também é diferente. "Gosto de todo tipo de música. Não tenho um estilo predileto. Para mim, a música precisa ser boa", afirma. Na opinião da estudante, o sertanejo raiz é mais rico que os hits das paradas de sucesso atuais. "Prefiro o sertanejo antigo, as letras mais românticas. Do sertanejo universitário eu só gosto do ritmo. As letras não me agradam", explica.

Avessa a baladas, Juliana afirma que gosta mais de frequentar os restaurantes e bares da cidade aos finais de semana. Tudo sempre na companhia do namorado, que segundo ela não ficou enciumado em "dividir" a amada com o público da festa. "Meu namorado não tem problema quanto a isso [ciúmes]. Nós inclusive nos conhecemos na Festa do Peão quando participamos juntos da abertura. Ele é uma pessoa muito centrada. E vê isso como uma boa oportunidade para mim. Estamos vendo isso tudo como uma coisa muito boa", conta.

Apesar do compromisso com o evento, que segue até agosto do ano que vem, a estudante de Direito não esconde que seu objetivo é dedicar-se à advocacia. "Estou no último ano de faculdade. Prestei a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),passei nas duas primeiras fases. Então, desde o começo do ano eu venho estudando muito. Além disso eu também faço estágio no Fórum. Quero investir na carreira", diz.

Nova imagem
Juliana Cordeiro Joi quer mudar conceito da imagem da rainha da Festa do Peão de Barretos (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Para Juliana, o principal desafio durante o reinado será mudar o conceito do perfil da rainha da festa. "A ideia é fazer da rainha uma figura que tenha uma relação social com o público e com a festa em si. Passar uma imagem mais intelectualizada da rainha. Não é só a aparência física que conta. É algo mais formal, mesmo", afirma.

Empenhada em estar o mais próximo possível com todos os detalhes da festa, a rainha prometeu até andar a cavalo na arena durante o evento. "Vou procurar, de todas as formas, me relacionar com todo o conteúdo da festa, com toda a história da festa, de uma forma que acho que antes não existia, durante e depois do evento. Acho que faltava um pouco disso. A maioria das meninas não tinha disponibilidade para estar em todos os eventos. Era só ali na festa", diz.

Juliana não teme as críticas em relação à extinção do concurso para o reinado da festa. "Essa mudança foi boa. É uma tentativa de buscar algo melhor para a festa, que às vezes não poderia ser encontrado nos concursos. Inovar é preciso. Como barretense, é uma honra poder fazer parte disso. Era dever aceitar esse convite", conclui.
 Juliana quer passar imagem intelectualizada da Festa do Peão (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página