sábado, 10 de maio de 2014

Coreia do Norte renova ameaça de teste nuclear









País havia intensificado as ameaças em março deste ano.
Última vez que conduziu um teste nuclear foi em fevereiro de 2013.
Líder norte-coreano Kim Jong Un participa de sessão de fotos com 267 soldados (Foto: Reuters/KCNA)

A Coreia do Norte renovou neste sábado (10) a ameaça de realizar um teste nuclear, em meio a preocupações de que o país, que conta com um estoque de mísseis, possa detonar um dispositivo atômico pela quarta vez como parte do esforço para ter um arsenal nuclear.

O Rodong Sinmun, jornal oficial da Coreia do Norte, disse que era justificado que o país usasse todos os meios disponíveis para conter os agressivos desafios dos Estados Unidos e da Coreia do Sul contra a sua soberania.

A Coreia do Norte deixa claro a sua posição de que tomaria medidas como "testes nucleares para proteger a sua soberania e dignidade", afirmou o jornal, em comentário transmitido pela agência de notícias KCNA.

A ameaça se dá dias depois de declarações do ministro da Defesa sul-coreano de que preparativos para um novo teste pareciam estar quase prontos. Contudo, um centro de análises norte-americano sugeriu na semana passada que o teste poderia não ser iminente.

A Coreia do Norte havia intensificado as ameaças em março, após o Conselho de Segurança das Nações Unidas condenar os norte-coreanos por dispararem mísseis contra o mar.

"Não descartaríamos uma nova forma de teste nuclear para aumentar a nossa capacidade de revide", disse em março.

A Coreia do Norte, que sofre sanções das Nações Unidas desde 2006, tem ignorado as pressões para abandonar o seu programa de mísseis e o seu programa nuclear. A última vez que o país conduziu um teste nuclear foi em fevereiro do ano passado.

No entanto, o consenso geral entre especialistas e autoridades é que os norte-coreanos ainda estão longe de aperfeiçoar tecnologia nuclear.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria!

Total de visualizações de página