sábado, 12 de julho de 2014

Israel bombardeia mesquita em Gaza e número de mortos chega a 120


Exército israelense afirma que local seria fachada para esconderijo de armas do Hamas

Palestinos caminham nas ruínas da Mesquita bombardeada neste sábado Foto: Hatem Moussa / AP

GAZA - Um ataque aéreo israelense atingiu uma mesquita em Gaza na madrugada deste sábado matando mais duas pessoas e subindo o número total de palestinos mortos na ofensiva do exército israelense contra o Hamas para 120. Os feridos podem chegar a 920 e, de acordo com as autoridades de Gaz, dezenas das vítimas são civis, incluindo mulheres e crianças. Segundo o exército de Israel, a mesquita esconderia armas do grupo miliciano islâmico. A ofensiva israelense começou há cinco dias e, até agora, não houve mortes no território de Israel.

"O bombardeio das mesquitas em Gaza durante a noite mostra o quão bárbaro é este inimigo e o quão hostil é ao Islã", disse Husam Badran, porta-voz do Hama. "Este terrorismo nos dá o direito de ampliar nossa resposta para frear este invasor", adicionou, indicando que o conflito não deve arrefecer tão cedo.

O exército isralense divulgou uma foto da mesquita atacada, afirmando que ela escondia mísseis bem ao lado de um local religioso e onde moram civis. Segundo o exército, o Hamas utiliza esta estratégia de forma sistemática e abusa dos locais de culto para esconder armas, colocando em risco a vida de seus civis.

O Hamas vem tentando responder à ofensiva nos últimos dias e já dispararam cerca de 700 mísseis e morteiros em direção a Israel. Mas a "Cúpula de ferro", um sistema de defesa desenvolvido por Israel e financiado pelos EUA, interceptou mais de 130 deles, impedindo as mortes de israelenses.


O conflito desencadeou os enfrentamentos mais violentos desde novembro de 2012, quando houve uma ofensiva semelhante de oito dias para interromper o lançamento de foguetes a partir de Gaza. O surto de violência desta vez veio logo após o sequestro e assassinato de três adolescentes israelenses na Cisjordânia e a captura e o assassinato de um jovem palestino em uma aparente retaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página