sexta-feira, 9 de maio de 2014

Navio de carga encalha em Galápagos


Por enquanto, acidente não representa risco ao meio ambiente, diz parque.
Autoridades coordenam ação para impedir vazamento de diesel.

Navio de carga encalha a 1km de Galápagos nesta sexta (9) (Foto: AFP PHOTO / Galapagos National Park)

Um navio de carga com bandeira do Equador encalhou nesta sexta-feira (9) em águas das ilhas Galápagos, que integram o Patrimônio Natural da Humanidade, sem representar risco ao meio ambiente "por enquanto", informou o Parque Nacional Galápagos (PNG).

A embarcação "encalhou nesta madrugada na costa de (a ilha) San Cristóbal, na saída da Baía Naufrágio, sem que tenham sido apresentadas até o momento vítimas humanas, nem danos ambientais", destacou o PNG em um comunicado.

A instituição acrescentou que uma inspeção no casco do navio permitiu "confirmar que a parte que está sobre as rochas está distante das boias de armazenamento de combustível, razão pela qual por enquanto não representa um risco ambiental".

No entanto, as autoridades "coordenam ações para elaborar um plano de contingência diante da possibilidade de o casco sofrer uma fratura que cause a saída dos 16 mil galões (mais de 60 mil litros) de diesel que leva em suas boias".

O PNG destacou que a carga está sendo retirada para "deixar o navio mais leve e esperar que a maré alta possa contribuir para que a embarcação saia do encalhe".

O arquipélago, situado a 1.000 km da costa equatoriana, abriga flora e fauna únicas no mundo e serviu de laboratório natural para o cientista inglês Charles Darwin, autor da teoria sobre a evolução das espécies.


Seu nome provêm das gigantescas tartarugas Galápagos, que vivem na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página