sexta-feira, 9 de maio de 2014

Mais de 100 mil títulos cancelados em São Luís após fim de recadastramento


Muitos eleitores não fizeram o recadastramento no prazo estabelecido pelo TRE, deixando para última hora e causando tumulto na porta do órgão

Muitos eleitores não fizeram o recadastramento no prazo estabelecido pelo TRE, deixando para última hora e causando tumulto na porta do órgão (Karlos Gerômy/O Imp/D.A Press)

Estima-se que mais de 100 mil ludovicenses terão que arcar com as consequências de terem o título de eleitor cancelado.

Impedidos de votar nas eleições deste ano, concorrer a concursos ou provas para cargo público e obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais, são apenas algumas das tantas restrições daqueles que não compareceram ao recadastramento. O prazo para a regularização teve início no dia 7 de janeiro e terminou ontem em todo o país.

Milhares de eleitores deixaram para ultima hora a regularização do seu título. Sistema lento, filas extensas, impaciência e muito cansaço, foi o que marcou os últimos dias do processo. O TRE-MA estima que mais de 100 mil eleitores de São Luís estão com o título cancelado e a previsão para que o sistema reabra é para o mês de novembro deste ano.

Confusão no último dia
Quebra de portões, filas longas e confusões marcaram o último dia do recadastramento biométrico no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE- MA). Houve um grande tumulto na entrada, o empurra-empurra foi constante. Segundo testemunhas, alguns furaram fila e conseguiram pegar senhas sem ter esperado, e sem muitos funcionários para tirar dúvidas, era possível ver idosos e pessoas com crianças de colo na fila dos não-agendados, quando havia uma entrada preferencial para este público.

Segundo informações de pessoas da fila, que não quiseram se identificar, a revolta da população foi grande e muitos se reuniram e quebraram o portão do TRE. O horário de atendimento que era até às 16 horas se estendeu até às 22 horas da noite para tentar controlar a situação, mas mesmo assim muitos eleitores não foram atendidas.

A confusão tomou de conta não apenas na parte de fora do TRE, mas segundo informações teve quebra-quebra também na parte interna do tribunal.

Restrições de eleitores não cadastrados:


Votar durante as eleições;
Participar de Concursos Públicos
Tirar Passaporte;
Receber aposentadoria ou pensão pagas pelo governo;
Fazer matrícula em instituição de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
Tomar posse em cargo público;
Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;
Obter empréstimos nas caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos mantidos pelo governo, da administração na qual participe, e com essas entidades realizar contratos;
Poderá não receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou para estatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página