sexta-feira, 16 de maio de 2014

Riocentro: acusados responderão por atentado a bomba pela primeira vez


Justiça Federal aceita denúncia contra cinco militares e um ex-delegado
Juíza entende que os crimes, ocorridos há 33 anos, não prescreveram
Tópicos da matéria:

Bomba foi detonada dentro do Puma no Riocentro, na noite de 30 de abril de 1981 Foto: Anibal Philot / Arquivo O Globo

RIO - Numa decisão histórica, a Justiça Federal no Rio aceitou a denúncia contra os seis acusados pelo Ministério Público Federal pelo atentado a bomba no Riocentro, em 1981. Com isso, viram réus o coronel da reserva Wilson Luiz Chaves Machado, o ex-delegado Claudio Antonio Guerra, os generais reformados do Exército Nilton de Albuquerque Cerqueira e Newton Cruz, o general reformado Edson Sá Rocha e o major reformado Divany Carvalho Barros. Eles responderão pelos crimes de tentativa de homicídio doloso, associação em organização criminosa, transporte de explosivos, favorecimento pessoal e fraude processual.

É a primeira vez que uma denúncia criminal referente ao caso do Riocentro vira processo. Outras tentativas foram rechaçadas pela Justiça Militar e pelo Supremo Tribunal Federal. Essas instâncias entenderam que os crimes do Riocentro estariam “perdoados” pela Lei da Anistia, assinada em 1979 no Brasil.

O atentado, organizado por um grupo da linha-dura do regime militar, provocou a explosão de duas bombas no Riocentro em 30 de abril de 1981, durante um show em comemoração pelo 1º de maio. Uma das bombas explodiu dentro do Puma usado pelos dois militares que executavam o atentado - o então capitão Wilson Machado e o sargento Guilherme Pereira do Rosário, ambos agentes do Destacamento de Operações de Informações do 1º Exército. Rosário morreu no ataque.


Em 16 de fevereiro deste ano, O GLOBO antecipou os termos da denúncia, formulada pelos procuradores do Grupo de Justiça de Transição do Ministério Público Federal no Rio. Em 30 de março, reportagem do GLOBO mostrou também que o então presidente João Figueiredo foi avisado do ataque ao Riocentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página