quarta-feira, 7 de maio de 2014

Morar perto de aeroporto aumenta circunferência abdominal, diz estudo


Motivo seria o estresse provocado pelo barulho dos aviões.
Produção de hormônios do estresse aumenta quando ruído é elevado.

Avião passa por cima de casas antes de pousar no aeroporto de Heathrow, no oeste de Londres. O governo do primeiro-ministro David Cameron, descartou a possibilidade de construção de uma terceira pista no aeroporto de Heathrow antes da próxima eleição.  (Foto: Stefan Wermuth/Reuters)

Morar perto de um aeroporto aumenta a circunferência da cintura devido ao estresse provocado pelo barulho, revelou um estudo realizado na Suécia e divulgado nesta terça-feira (6).

A pesquisa estabeleceu a relação entre a saúde de 5 mil moradores da região de Estocolmo, acompanhados entre oito e dez anos, e o nível sonoro em seus domicílios.
Seis cientistas do Instituto Karolinska, especializados em medicina ambiental, medicina molecular e endocrinologia, concluíram que à medida que aumenta o barulho dos aviões no dia-a-dia das pessoas, mais riscos elas corriam de ganhar barriga.

"Trata-se de um aumento correspondente a 1,5 centímetro por cada aumento de 5 decibéis no nível sonoro", explicou a cientista que coordenou a pesquisa, Charlotta Eriksson, em um comunicado de sua universidade.

Este acúmulo de gordura se deveria ao aumento dos hormônios de estresse, principalmente o cortisol, produzido em maior quantidade quando o ruído ambiental é elevado.

"A obesidade abdominal é um fator de risco, tanto para as doenças cardiovasculares quanto para o diabetes, e como uma parte importante da população está exposta diariamente a níveis sonoros altos produzidos pelos meios de transporte, o ruído, portanto, poderia ter efeitos para a saúde mais sérios do que pensávamos", acrescentou Eriksson.

O estudo, o primeiro a tentar estabelecer esta correlação, foi publicado na edição desta semana do periódico americano "Environmental Health Perspectives".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página