sábado, 10 de maio de 2014

BAHAREH BISHEH | A VERDADEIRA HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA ENTERNECEDORA DA CRIANÇA A DORMIR AO COLO DA MÃE

O que é melhor do que o colo de uma mãe?

a (1)

Esta imagem deu a volta ao globo e comoveu as mães de todo o mundo pela história tocante que revelou.

Tudo começou com Hong Dong –lu, o internauta que alegou ter encontrado a imagem na net e difundido no Twitter chines. A foto veio a tornar-se viral, não só pela força da imagem, mas também pela pelo que viria a suscitar a legenda intrigante que lhe atribuiu:
 “ Tirada por Bahareh Bisheh , um artista iraniano, num orfanato no Iraque.”
A imagem é simples mas o significado é profundo e muitas lágrimas correram enquanto foto se espalhava rapidamente pelas redes sociais.
Cada um de nós, e por todo o mundo, na sua intuitiva e óbvia interpretação da imagem, leu uma criança que adormeceu na saudade de um abraço da sua mãe que já partiu, no seu colo. Colo este inexistente e virtual. Num chão duro e frio marcado a giz, com uns rabiscos. A contrastar com a ternura da criança associada à dor, perda e tristeza infínda.
Os comentários não paravam de aparecer e os posts multiplicavam-se em todo o mundo.
Como  “quem conta um conto…acrescenta um ponto”, os vários internautas que a partilharam foram legendando e opinando sobre a imagem intrigante que circulava a net a velocidade foguete – nada mais acrescentavam do que a sua própria interpretação.
Por fim, a legenda tornou-se mais ou menos estanque entre os blogueres e as redes sociais e dizia :

a (2)

“Imagem enternecedora captada por um artista iraquiano. Esta menina nunca viu a sua mãe, então desenhou-a com giz no chão, e adormeceu com ela.“
E acrescenta a seguir:
“Dê valor ao que tem, porque só conseguimos reconhecer o valor das coisas depois de nos serem tiradas. Nessa altura já é tarde demais”
E afinal qual a verdadeira história por detrás da imagem?
A imagem fotografada a 15 de julho de 2012, por Bahareh Bisheh uma fotografa Iraniana. O titulo da foto é: “I have a mother” /  “Eu tenho uma mãe”
A Up To Lisbon Kids, mostra-lhe outros trabalhos da artista.


Bahareh Bisheh comentou;

“Esta menina é minha prima e realmente adormeceu sobre o asfalto do lado de fora da minha casa. Ela deve ter brincado por algum tempo, deitou-se para descansar e adormeceu. Eu usei uma cadeira para me afastar, a fim de aproveitar esta hipótese e tirar as fotos. Não há orfanato envolvido nem história trágica  por trás disso. Aproveitei a oportunidade para ser criativo.

É um estilo de fotografia. Podem usar as minhas fotos nos seus blogs desde que identifique o meu nome como o seu fotografo.

Obrigado a todos pela consideração”
Independentemente da história ser ou não verdadeira, esta imagem faz-nos pensar na importância da Mãe para as crianças (e até para nós, adultos…) , e na quantidade de crianças no mundo que não têm o privilégio de crescer com uma.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página