quarta-feira, 14 de maio de 2014

Toffoli critica grande número de partidos ao tomar posse na presidência do TSE

Novo presidente do tribunal diz ser urgente definição de novas regras para acesso a recurso em BRASÍLIA


Toffoli toma posse na presidência do TSE e critica grande número de partidos
Foto: Givaldo Barbosa / O Globo

 - O novo presidente do TSE, Dias Toffoli, criticou a quantidade de partidos que existem hoje e o fácil acesso que eles têm aos direitos de tempo no rádio e na televisão, além do financiamento público, em seu discurso durante a cerimônia no cargo nesta terça-feira.

— Um desafio é a fragilidade partidária e o papel dos partidos como mediadores exclusivos de acesso ao poder. As intervenções dos períodos não democráticos, ao proibir os partidos, ao subjugá-los, levaram à ampla facilidade de criação dos partidos. O direito ao acesso de antena e ao financiamento público é o pêndulo. Ajustar o pêndulo parece tarefa urgente ao Congresso e ao Judiciário — afirmou.

Em seu discurso, o ministro citou desafios e objetivos para a sua gestão. Uma meta seria a emissão de certidões de nascimento pela Justiça Eleitoral como solução para o problema de múltiplos documentos de identificação emitidos a uma só pessoa. Um desafio para a Justiça Eleitoral será lidar com novas mídias e redes sociais.
— As novas mídias e as redes sociais ampliaram o espaço da praça pública. Faz-se necessário repensar as formas de participação popular — afirmou.

Ele também se mostrou preocupado em elaborar uma urna eletrônica mais barata e mais simples, sem comprometer a credibilidade do equipamento. E defendeu a reforma da legislação eleitoral.
Dilma, Aécio e Campos participam da cerimônia
Adversários nas urnas de outubro, os três principais candidatos a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), Eduardo Campos (PSB e Aécio Neves (PSDB), foram à posse no TSE. Aécio disse que Toffoli conhece a grandeza e a dimensão do cargo que vem a ocupar e alertou para a necessidade de o novo presidente do TSE estar atento aos abusos que podem ser praticados.

- Eu acho que toda vigilância é necessária e é bem-vinda, mas tenho confiança que o ministro Toffoli saberá conduzir com a dimensão pública que tem, de forma isenta e equilibrada, as próximas eleições.
Já Eduardo Campos brincou:

- Ele vai me entregar o diploma ( de presidente da República).
O cerimonial separou duas cadeiras no centro do plenário, para o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) e o ex-presidente Lula. O ex-presidente petista estava em Brasília, confirmou presença, mas não compareceu à solenidade.
O procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, ressaltou a importância do Ministério Público na investigação de fraudes eleitorais. No ano passado, Toffoli foi o relator de uma nova regra eleitoral que reduz os poderes de investigação da entidade no processo eleitoral. Essa regra deverá ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima semana.

— O Ministério Público brasileiro desempenha relevante papel no processo eleitoral e nós, seus integrantes, temos a nítida consciência da importância de nossas atribuições. Garantir aos candidatos paridade de armas é missão que se impõe, princípio ligado à atuação autônoma do Ministério Público e sua livre investigação — disse o procurador.

Janot também prometeu “todo rigor” na aplicação da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos com condenação por um tribunal judicial.
Para Toffoli, só configura campanha antecipada pedidos de voto
Em declaração à imprensa pouco depois de tomar posse no cargo, Toffoli afirmou que só configura campanha antecipada pedidos de voto, não o debate de ideias.
- A campanha antecipada para mim é aquela onde há explícito pedido de voto. Os debates, as discussões, são próprios da democracia. O que não pode nesse período antecipado é pedir voto e fazer campanha explícita, dizer: eu sou candidato, vote em mim - afirmou.

Segundo o ministro, punir o livre debate eleitoral como se fosse propaganda antecipada beneficiaria os detentores do poder.
- O país passou 20 anos na penumbra da época em que não havia eleições para a Presidência da República. Não há como se colocar o debate democrático no cercadinho de três meses. Isso só beneficia quem está no poder. Se só puder haver atuação de partidos e candidatos em três meses, só beneficia a reeleição. Quem está no poder tem visibilidade natural, os meios de comunicação divulgam os atos de governo. Os debates são próprios de uma nação democrática. Não se pode por um torniquete no debate político - alegou.

Sobre a polêmica resolução para as eleições deste ano, o ministro garantiu que não há cerceamento da atuação do Ministério Público:
- Não, não existe (cerceamento). É necessário que a investigação não seja de gaveta, escondida, que seja pública, sob a supervisão do Poder Judiciário. Não há limitação.
O ministro disse que dificilmente valerão para esse ano novas regras para financiamento de campanha. O STF está para decidir se proíbe ou não a doação de empresas para candidatos e partidos.

- Eu penso que, a essa altura, não. Porque a partir de 10 de junho, com as convenções, será permitida a abertura de contas de campanha. Para este ano, a decisão não prevalecerá - aposta.
Toffoli voltou a dizer que, apesar de ter advogado para o PT no passado, hoje não tem mais ligação com o partido e é isento para julgar causas eleitorais.
- Desde que fui indicado para ministro do STF em 2009 eu virei esta página. Hoje estou vinculado à Constituição e às leis do país - disse.os e tempo de rádio e TV Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página